61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
COMPOSIÇÃO E ABUNDÂNCIA RELATIVA DE DIATOMÁCEAS (BACILLARIOPHYTA) EM AMBIENTE PLANCTÔNICO E EM BANCOS DE Utricularia foliosa NO LAGO TUPÉ (AMAZONAS-BRASIL)
Walter Oliva Pinto Filho Segundo 1
Andreia Cavalcante Pereira 1
Sérgio Melo 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia
INTRODUÇÃO:

A região amazônica caracteriza-se pela grande variedade e quantidade de ambientes aquáticos, que abriga elevada diversidade de microalgas, em especial de desmídias (Desmidiaceae/Clorophyta) e diatomáceas (= Bacillariophyta), que são organismos importantes em ambientes oligotóficos com águas ácidas e baixa concentração de íons. As diatomáceas constituem um grupo de organismos basicamente unicelulares, embora algumas espécies possam formar colônias. Caracterizam-se pela presença de uma frústula silicosa formada por duas valvas unidas por bandas conectivas e são agrupadas em três grandes classes: Coscinodiscophyceae, cujas espécies apresentam simetria radial e são predominantemente planctônicas; e as classes Fragilariophyceae e Bacillariophyceae, que apresentam simetria bilateral, com ausência e presença de rafe, respectivamente, sendo encontradas aderidas a substratos e na coluna d’água. Considerando a importância das algas nos ambientes aquáticos, e o escasso número de trabalhos sobre estes organismos no Estado do Amazonas, o presente plano de trabalho é justificado por avançar estudos sobre as diatomáceas em dois habitats diferentes em um lago de águas pretas. O que constituirá em importante informação sobre a composição e riqueza de espécies de diatomáceas. O objetivo deste trabalho foi conhecer a riqueza, composição e abundância relativa das espécies de diatomáceas em dois diferentes habitats em um lago de inundação de águas pretas no Estado do Amazonas.

METODOLOGIA:
 Para o estudo foram analisadas amostras de diatomáceas coletadas no período de águas altas em três estações na coluna d’água e em três bancos de macrófitas aquáticas submersas (Utricularia foliosa) no lago Tupé, um ambiente localizado na margem esquerda do rio negro a cerca de 30Km da cidade de Manaus. As amostras foram fixadas em solução de Transeau e mantidas no laboratório. A identificação das espécies de diatomáceas foi baseada na análise morfológica e morfométrica das frústulas, para tanto, parte das amostras foi oxidada e montada entre lâmina e lamínula utilizando resina Naphrax.
RESULTADOS:
Como resultado, foram registrados 11 gêneros distribuídos em 27 espécies diferentes nas amostras planctônicas e 9 gêneros distribuídos em 23 espécies nas amostras dos bancos de Utricularia foliosa. Dos gêneros registrados, nove foram comuns aos dois ambientes amostrados (Actinella, Asterionella, Aulacoseira, Encyonema, Eunotia, Fragilaria, Frustulia, Gomphonema, Navícula, Surirella, Tabellaria) e dois (Navícula e Encyonema) foram exclusivos da coluna d`água. O maior número de espécies é pertencente à família Eunotiaceae, representada pelos gêneros Actinella e Eunotia, fato que pode estar associado a maior afinidade desta família por ambientes com baixos valores de pH e condutividade elétrica, condições estas constatadas no ambiente estudado. Em termo de abundância relativa os gêneros que mais contribuíram foram Aulacoseira, Eunotia e Gomphonema que apresentaram o maior número de indivíduos em todas as lâminas analisadas, representando, no conjunto, mais de 10% da abundância total.
CONCLUSÃO:
 Em síntese, não foi registrado grande diferença entre a riqueza de espécies e entre as espécies dominantes nos dois habitats estudados.
Instituição de Fomento: FAPEAM e CNPq
Palavras-chave: diatomáceas, pulso de inundação, águas pretas.