61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: FUNDAMENTAÇÃO, CONCEPÇÃO E EXECUÇÃO
Felipe Pereira Heitmann 1
Márcia Maria Fusaro Pinto 1
1. Departamento de Matemática - ICEx - UFMG
INTRODUÇÃO:
A educação a distância online é uma realidade no brasil. Iniciativas governamentais como a Universidade Aberta do Brasil e o programa Pró-Licenciatura se apresentam como soluções para a formação profissional, em especial de professores, em grande escala a custos baixos. Porém, grande parte do material utilizado nesses cursos reproduz na tela do computador o material impresso usado na modalidade presencial, sem levar em consideração o potencial do computador como instrumento de investigação, exploração e aprendizado. Esse trabalho foi desenvolvido no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Novas Tecnologias (GEPEMNT), que realiza estudos, pesquisas e projetos de extensão desde 2002, tendo sempre a educação matemática e novas tecnologias como foco. O trabalho objetiva fundamentar o estudo sobre ambientes de aprendizagem (SKOVSMOSE, 2000) de matemática a distância através de leituras e discussões junto ao GEPEMNT, conceber e desenvolver ambientes e objetos de aprendizagem para o ensino de cálculo, além de executar atividades utilizando esses ambientes e objetos a fim de analisar os resultados da inserção dos mesmos no contexto de ensino-aprendizagem da disciplina.
METODOLOGIA:
A fundamentação teórica da discussão sobre educação a distância foi realizada através de leituras e discussões de textos teóricos de autores como BORBA, PENTEADO, BAIRRAL, SKOVSMOSE entre outros, além da legislação que rege a educação a distância no brasil. A partir dessa fundamentação teórica, foi elaborado um conjunto de ambientes de aprendizagem para o ensino de cálculo e funções, que consistem em roteiros de atividades investigativas e objetos de aprendizagem (IEEE/LTSC, 2000) interativos em Java criados utilizando o software GeoGebra. Esses objetos consistem em ferramentas de exploração de conceitos matemáticos através da interação do aluno com representações visuais dinâmicas de objetos matemáticos, como gráficos de funções. Os ambientes e objetos de aprendizagem foram utilizados durante o Curso de Especialização em Matemática para Professores, do Departamento de Matemática da UFMG, e as impressões, comentários e sugestões dos alunos foram registrados por meio de anotações para posterior análise.
RESULTADOS:
Foram produzidos cinco ambientes de aprendizagem de matemática a distância: Área abaixo da curva - trabalha os conceitos de logarítmo e de integral como uma área; Números Reais - trabalha o conceito de número real; Limites de Sequências - trabalha com o conceito de limite de forma visual e dinâmica; Translações de Gráficos - trabalha com a translação de funções através da manipulação direta do seu gráfico; Matemática e Música - trabalha contrações e expansões de curvas através da manipulação dos seus gráficos e da relação disso com a música. Para cada um desses ambientes foi produzido pelo menos um objeto de aprendizagem, sendo sete objetos no total. A receptividade dos alunos aos ambientes de aprendizagem foi positiva, demonstrando o interesse da maioria na exploração e investigação dos conceitos matemáticos. O ambiente de aprendizagem Translações de Gráficos teve seu desenvolvimento e execução analisados através da Modelagem de Processos de Negócios, por um mestrando do GEPEMNT, o que resultou no desenvolvimento de um novo objeto de aprendizagem, que levou em conta os dados coletados durante a execução do ambiente de aprendizagem.
CONCLUSÃO:
O desenvolvimento do conjunto de ambientes e objetos de aprendizagem de matemática a distância investigativos (SKOVSMOSE, 2000) demonstra que é possível fazer uma educação matemática a distância que não se paute somente na transposição do material impresso da educação presencial para a tela do computador. A reação dos alunos aos ambientes desenvolvidos mostra que o uso do computador como ferramenta de investigação da matemática através de experimentações e explorações é uma possibilidade viável para a educação a distância online e a apresentação de múltiplas representações de um mesmo conceito faz com que a compreensão do aluno sobre o mesmo seja plena, e não restrita somente a uma identificação visual estática do mesmo.
Instituição de Fomento: FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: ambientes de aprendizagem, educação a distância, educação matemática.