61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ENSINO DE FÍSICA E A LÍNGUA DE SINAIS: A PROPOSTA DE UM VOCABULÁRIO DE MECÂNICA
Everton Botan 1
Fabiano César Cardoso 2
Marco Aurélio Clemente Gonçalves 2
1. Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - UFMT-Câmpus de Sinop
2. Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) -UFMT-Câmpus de Sinop
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem por objetivo promover a divulgação científica a cerca da educação de surdos, além de sensibilizar professores e pesquisadores a respeito da problemática básica que envolve a educação de alunos surdos/audição difícil, em especial no que compete ao ensino de Física: a privação do acesso aos conhecimentos científico e tecnológico devido à ausência de sinais que os contemplem. A construção da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) se constitui em meio a um processo histórico em que sinais foram e continuam sendo elaborados a partir da necessidade. No entanto, ao compreendermos que, assim como para Vygotsky (apud Lorenzini, 2004), a “linguagem possui além da função comunicativa, a função de constituir o pensamento”, acreditamos que não será possível promover uma educação inclusiva, de qualidade e científica, se na LIBRAS não houver sinais suficientes para o ensino dos conceitos científico-tecnológicos.

METODOLOGIA:

O confronto com tal problemática surgiu no início das pesquisas realizadas pela equipe do projeto “Sinalizando a Física”, que na busca por elaborar materiais didáticos para o Ensino de Física, voltados aos alunos surdos/audição difícil, deparou-se com a demanda de sinais na LIBRAS para o ensino de Física. Defrontamo-nos com a seguinte questão: “como educar cientificamente quando não é possível a comunicação por meio de uma linguagem científica, isto é, quando não há um conjunto de símbolos que permita o diálogo científico?”. A partir desta indagação a constituição de um vocabulário se fez necessária e se deu através de pesquisas, em dicionários presentes na rede mundial de computadores, em dicionários impressos e em material de língua de sinais estrangeira,  de sinais relacionados às Ciências e que poderiam ser utilizados e/ou adaptados às peculiaridades da LIBRAS e da Física, de forma a atender alguns fatores importantes, como por exemplo, a semelhança dos gestos com o fenômeno observado. Assim, buscamos evitar sinais que corroborassem o senso comum, além de estarmos interessados por sinais universais, valendo-nos para isso, principalmente, da busca em línguas de sinais estrangeiras.

RESULTADOS:

O principal objetivo do projeto, como discutido anteriormente, almeja a produção de materiais didáticos, porém antes de ser atingido, as pesquisas mostraram a não suficiência de sinais, na LIBRAS, para o ensino de Física, como por exemplo, sinais que representem os conceitos de escalar, velocidade, gravidade, dentre outros, bem como para a própria elaboração do material didático pelo projeto. Para superar esta problemática as pesquisas concentraram, então, esforços na busca por sinais conforme a metodologia já descrita e que culminaram na elaboração de um vocabulário, intitulado Vocabulário de Mecânica. De posse destes resultados e da percepção da necessidade de divulgação científica nesta temática, decidimos pela publicação, na rede mundial de computadores, do referido vocabulário (www.ufmt.br/sinop/sinaisdafisica).

CONCLUSÃO:

As discussões e propostas educacionais envoltas na educação inclusiva assumem um pressuposto de proporcionar educação a todos, independente de sua origem étnica, cultural ou lingüística. Contudo, tem-se encontrado enormes dificuldades em se incluir a criança surda e em mantê-la no ensino regular, fatores que consideramos associados à pouca divulgação científica e capacitação de professores às peculiaridades dos alunos surdos. Então, ao compreendermos que todos possuem o direito a ter acesso ao acervo científico e tecnológico produzido pela humanidade e acreditando que pesquisas neste campo são extremamente necessárias, esperamos contribuir para uma melhora na formação desta comunidade por meio deste trabalho. Ainda, esperamos que a divulgação do Vocabulário de Mecânica suscite discussões a respeito deste tema e que os agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem estabeleçam um diálogo com a equipe, permitindo uma relação ação/pesquisa/ação com vistas às possíveis correções e melhorias do material produzido pelo projeto.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT)
Palavras-chave: Ensino de Física, Língua Brasileira de Sinais, Mecânica.