61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA COORDENADORIA DISTRITAL 03 EM MANAUS-AM 
Dinara Souza Lima 1
Nicifran Santos Monteiro 1
Víviam Santin Tremea 2
1. Secretaria de Estado de Educação do Amazonas/SEDUC
2. Faculdade La Salle Manaus/UNILASALLE
INTRODUÇÃO:

O professor, no exercício de suas funções e na prática de sua profissão, desenvolve saberes docentes específicos, provindos da formação acadêmica e profissional.  Estudos centrados na competência do professor revelam um conjunto de dimensões que retratam o perfil do profissional e conseqüentemente, as suas competências. Exige-se hoje um profissional qualificado, que possua conhecimentos abrangentes da área e do contexto no qual atua, de modo que não se oponha as novas metodologias, levando em consideração os saberes e potencialidades de seus alunos.  Nascimento (2002) e Tardif (2002) declaram a presença de um repertório de conhecimentos próprios para o ensino, estabelecendo a importância destes para os professores exercerem seu ofício com muito mais competência. Neste sentido, a competência profissional em Educação Física é definida conforme Nascimento (2002) como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para uma atuação profissional adequada. Feitosa e Nascimento (2003) revelam que “(...) a partir das evoluções das necessidades dos indivíduos, serão desenvolvidas novas áreas de intervenção do profissional que levam necessariamente ao domínio de novas competências” (p. 20). Assim sendo esta investigação teve como objetivo geral analisar as competências específicas dos professores de Educação Física que atuam nas Escolas da Rede Estadual de Manaus-AM, pertencentes a Coordenadoria Distrital 03. Analisar as competências profissionais a partir dos conhecimentos e das habilidades que surgem da prática pedagógica do professor possibilitam aprofundar e discutir aspectos relevantes para a formação continuada dos professores.

METODOLOGIA:

O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, pois segundo Gil (1991), procura descrever as características de determinada população, com o objetivo de levantar opiniões, atitudes e crenças. Fizeram parte do estudo 40 professores de Educação Física da Rede Estadual de Manaus-AM, pertencentes a Coordenadoria Distrital 03. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário proposto por Nascimento (1999), que refere-se a Escala de Auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. O instrumento está estruturado a partir de uma escala de 0 a 5 (nenhum domínio, domínio muito insuficiente, domínio insuficiente, domínio quase total, domínio total). Os dados foram coletados no I Encontro Pedagógico em Educação Física de 2009. Os conhecimentos foram classificados, segundo Nascimento (1999), tendo como base a definição dimensão conhecimento profissional, a dimensão habilidade profissional e a dimensão conhecimento e habilidade profissional. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva.

RESULTADOS:

Através das informações emitidas pelos professores chegou-se aos seguintes resultados. Na dimensão conhecimento profissional, que inclui os conhecimentos disciplinar, pedagógico e contextual, dos 40 professores, 13(32,5%) afirmaram ter domínio quase total, 13(32,5%) domínio suficiente, 9(22,5%) domínio total dos conhecimentos e demais (12,5%) domínio insuficiente. Na dimensão habilidade profissional, que inclui planejamento, organização, gestão, comunicação, avaliação, incentivação e auto-reflexão, pode-se verificar que 14 professores (35%) demonstraram ter domínio quase total, 13(32,5%) domínio suficiente, 10(25%) domínio total e demais (7,5%) insuficiente ou muito insuficiente. Evidencia-se que o bom desempenho das funções do professor é construído a partir de sua formação acadêmica e ao longo da carreira profissional. Com relação às questões que se agrupam nas duas dimensões, que envolvem feedback aos alunos, adaptação de programas de Educação Física, atendimento as demandas do contexto e sujeitos e, conhecimentos metodológicos dos desportos, 15(37,5%) professores indicaram ter domínio quase total, 14(35%) domínio suficiente, 10(25%) domínio quase total e apenas 1(2,5%) domínio insuficiente. Neste sentido, cabe-se destacar que é necessário um professor que domine ambas as dimensões, qualificados e comprometidos com o processo de aprendizagem de seus alunos, orientados pelo princípio metodológico de ação-reflexão-ação, envolvendo mudanças de atitudes e desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a sua atuação profissional.

CONCLUSÃO:

Ao final deste estudo pode-se concluir, a partir das respostas emitidas, que nas três dimensões consideradas (dimensão conhecimento profissional, dimensão habilidade profissional e a dimensão conhecimento e habilidade profissional) a maioria dos professores possui domínio de seus conhecimentos, habilidades e atitudes para a atuação profissional em Educação Física. Percebem-se como tendo conhecimentos da área e da realidade, além de dominar habilidades que o capacitem para o exercício de suas funções. Evidencia-se que é necessário disposição e competência profissional para uma atuação de qualidade, considerando a contínua construção dessas competências que demandam aperfeiçoamento e atualização permanente, através da formação continuada, procurando articular teoria e prática, sistematizando estratégias e metodologias para o desenvolvimento da prática pedagógica e atendendo as demandas e exigências do contexto. A evolução das idéias e práticas referentes ao processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos coloca inúmeras questões aos professores e especialistas, pois são muitos os desafios a serem enfrentados e todo e qualquer investimento no sentido de se ministrar uma prática pedagógica especializada e de qualidade trarão mudanças significativas para a área.

Palavras-chave: Educação Física, Competência Profissional, Formação continuada.