61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
PERDAS DENTÁRIAS EM IDOSOS: UMA AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL, SEGUNDO A AUTOPERCEPÇÃO E ACESSO A SERVIÇOS DE SAÚDE ODONTOLÓGICOS EM MANAUS.
Alexandre Antonio de Lima 1
Dayane Portilho Nascimento 1
Érika Caroline Jucá Oliveira 1
Irene Texeira de Oliveira 1
Rodrigo Tobias de Sousa Lima 2
1. Universidade do Estado do Amazonas – ESA/UEA
2. Universidade do Estado do Amazonas – ESA/UEA (Orientador)
INTRODUÇÃO:
O número de idosos tem aumentado conforme constatado nos censos demográficos brasileiros e estudos sobre a qualidade de vida e uso de serviços de saúde bucal a partir da percepção desta demanda populacional vem alcançando espaço na literatura científica. Portanto, o trabalho objetivou-se avaliar o grau de acesso aos serviços odontológicos e a autopercepção de saúde bucal de indivíduos com mais de 60 anos de idade que freqüentam centros de convivência no município de Manaus-AM no ano de 2008.
METODOLOGIA:
Tratou-se de um estudo descritivo e analítico com abordagem quantitativa. Participaram do estudo 375 idosos, que freqüentam 4 centros de convivência disponibilizados em cada zona territorial de Manaus (Norte, Leste, Oeste, Centro-Sul). Foi aplicado um instrumento sobre questões clínicas (perda dentária), aspectos de acesso aos serviços de saúde odontológicas e autopercepção da saúde bucal, segundo o sexo. Foram utilizados testes estatísticos para determinar associações entre variáveis de estudo.
RESULTADOS:
A média de dentes perdidos no estudo foi de 27,2 (EP=0,3). Destes, cerca de 55% dos idosos são considerados edêntulos totais, sendo os do sexo feminino quem mais apresenta perda dentária (57%), mesmo assim, foram quem mais procuraram os serviços odontológicos e quem considera excelente/boa a sua condição bucal (78%). Cerca de 20% procuram os serviços odontológicos nas últimas duas semanas. Quanto a qualidade da oferta de serviços, somente 59% dos idosos relataram que concluíram o tratamento dentário, destes cerca de 42% nunca foram informados sobre prevenção de doenças bucais. Não há diferença estatisticamente significante da perda dentária quanto ao sexo (p>0,05).
CONCLUSÃO:
O estudo permitiu verificar que idosos que tem apoio social prestado na forma de centros de convivência tem uma percepção alterada sobre sua condição de saúde bucal, mesmo apresentando grandes perdas dentárias, e a oferta de serviços odontológicos merece atenção por parte do Estado para esta faixa etária em Manaus
Palavras-chave: Autopercepção, Saúde Bucal, Idosos.