61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
O USO DA COESÃO TEXTUAL NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS 
SANDRA RIBEIRO DA SILVA 1
MARTHA MACEDO DA SILVA 2
JOANNA DA SILVA 3
MARCIA DA SILVA 3
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
2. SEDUC
3. UNIVESIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
INTRODUÇÃO:
A produção textual escrita é uma atividade que representa grande dificuldade para os educandos em todas as séries escolares, seja Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, e por este motivo muitos teóricos e escritores em geral têm dedicado uma especial atenção ao analisarem os problemas que os alunos enfrentam em seu dia-a-dia na aprendizagem da Língua Portuguesa, tanto no tocante a entender as dificuldades quanto no sentido de poder auxiliar ou apresentar propostas alternativas que possam subsidiar os educadores nesta árdua tarefa, e ainda, criar estratégias para que os aprendizes consigam desenvolver de forma mais satisfatória seu trabalho de produção de textos escritos. Assim, motivados por tais questionamentos é que surgiu nosso interesse em investigar e analisar, a partir de uma pesquisa realizada em uma sala de aula, com alunos do 8º ano, da Escola Estadual Oswaldo Cruz, o processo de produção textual escrita, observando o uso da coesão textual, que é nosso objeto de investigação. 
METODOLOGIA:
Para firmamos nossa pesquisa, apoiamos nossas idéias no pensamento de teóricos como: Ingedore G. Villaça Koch (2007), Luiz Fernando Mazzaroto (2002), Inês Signorini (2002), Ângela Kleiman (2000). Utilizamos ainda abordagens críticas de estudiosos e pesquisadores da Língua Portuguesa, entre eles estão: Faraco e Moura (2000), José Luis Fiorin (2002), Elsa Furtado (2005), João Wanderley Geraldi (2001), entre outros. Então, após uma longa pesquisa ficou cada vez mais evidente que o educando ao se deparar com a dificuldade em escrever textos, desmotiva-se, pois não consegue passar para o papel suas idéias de maneira coerente e convincente, para que seu eventual leitor possa entender claramente suas idéias e concepções a respeito do assunto por ele elaborado. 
RESULTADOS:
O estudo ora citado nos proporcionou uma ampla visão a respeito do tema explorado, pois através da pesquisa de campo realizada nas escolas do Município de Humaitá Amazonas, podemos observar as dificuldades que os educando enfrentam quando lhes é imposta a difícil tarefa de produção textual. Neste momento percebemos que o maior problema destes alunos é a falta de conhecimento prévio a respeito do tema a ser discutido (elaborado o texto), e também sua falta de interesse, pois estes educandos são crianças que, quando estão fora da sala de aula não costumam cultivar nenhum habito referente a escrita ou a leitura. Neste contexto, levamos em consideração que estes indivíduos pertencem a uma sociedade de baixa renda, o que poderia caracterizar, de forma geral, a falta de conhecimento e interesse pela leitura e pela produção escrita. 
CONCLUSÃO:

A produção textual escrita como elemento de comunicação é um fator essencial para a sociedade moderna, pois estamos sempre lidando com textos escritos, justificando, desta forma, a necessidade do sujeito escrever “bem”, observando sempre que textos coesos facilitaria a compreensão da mensagem pelo leitor. Assim procuramos desenvolver esta pesquisa de acordo com a realidade sócio cultural dos alunos, aceitando suas propostas e idéias, observando suas dificuldades e procurando subsídios para ajudá-los a desenvolver seus aspectos cognitivos acerca da produção escrita e da leitura. 

Palavras-chave: Produção textual, Escrita, Coesão.