61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
EDUCAÇÃO ONLINE: CONSTRUINDO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INSPIRADO NA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DE VYGOTSKY.
Victor Matheus Brasil Barbosa 1
Maria Aparecida Pereira Viana 1
1. FECOM - CESMAC - FEJAL
INTRODUÇÃO:

O desenvolvimento do projeto Educação On-line: construindo um ambiente de aprendizagem inspirado na concepção sociointeracionista de Vygotsky, buscou apresentar na prática uma proposta do trabalho interdisciplinar entre professores e alunos, fundamentado numa concepção de educação que contemple a complexidade na relação entre ensino e aprendizagem servindo a uma sociedade em processo de desenvolvimento tecnológico, e principalmente no despertar das diferentes possibilidades de interfaces em diferentes meios comunicacionais, num clima de confiabilidade, interatividade nos ambientes colaborativos de construção. Tendo como objetivo geral analisar as diferentes possibilidades de aplicabilidade e construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

METODOLOGIA:

A realização deste estudo foi dividida em três etapas: a) realização de estudos sobre ambientes virtuais de aprendizagem, interatividade, aprendizagem cooperativa e colaborativa, mediação e metodologias inovadoras utilizando as tecnologias; b) realização de estudos sobre a teoria de Piaget e Vygotsky, através de fichamentos, registros, vídeos e relatos de experiências na concepção interacionistas desses teóricos; c) realização de estudos sobre Inteligência coletiva defendida por Pierre Levy (1999). E na criação de um ambiente on-line foi utilizado um design gráfico, onde foram disponibilizados blogs, webfólios, portfólios, hipertextos, mapas conceituais, casos, problemas, designs instrucionais e computacionais.

RESULTADOS:

O projeto gerou um estudo analítico sobre a educação online na visão sociointeracionista de Vygotsky, o qual criou sua teoria tendo por base o desenvolvimento do individuo como resultado de um processo sócio-historico, enfatizando a aquisição de conhecimentos a partir da interação do sujeito com o meio. Este projeto auxiliou na criação de um ambiente virtual, Portal Educar Sempre, com fim de expor e por em prática as idéias nele contidas, além de incentivar e formar professores com especialidades em estudos online através de cursos e oficinas, como o curso de formação de gestores e tutorias online, que foi destinado a pessoas que tinham interesse em participar das discussões sobre o papel do tutor nos curso na modalidade on-line.

CONCLUSÃO:

Depois de analisar os cursos ocorridos ao longo do projeto, pode-se dizer que a educação online vem agora romper com os padrões da educação, pois aquele que estuda tem hoje uma gama enorme de opções e, ao mesmo tempo, uma série de decisões a tomar. Tendo o aluno agora uma função fundamental, desenvolver habilidades para construir a sua própria aprendizagem e o tutor, que antes de tudo é um educador, é o mediador que facilita o encontro do estudante com o  seu objeto de estudo, desenvolvendo capacidades de comunicação e interação.

Instituição de Fomento: FEJAL - CESMAC
Palavras-chave: Educação online, aprendizagem, sociointeracionista.