61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes
LEVANTAMENTO E DESCRIÇÃO DOS ESCRITOS SOBRE AS ARTES PLÁSTICAS MODERNA E CONTEMPORÂNEA EM GOIÁS (1980-2007)
Bárbara Lopes Moraes 1
Luís Edegar de Oliveira Costa 1
1. Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás - FAV, UFG
INTRODUÇÃO:
A pesquisa e levantamento do conjunto de escritos sobre arte em Goiás (1980-2007) visam constituir um acervo a partir do qual seja possível analisar questões importantes da cena artística goiana moderna e contemporânea. Esse trabalho tem por objetivo identificar e conhecer as motivações dos autores que escreveram ou ainda escrevem sobre a produção de artes plásticas em Goiás. Nesse escritos, ainda, busca-se destacar as preocupações estéticas e sociais de artistas, curadores, críticos, jornalistas e escritores, e como se deu a composição de uma identidade específica para essa produção. Além de mapear os personagens responsáveis pelos escritos de arte em Goiás identificando quem são os autores, de onde escrevem, quais temáticas abordam e quais tipos de crítica desenvolvem, com base nos suportes teóricos dessa pesquisa. Com esse mapeamento dos escritos de arte moderna e contemporânea em Goiás (1980-2007) compreendem-se as mudanças no perfil da crítica de arte e a composição de uma identidade que pretende afirmar-se regional com alteridades específicas, mas inserida ainda em um contexto mais amplo e nacional.
METODOLOGIA:
Para estes objetivos realizamos o levantamento, descrição e análise dos escritos sobre arte publicados pela mídia impressa em Goiás, durante o período de 1980 a 2007. A pesquisa documental desenvolveu-se tendo como fontes principais catálogos de exposições, livros e artigos de revistas em acervos de instituições públicas e privadas. Os acervos pesquisados foram os do Museu de Arte Goiana (MAG), do Museu da Imagem e Som de Goiás (MISGO), da Galeria da Faculdade de Artes Visuais (UFG) e da Galeria Antônio Sibasolly (Anápolis). Com a catalogação dos materiais pesquisados realizamos um mapeamento por período (décadas de 80, 90 e 2000 em diante), anos, temas recorrentes e autores dos escritos sobre arte. Ao mapear os temas principais e os autores responsáveis pelos escritos sobre arte em Goiás refletimos sobre a crítica de arte como ela é feita, que orientação assume e como a mesma compreende e participa do processo de renovação estética proposto por artistas goianos entre 1980 e 2007.
RESULTADOS:
As modificações verificadas em âmbito nacional são identificadas também em configurações regionais, como é o caso de Goiás. Enquanto na década de 1980 os autores dos escritos sobre arte com maior freqüência eram jornalistas culturais, poetas, escritores e literatos, a partir do final da década de 1990 surgem críticos de arte com formações mais específicas. São artistas que escrevem ou professores de escolas de arte que começam a refletir sobre as artes plásticas contemporâneas. Outro elemento verificado é que não existe uma figura central atuante na área da crítica de arte em Goiás. Autores como Miguel Jorge, PX Silveira, Jacob Klintowitz, Carlos Sena e Divino Sobral atuaram ou ainda atuam com freqüência esporádica e muito de acordo com o ritmo cultural goiano. As instituições que promovem exposições tendem a concentrar o papel da crítica para os curadores realizando um trabalho específico de reflexão sobre as artes. A concentração dos escritos sobre arte moderna e contemporânea em Goiás em livros e periódicos especializados confirma uma tendência atual de um formato de crítica característico. O movimento de artistas rumo às universidades é verificado por essas alterações no meio artístico e refletem nos textos produzidos e na qualidade dos mesmos.
CONCLUSÃO:
Esses escritos sobre arte, em particular sobre as artes plásticas, são elementos centrais para se entender as dimensões do movimento artístico moderno e contemporâneo em Goiás. A partir deles pode-se supor que se dá ou se registra o processo de construção da identificação com a modernidade e contemporaneidade por parte da produção artística local. As fontes analisadas também demonstram uma conexão atual com as preocupações estéticas nacionais e mundiais. Verifica-se uma tentativa constante por associar a produção local goiana com o panorama brasileiro de artes plásticas. Portanto, identificam-se elementos da trajetória da crítica de arte nacional também em Goiás, mesmo com seus atrasos e um desenvolvimento ainda em processo. Compreendemos também que os resultados alcançados por essa pesquisa refletem as ausências documentais encontradas nas instituições consultadas. Tratamos de resultados parciais que devem ser ampliados com acesso a outros acervos importantes localizados em Goiânia, o contato com os personagens responsáveis por esse corpus crítico mapeado e também o aumento tipológico das próprias fontes pesquisadas destacando com mais atenção livros e artigos de periódicos científicos e também de grande circulação.
Instituição de Fomento: CNPQ - UFG
Palavras-chave: artes plásticas, crítica de arte, Goiás.