61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 1. Bioquímica da Nutrição
AVALIAÇÃO DA AÇÃO DO TRITON WR 1339 NA INDUÇÃO DA DISLIPIDEMIA EM RATOS WISTAR
Maíra Cássia Schwertz 1
Jeniffer do Patrocínio Rezende Maia 1
Lucia Kiyko Ozaki Yuyama 1
Risonilce Fernandes Silva Souza 1
1. CPCS, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/ INPA
INTRODUÇÃO:

A dislipidemia é um dos principais fatores de risco para eventos cardiovasculares na população, sendo esta a principal causa de morte no mundo. Muitos trabalhos relacionados à dislipidemia estão sendo realizados em modelos experimentais com animais. O Triton WR 1339, também conhecido como Tyloxapol, é um detergente não aniônico utilizado para induzir hiperlipidemia. O presente trabalho teve como objetivo verificar a ação hiperlipidêmica do Triton WR 1339 em ratos da linhagem Wistar.

METODOLOGIA:

No ensaio biológico foram utilizados 10 ratos machos da linhagem Wistar com peso médio de 200g. Os mesmos foram dispostos em gaiolas individuais e mantidos em ambiente com luminosidade controlada, 12 horas no claro e 12 horas no escuro. Os animais receberam ração comercial da marca Labina e água ad libitum. Para indução da hiperlipidemia as cobaias receberam dose única de 600mg/kg de Triton WR 1339 intraperitonealmente. A cada 12 horas foram coletas amostras de sangue, via punção cardíaca, até o período de 60 horas. Foi adotada como dosagem sorológica normolipídica a coleta de sangue no tempo zero. As dosagens sorológicas de colesterol total foram obtidas por meio do kit Colesterol Liquiform da Labtest.

RESULTADOS:

Foi observado que no tempo zero a dosagem média de colesterol total foi de 65 mg/dl, tendo um leve aumento no tempo 12 horas para 67 mg/dl. No tempo 24 horas a taxa de colesterol praticamente dobrou, 116 mg/dl. No tempo 36 horas, houve o pico da hiperlipidemia, a taxa de colesterol total chegou a 180 mg/dl. Já no tempo 48 horas, o colesterol decaiu para 143 mg/dl e continuo caindo no tempo 60 horas para 85 mg/dl. Comparando o resultado do tempo zero com o tempo 36 horas, onde ocorreu o pico, houve um aumento de aproximadamente 270% nas taxas de colesterol total após a administração do Triton WR 1339.

CONCLUSÃO:

Através deste ensaio biológico foi possível comprovar a eficácia do Triton WR 1339 na indução aguda da dislipidemia em ratos Wistar.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ CAPES
Palavras-chave: Dislipidemia, Triton WR 1339, Ratos.