61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIA NA AVALIAÇÃO DO USO DO SOLO NO ASSENTAMENTO MOJU I E II, MUNÍCIPIO DE PLACAS-PA
Daiane Alcântara Pontes 1
Sheila Mara da Costa Monte 1
Arlete Moraes 1
1. Universidade Federal Rural da Amazonia
INTRODUÇÃO:
A implantação de projetos de assentamentos rurais pressupõe sua aplicação a famílias de trabalhadores rurais em áreas adquiridas pelo Governo Federal, que tem a responsabilidade de fornecer, apoio financeiro e infra-estrutura, pontos fundamentais no programa de Reforma Agrária. Responsabilidade essa não vista em prática, pois a falta de assistência técnica faz com que as famílias passem por conflitos sociais agregados a ausência de estruturas para a moradia no campo, como também deficiência de geração de recursos financeiros. Por essa razão, nestes assentamentos muitos impactos ambientais são gerados, como a exploração predatória da região, devido à má utilização dos solos, que afetam tanto a cobertura vegetal como a rede hidrográfica, causando assoreamento dos igarapés. Nesse contexto, o Geoprocessamento surge como um conjunto de informações que utiliza técnicas que torna possível coletar informações sobre a área espacial, permitindo assim, realizar análises complexas, ao integrar dados de campo e ao criar o banco de dados geo-referenciados, gerando mapa de uso do solo. O objetivo deste trabalho foi mapear o uso do solo na comunidade São Mateus, de modo a identificar as áreas de vegetação, produção agrícola, áreas de preservação permanente, e as demais áreas antropizadas.
METODOLOGIA:
A comunidade possui 2.430,9641ha, e esta localizada no Projeto de Assentamento Mojú I e II, BR–163, Vicinal do Km 145, Município de Placas/PA. Para o processamento digital de imagem foi utilizado o software SPRING 4.3.3, realizando o processamento digital da imagem Landsat TM. Para o croqui foi utilizado o AutoCAD 2008, na base topográfica fornecida pelo INCRA e para descarregar os dados utilizou-se o software GPS TrackMaker Pro 3.4, além dos receptores de Sistema de Posicionamento Global-GPS para coleta de dados em campo. A seleção das áreas amostrais foi baseada nas informações contidas no cadastro dos lotes, sorteou-se 14 lotes para aquisição de pontos de controles e coleta de informações na pesquisa de campo. E através do mapeamento participativo com proprietários dos lotes, elaborou-se croqui por propriedade. O trabalho de laboratório consistiu em três etapas: primeira para renomeação das fotos; segunda etapa consistiu na digitalização do croqui dos lotes no AutoCAD 2008 e elaboração da legenda; e terceira etapa, a imagem foi inserida no SPRING, onde foi feito o registro utilizando-se os pontos de controle adquirido inserido as informações do AutoCAD 2008, possibilitando a classificação e a elaboração de legenda para se obter o mapa temático de uso do solo da área.
RESULTADOS:
Foram amostradas 14 propriedades das 46 existentes. A realização do estudo nessa comunidade trouxe como informações de existência de sete classes de usos: estradas, pastagem, capoeira, solo exposto, plantio (pimenta, mandioca, arroz e outros), benfeitorias e área de floresta. Observou-se durante a avaliação, áreas de preservação permanentes inalteradas, bem como as que sofreram alteração antrópica. A maioria dos proprietários planta mandioca (85,7%) e pimenta (50%), gerando renda a comunidade; enquanto que para a subsistência identificou–se milho, feijão e abacaxi. Na área de reserva legal, nove lotes possuem floresta não–explorada. Áreas como de pastagem, agricultura e capoeira apresentaram uso expressivo. Por meio do processamento digital de imagem, encontrou–se que aproximadamente de 50%, de cada lote (100ha) já explorados, a madeira foi extraída para utilização própria ou para comercialização local. Das propriedades visitadas, 20% possuem pastagem. Os 30% encontra-se com cultivos de subsistência e o excedente é comercializado em Santarém e Placas. Em apenas uma propriedade verificou-se a existência de plantio de mudas de ipê (Tabebuia sp.) para fins de reflorestamento. Durante o mapeamento participativo, diagnosticou-se que o uso do fogo é a alternativa mais empregada.
CONCLUSÃO:
A realização da pesquisa de campo possibilitou identificar as classes de usos de acordo com as ocupações do solo, a saber: coberturas vegetais, pastagem, capoeira, cultivo de pimenta e mandioca (produto farinha). Sendo estas duas últimas, fonte de renda econômica à comunidade São Mateus. Em relação à intervenção humana nas áreas de preservação permanente, é importante que se façam palestras, mostrando as conseqüências que podem ocorrer quando se remove a mata existente a margem de corpos d’água (nascentes, igarapés, rios e outros). É importante também, que áreas antropizadas, sejam recuperadas, uma vez que a retirada da vegetação reflete diretamente na quantidade e qualidade da água.
Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazonia
Palavras-chave: Geoprocessamento, exploração florestal, Assentamento Rural.