61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
VALE DO SÃO FRANCISCO COM A MÃO NA MASSA
Victor Nascimento de Souza Leão 1
Gabriela da Cruz Ferreira 1
Sirley Sá de Carvalho 1
Carlos Wagner Costa Araújo 1
Marcos Antonio Pinto Ribeiro 1
1. Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF
INTRODUÇÃO:
O Espaço Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco após instalar-se na região viabilizou o Projeto ABC na Educação Científica, Mão na Massa. O projeto tem como intuito de possibilitar uma metodologia e uma educação científica diferenciada, através da investigação de temas da natureza e tem como base fundamental o construtivismo. Com o intuito de fomentar o pensamento científico nos jovens já no primeiro ciclo, o Mão na Massa visa implantar tal método com ações de forma lúdica dirigindo-se às potencialidades e dificuldades dos estudantes encontradas em suas interações com os conteúdos escolares através do envolvimento ativo, respeitando o aprendiz e suas idéias.
METODOLOGIA:
O Projeto Mão na Massa através do pensamento construtivista e da corrente interacionista busca levar os professores e alunos da rede pública escolar na região do Vale do São Francisco a criar conceitos a cerca de temas científicos instigando-os (em cima de uma problemática levantada) a analisar, levantar hipóteses, aplicar a melhor solução encontrada e observar o resultado. Dessa forma, trabalha-se a capacidade de raciocínio dos envolvidos. Os kits são montados com materiais de fácil acesso e sobre eles, são levantados questionamentos remetendo os envolvidos a conceitos de física, química, matemática além de desenvolver a habilidade da escrita sendo sempre feita uma relação com temas sociais. O projeto é trabalhado com os professores durante um curso de formação continuada de 30 horas, que são realizados no ECC-UNIVASF, e posteriormente monitores acompanham o projeto nas escolas envolvidas.
RESULTADOS:
Em 2008 o projeto foi implementado em 11 escolas da cidade de Juazeiro, atendeu 103 professores da rede de ensino municipal e estadual da educação básica envolvendo 2964 alunos. O projeto foi aplicado no período de 01/07/2008 a 31/12/2008 e no decorrer deste período pode-se perceber uma melhora tanto do ponto de vista psicológico, cognitivo, afetivo, como sócio-cultural. Assim, o aluno passa a ver o professor como mediador do conhecimento. No decorrer da implementação foram identificados diversos problemas como a rotatividade de professores nas escolas, a aceitação de apenas alguns do corpo docente, disponibilidade de horário para a aplicação do curso de formação, bem como a freqüência dos professores no curso e, devido a transição do poder executivo o projeto começou suas atividades tardiamente.
CONCLUSÃO:
O Projeto Mão na Massa como ferramenta utilizada para levar a uma mudança de metodologia de ensino foi de grande valia. Introduzindo o espírito da investigação e pensamento científico tendo como pilar a construção do conhecimento. No projeto foi possível observar o entendimento da ciência enquanto criação humana passando o aluno a deixar de ter uma posição estática para adquirir uma maior pró – atividade, sendo agora o criador das próprias idéias. Ter o construtivismo fundado por Piaget como pilar para o desenvolvimento dessas atividades, possibilitou um rompimento com a pedagogia tradicional e permitiu novas metodologias de trabalho, colocando o aluno como ator no processo de aprendizagem. Adotar essa metodologia tem conferido em uma aprendizagem mais significativa e construtiva tanto para aluno quanto para professores. Adotar o método mão na massa possibilitou às escolas ter uma nova possibilidade de forma de trabalho, possibilitando a ela se tornar um ambiente aberto à construção mútua ao se definir como um ambiente não de um ensino verticalizado, mas um ambiente aberto ao diálogo.
Instituição de Fomento: Fapesb
Palavras-chave: Mão na Massa, Pensamemto construtivista, Educação científica.