61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 1. Aqüicultura
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE PROTEÍNAS NA RAÇÃO SOBRE OS PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS DE MATRINXÃ (Brycon amazonicus)
Iracimar Batista do Carmo 1
César Augusto Oish 1
Glauber Cruz de Menezes 1
Elenice Martins Brasil 1
Elizabeth Gusmão Affonso 1
Luís Antonio Kioshi Aoki Inoue 2
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
2. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
INTRODUÇÃO:
O matrinxã, Brycon amazonicus, é uma espécie nativa da ictiofauna amazônica que apresenta importância significativa para a economia da região, ocupando o quinto lugar dentre as espécies mais comercializadas e a segunda mais cultivada. Possue hábito alimentar onívoro, consome basicamente frutos, insetos e outros invertebrados; os jovens têm preferência por peixes e artrópodes, enquanto os adultos preferem frutos e sementes. Esta espécie realiza migrações tróficas, sobe os rios na época da enchente para se alimentar nas florestas alagadas, e fazem também migrações reprodutivas no início da enchente, quando descem os afluentes para desovar nos rios de água branca. O matrinxã é bem adaptado em cativeiro, tendo um rápido crescimento, aceita bem ração artificial e subprodutos agro-industriais. Apesar dos estudos sobre sua nutrição, ainda existem divergências nas informações sobre os níveis de proteína bruta para os juvenis dessa espécie. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar diferentes concentrações de proteína na dieta de juvenis de matrinxã criados em tanques-redes, tendo como indicadores o desempenho e os parâmetros sanguíneos dos peixes.
METODOLOGIA:

Neste estudo foram utilizados 320 exemplares de juvenis de matrinxã, os quais foram distribuídos em 16 tanques-rede na CPAQ. Em cada tanque-rede foram mantidos 20 juvenis de matrinxãs com 9,6 ± 0,316 cm e 29,0 ± 2,73 g alimentados com diferentes concentrações de proteína na ração (22,6; 27,0; 31,5 e 35,9% de proteína bruta -PB). Os animais foram alimentados duas vezes ao dia (9:00 e 17:00 h), durante 210 dias. Foram analisados os parâmetros físicos e químicos da água: oxigênio dissolvido (OD), temperatura (T), condutividade elétrica, amônia total e nitrito total. Foram realizados parâmetros biométricos de comprimento e biomassa dos peixes no total de oito biometrias, (0, 30, 60, 90, 120, 150, 180 e 210 dias). No final dos experimentos, foram coletadas amostras de sangue de seis indivíduos de cada tratamento para análise dos parâmetros hematológicos: hematócrito (Ht), hemoglobina (Hb), números de eritrócitos (RBC), trombócito, leucócitos, amônia plasmática, uréia plasmática, volume corpuscular médio (VCM), concentração corpuscular médio (CHCM), hemoglobina corpuscular média (HCM), glicose (Glic.) e proteína total (PT). As variáveis de qualidade de água, ganho de peso e parâmetros sanguíneos foram analisados por uma ANOVA de fator único ao nível de 5% (p<0,05) de significância.

RESULTADOS:

As análises de água do presente trabalho não apresentaram diferenças significativas (p>0,05) entre os diferentes tratamentos, permanecendo dentro das condições ideais para o cultivo de organismos aquáticos. Nos parâmetros biométricos de comprimento e biomassa, os peixes alimentados com rações contendo (27, 31,5 e 35,9% PB) apresentam maior ganho de peso comparado àqueles alimentados com 22,6% PB. Os resultados das análises dos parâmetros hematológicos não apresentaram diferença significativa (p>0,05), com exceção das proteínas totais plasmáticas, cujos valores foram significativamente maiores (p>0,05) nos dois últimos tratamentos, 31,5 e 35,9%, comparados aos tratamentos com 27 e 22,6% de PB (controle).

CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos sugerem que as dietas com a concentração acima de 27% de PB resultaram no melhor desempenho zootécnico para o matrinxã mantido em tanques-redes durante 210 dias de produção. Apesar disso, os parâmetros sanguíneos não foram influenciados pelas diferentes dietas, embora as PT tenham aumentado nos indivíduos alimentados com dietas abaixo de 27% de PB.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Piscicultura, Matrinxã, Proteína.