61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
TOADAS DE BOI-BUMBÁ: INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO CAPAZ DE OTIMIZAR E TRANSPOR O ENSINO DE QUÍMICA NA AMAZÔNIA
Célia Maria Serrão Eleutério 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
INTRODUÇÃO:

Nos últimos anos, as pesquisas têm evidenciado que a educação brasileira vem melhorando em determinados níveis de ensino. O Ensino Fundamental, por exemplo, tem apresentado resultados satisfatórios. Por outro lado, o Ensino Médio ainda apresenta baixos índices na aprendizagem, conforme as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação através do SAEB, do ENEM e do IDEB.

As disciplinas que apresentam baixo rendimento estão vinculadas à área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e são consideradas “vilãs” no processo ensino-aprendizagem. Acredita-se, que essa problemática se faz presente no meio escolar em função dessas disciplinas ainda estarem ancoradas em práticas pedagógicas focadas no livro didático, na memorização de conteúdos, fórmulas, equações matemáticas, físicas e químicas, no acúmulo de conhecimentos, quase sempre desvinculados da realidade dos alunos. Além disso, a experimentação no ensino de Química, Física e Biologia ainda se apresenta como um instrumento indispensável no processo ensino-aprendizagem.

No ensino de Química, atividades musicais além de enriquecer os conteúdos disciplinares, estimulam a participação dos alunos, possibilitam aulas mais interessantes e agradáveis. Desta forma, é de fundamental importância redimensionar o papel da música na escola e buscar condições necessárias para que possa vir a ser um instrumento significativo no processo ensino-aprendizagem.

METODOLOGIA:

O processo metodológico se deu em quatro momentos:

1º Momento: Foram aplicados dois questionários: um direcionado aos professores para saber como está sendo desenvolvida em sala de aula a sua prática pedagógica e outro direcionado aos alunos também com o objetivo de conhecer suas opiniões a respeito do ensino, como ele se dá; quais as estratégias utilizadas pelo professor para ensinar Química, assim como saber sua opinião sobre a utilização das toadas pelo professor como instrumento didático-pedagógico.

2º Momento: Foram apresentadas aos alunos algumas toadas que destacam alguns conteúdos da Proposta Curricular dessa área de conhecimento. Ainda nesse momento foi sugerido aos professores da disciplina que indicassem alguns temas e conteúdos relacionados com as mesmas que possibilitasse a elaboração de uma nova toada para que posteriormente alunos pudessem apresentar em momentos culturais na própria escola.

3º Momento: Apresentação dos resultados numa Mostra Cultural.

4º Momento: Avaliação

RESULTADOS:

Os alunos se utilizaram de músicas regionais – toadas de Boi-Bumbá – para contextualizar os diferentes saberes. Cantores amazonenses procuram expressar esses saberes através da música cabocla, nas toadas de Boi-bumbá que descrevem algumas práticas da culinária e dos rituais terapêuticos dos povos da Amazônia. Os versos do músico e poeta amazonense Fred Góes, na toada “O Farinheiro”, demonstra que ainda hoje são usadas técnicas químicas rudimentares nos diferentes costumes cotidianos dos povos amazônidas, conforme constata-se no trecho da toada “Da arte de tecer o tipiti, ao torrar da mandioca o caboclo traz o conhecimento do índio ancestral em suas mãos de farinheiro [...], rala a mandioca pra torrar, tira o tucupi pro o tacacá, prepara a crueira pro mingau, tira a tapioca pro beiju, faz o tarubá e pajiroba pra tomar e a santa farinha pro pirão”.

Nessas toadas, os alunos perceberam diferentes métodos de separação de misturas: o fracionamento de misturas heterogêneas sólido-sólido (peneiração da massa da mandioca, da tapioca e crueira), sólido-líquido (decantação do amido presente no tucupi), o processo de fermentação das bebidas (tarubá e pajiroba) e cocção do tucupi (possui alto teor de ácido cianídrico) para o tacacá.

No término deste estudo, os alunos compreenderam de maneira diferente os conteúdos de Química, sentiram-se motivados a aprender e construíram novos saberes.

CONCLUSÃO:

A realização deste estudo na escola contribuiu significativamente com a prática pedagógica dos professores, pois, eles tiveram a possibilidade de utilizar as toadas de Boi-Bumbá como recurso didático e pedagógico em suas aulas de forma a otimizar e transpor o conhecimento relacionado com o ensino de química. Enquanto que os alunos compreenderam melhor os conteúdos dessa disciplina além de conhecer mais profundamente as raízes culturais dos povos da Amazônia.

Palavras-chave: Ensino de Química, Toadas de Boi-Bumbá, Recurso didático-pedagógico.