61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
EQUAÇÃO DE CHUVAS INTENSAS VIA DADOS PLUVIOMÉTRICOS PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DO MINDÚ – MANAUS/AM
Walmir Lima Costa Jr. 1
Daniel Firmo Kazay 2
Julia de Carvalho Gimenes 1
Michely Inêz de Camargo Libos 3
Elias S. Assayag 3
Otto Corrêa Rotunno Filho 4
1. Aluno de Graduação do Curso de Engenharia Civil / Escola Politécnica / UFRJ
2. Aluno de Graduação do Curso de Engenharia Ambiental / Escola Politécnica / U
3. Doutorando pela COPPE / UFRJ
4. Professor da Escola Politécnica / UFRJ e da COPPE / UFRJ
INTRODUÇÃO:

O elemento crítico para simulações hidrológicas ou previsões é o campo de precipitação de intervalos de tempo passado, presente e futuro. Tradicionalmente, dispõe-se de dados de pluviômetro, de natureza pontual, para o estudo da variação de precipitação. A precipitação permite a circulação de grandes volumes de água através da atmosfera, constituindo-se em importante fase do ciclo hidrológico, fundamental para o meio ambiente. Por essa razão, deve ser estudada quanto a sua ocorrência e distribuição espacial e temporal, principalmente nos casos extremos, onde se verifica a escassez e o excesso. Uma ocorrência com alta intensidade pode ter sérias conseqüências, tais como: erosão acentuada do solo, inundações e alagamentos, rompimentos de barragens e diques, desmoronamento de taludes, rompimento de galerias de águas pluviais e outras obras hidráulicas. O presente trabalho propõe uma equação de chuvas para Manaus, sendo de interesse de estudantes e profissionais de engenharia, geografia, agronomia, meio ambiente e outras áreas afins. Pode ser utilizada em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, e também por agências de fomento ou ambientais para apreciação de projetos de diversas atividades.

METODOLOGIA:
Inicialmente, obtiveram-se, a partir de dados diários de chuva, os totais precipitados a nível mensal e a nível anual, comparando-se os dados dos postos da região e as informações oriundas de estudos anteriores. Foi, então, utilizada a análise de consistência via dupla massa entre dados atuais. Essa análise permitiu a avaliação do total de precipitações acumuladas dos postos, um no eixo das abscissas e o outro no eixo das ordenadas. Ainda que a análise dos totais mensais e anuais tenha fornecido bons resultados, julgou-se conveniente realizar análises de consistências complementares entre os dados diários de precipitação através da visualização gráfica do comportamento dos registros, contrastando ambos os tipos de dados. Mais especificamente, no presente trabalho, as alturas das precipitações máximas anuais de um dia (dados de pluviômetro), referentes aos últimos anos, foram levantadas junto à estação pluviométrica presente na localidade. Com os dados levantados, foi feito um ajuste estatístico de modo a construir funções e permitir a obtenção de dados de pluviógrafo a partir de dados de pluviômetro.
RESULTADOS:
A metodologia empregada permitiu a determinação da equação da relação intensidade-duração-freqüência da precipitação de máxima intensidade provável para a cidade de Manaus. Dada a comparação entre as equações geradas em épocas distintas, pode-se perceber as diferenças de distribuição pluvial ao longo dos anos. Os resultados mostram o potencial do emprego de informações para estimativa da chuva, sendo, em geral, uma aproximação para determinação das alturas de precipitações intensas, pois sofre a influência de desvios causados pelas transformações dos valores medidos em um dia (dados de pluviômetro) para valores estimados com a duração de 24 horas e, posteriormente, para outras durações. As variações sazonais da chuva são bem representadas, tendo melhor adequação para análises mensais, conforme pode ser observado nas análises contidas no trabalho.
CONCLUSÃO:
Pode-se afirmar, sob o ponto de vista da estimativa de chuva, que a utilização do ajuste matemático e estatístico proposto é válida dado que a metodologia encontrada na literatura disponível se utiliza de dados de pluviógrafos para determinação das relações características de cada local. Nota-se, também, a importância dessas informações para complementação da rede pluviométrica nacional, que opera com diversas limitações tanto no espaço, quanto no tempo. Como o método envolve a análise estatística da série de observações pluviométricas, representando dificuldade para um técnico menos especializado, justifica-se o desenvolvimento de um código computacional com interfaces gráficas, para que, a partir de uma simples série de observações pluviométricas, estes sejam capazes de encontrar os parâmetros da equação de chuvas intensas para o local de interesse permitindo o estudo e a simulação de diferentes condições de intensidade – duração – freqüência.
Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial – PET CIVIL UFRJ – DEPEM/SESu/MEC; CNPq, CAPES
Palavras-chave: Equação de chuvas intensas, Distribuição normal, Bacia hidrográfica Manaus/AM.