61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA COORDENADORIA DISTRITAL 03 EM MANAUS-AM |
Dinara Souza Lima 1 Nicifran Santos Monteiro 1 Víviam Santin Tremea 2 |
1. Secretaria de Estado de Educação do Amazonas/SEDUC 2. Faculdade La Salle Manaus/UNILASALLE |
INTRODUÇÃO: |
O professor, no exercício de suas funções e na prática de sua profissão, desenvolve saberes docentes específicos, provindos da formação acadêmica e profissional. Estudos centrados na competência do professor revelam um conjunto de dimensões que retratam o perfil do profissional e conseqüentemente, as suas competências. Exige-se hoje um profissional qualificado, que possua conhecimentos abrangentes da área e do contexto no qual atua, de modo que não se oponha as novas metodologias, levando em consideração os saberes e potencialidades de seus alunos. Nascimento (2002) e Tardif (2002) declaram a presença de um repertório de conhecimentos próprios para o ensino, estabelecendo a importância destes para os professores exercerem seu ofício com muito mais competência. Neste sentido, a competência profissional |
METODOLOGIA: |
O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, pois segundo Gil (1991), procura descrever as características de determinada população, com o objetivo de levantar opiniões, atitudes e crenças. Fizeram parte do estudo 40 professores de Educação Física da Rede Estadual de Manaus-AM, pertencentes a Coordenadoria Distrital 03. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário proposto por Nascimento (1999), que refere-se a Escala de Auto-percepção de competência profissional |
RESULTADOS: |
Através das informações emitidas pelos professores chegou-se aos seguintes resultados. Na dimensão conhecimento profissional, que inclui os conhecimentos disciplinar, pedagógico e contextual, dos 40 professores, 13(32,5%) afirmaram ter domínio quase total, 13(32,5%) domínio suficiente, 9(22,5%) domínio total dos conhecimentos e demais (12,5%) domínio insuficiente. Na dimensão habilidade profissional, que inclui planejamento, organização, gestão, comunicação, avaliação, incentivação e auto-reflexão, pode-se verificar que 14 professores (35%) demonstraram ter domínio quase total, 13(32,5%) domínio suficiente, 10(25%) domínio total e demais (7,5%) insuficiente ou muito insuficiente. Evidencia-se que o bom desempenho das funções do professor é construído a partir de sua formação acadêmica e ao longo da carreira profissional. Com relação às questões que se agrupam nas duas dimensões, que envolvem feedback aos alunos, adaptação de programas de Educação Física, atendimento as demandas do contexto e sujeitos e, conhecimentos metodológicos dos desportos, 15(37,5%) professores indicaram ter domínio quase total, 14(35%) domínio suficiente, 10(25%) domínio quase total e apenas 1(2,5%) domínio insuficiente. Neste sentido, cabe-se destacar que é necessário um professor que domine ambas as dimensões, qualificados e comprometidos com o processo de aprendizagem de seus alunos, orientados pelo princípio metodológico de ação-reflexão-ação, envolvendo mudanças de atitudes e desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a sua atuação profissional. |
CONCLUSÃO: |
Ao final deste estudo pode-se concluir, a partir das respostas emitidas, que nas três dimensões consideradas (dimensão conhecimento profissional, dimensão habilidade profissional e a dimensão conhecimento e habilidade profissional) a maioria dos professores possui domínio de seus conhecimentos, habilidades e atitudes para a atuação profissional |
Palavras-chave: Educação Física, Competência Profissional, Formação continuada. |