61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação
RECUPERAÇÃO DO ACERVO DE CULTURAS DE FUNGOS DO GÊNERO Trichoderma E Penicillium DEPOSITADOS NO LABORATÓRIO DE PATOLOGIA DE MADEIRA
Kelly Magalhães Gonçalves 1
Rogério Eiji Hanada 2
1. Ciências Biológicas, Universidade Federal do Amazonas/UFAM
2. COORDENAÇÃO DE PESQUISAS EM PRODUTOS FLORESTAIS/INPA
INTRODUÇÃO:
Desde a implantação da Coordenação em Pesquisas de Produtos Florestais (CPPF), há 28 anos, o Laboratório de Patologia de Madeira, CPPF/INPA, vem mantendo uma coleção de fungos xilófagos, que conta atualmente com mais de 1200 culturas em sua micoteca. O acervo é composto, por vários gêneros, sendo que Trichoderma e Penicillium possuem um maior número de isolados. A manutenção destes microrganismos é de fundamental importância para estudos retrospectivos e prospectivos, que enfoquem sua biologia, etiologia, caracterização bioquímica, testes de durabilidade natural da madeira, aplicabilidade biotecnológica e engenharia genética, nas atividades escolares e intercâmbio com instituições nacionais e internacionais. Além disso, menos de 50% dos isolados são conhecidos à espécie. Entretanto, para uma satisfatória manutenção fenotípica e genotípica, por um tempo maior, é preciso fazer a escolha adequada do método de preservação, além do monitoramento constante da viabilidade e contaminação das culturas. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi recuperar os isolados de fungos do gênero Trichoderma e Penicillium depositados na micoteca do Laboratório de Patologia de Madeira.
METODOLOGIA:
De inicio foi feito um levantamento de Penicillium e Trichoderma depositados na coleção do Laboratório de Patologia da Madeira e o método pelo qual encontravam preservados. Posteriormente, os isolados foram preservados em refrigerador a 5 0C com repicagens periódicas, óleo mineral e sílica gel. Para preservação pelo método de repicagens periódicas e óleo mineral, os isolados foram cultivados em quatro tubos de ensaio contendo meio de malte ágar 3%, sendo que dois tubos foram mantidos em refrigerador e os outros foram adicionados óleo mineral esterilizado até um cm acima do limite do meio de cultura e mantidos em temperatura ambiente. Para sílica gel, foram preparadas suspensões de esporos com leite desnatado a 10%, esterilizado, e pedaços de papel filtro foram imersos na suspensão, a partir das culturas cultivadas em meio de malte-ágar 3%. Em seguida, os papeis foram transferidos para frascos preenchidos até ¾ da sua capacidade com sílica gel e mantidos em refrigerador a 5 0C.
RESULTADOS:
Durante o levantamento foram constatados no livro de registro 124 isolados de Penicillium e 156 isolados de Trichoderma. Destes totais, apenas 95 isolados de Penicillium e 126 de Trichoderma se mantém viáveis. Todos os isolados estavam sendo mantidos em refrigerador com repicagens periódicas. Dentro deste método Penicillium foi o mais sensível com perda de 23,38% dos isolados e Trichoderma com 19,23%, ao longo dos anos da existência da coleção. Atualmente, os isolados de ambos gêneros estão preservados nos três métodos: repicagens periódicas, óleo mineral e sílica gel. Além da viabilidade, também, comprovou os caracteres morfológicos dos fungos. Dos isolados de Trichoderma, 43,36% já estão identificados e representam onze espécies: T. aureoviride Rifai; T. hamatum (Bon.) Bain.; T. harzianum Rifai; T. inhamatum Veerkamp & W. Gans; T. koningii Oud.; T. longibrachiatum Rifai; T. piluliferum Webster & Rifai; T. pseudokoningii Rifai; T. strigosum Bisset; T. virens (Miller et al.) Arx. e T. viride Pers. ex S.F. Gray. Enquanto que, Penicillium apenas 19% dos isolados estão identificados e representando sete espécies: P. citrinum Thom; P. chrysogenum Thom; P. fellutanum Biourge; P. glabrum (Wehmer) Westling; P. griseofulvum Dierckx; P. implicatum Biourge e P. minioluteum Dierckx.
CONCLUSÃO:
Todos os três métodos de preservação adotados neste trabalho são citados nas literaturas ora preservando Penicillium e/ou ora Trichoderma. Além disso, são métodos simples, prático e de baixo custo. Desta forma, espera-se preservar as culturas, conservando os caracteres morfofisiológicos e mantendo a viabilidade por longo período de tempo e conseqüentemente reduzir as perdas.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: fungos xilófagos, viabilidade, preservação.