61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DE 09 A 12 ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL COSME JEAN – BENJAMIN CONSTANT – AM
TATYANNA MARIÚCHA DE ARAÚJO PANTOJA 1
VANESSA MARIA ARAÚJO LIMA 1
ANNE PRISCILA SALVADOR BAIMA 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - INSTITUTO NATUREZA E CULTURA INC/BC-UFAM
INTRODUÇÃO:
O grande impacto aos ecossistemas naturais decorrentes da intervenção humana refletem respostas desfavoráveis para a sociedade. Assim, ressalta-se a utilização de recursos que subsidiem a necessidade de proporcionar o desenvolvimento sem danificar as reservas naturais. Neste âmbito, todas as ações procuram voltar-se para o resgate de valores éticos na formação de indivíduos que possam responder aos desafios impostos pelo estilo de desenvolvimento dominante. Para tanto a educação ambiental – processo pelo qual se aprimoram valores pessoais e sociais prezando por atitudes que proporcionem um convívio harmônico entre homem e natureza –, configura-se como ferramenta útil e com potencial para ser abordada de forma estimulante e instigante. É de fundamental importância a formação de uma mentalidade cognitiva e ativa que estimule a futura geração a atuar em favor da preservação ambiental, levando um maior número de pessoas a atuar em defesa do meio ambiente. Com base nesse pressuposto, as atividades propostas no presente projeto vislumbraram à intervenção em caráter educativo direcionada a um público de faixa etária favorável à apreensão de valores relacionados a práticas que visem à preservação ambiental e à manutenção de uma relação de consensual respeito para com o meio ambiente.
METODOLOGIA:
Foram realizadas palestras a um público alvo de 09 a 12 anos na Escola Municipal Cosme Jean no período de março a abril de 2009, cujos temas abordados foram “Não poluição do meio em que vivemos” e “Redução de desperdícios e de produção de lixo”. Predominou a utilização de recursos divertidos e estimulantes a fim de proporcionar uma melhor compreensão e, por conseguinte despertar o interesse do público, tais como histórias ilustradas, brincadeiras, jogos e confecção de brinquedos com material reciclado. Os resultados obtidos através das aulas de Educação Ambiental, bem como a assimilação e interesse, levando em consideração a metodologia utilizada, foi avaliada através da elaboração de desenhos, participação no âmbito das palestras e observações com relação ao comportamento e desempenho dos alunos.
RESULTADOS:
Participaram 34 crianças, 76,5%(n=26) do sexo feminino e 23,5%(n=8) do sexo masculino. A participação dos alunos nas brincadeiras foi unânime, pois 100%(n=34) participaram com entusiasmo e interesse. Na confecção de brinquedos com material reciclado apenas 5,9%(n=2) não participaram, os demais 94,1%(n=32) incorporaram-se ativamente à esta etapa. Os métodos utilizados mostraram-se eficazes, visto que a assimilação em relação às histórias ilustradas foi considerada ótima em 94,1%(n=32) e razoável em 5,9%(n=2), tendo em vista o fato de que as histórias combinavam um mundo imaginário e a realidade a que essa criança se insere. As brincadeiras e jogos induziram às crianças a por em prática medidas preservacionistas por meio da compreensão da importância das mesmas e proporcionaram assimilação considerada ótima em 64,7%(n=22) e razoável em 35,3%(n=12). Em conjunto, os métodos utilizados despertaram o interesse e a participação em 100% do público, por se tratar de uma metodologia divertida e de fácil compreensão para essa faixa etária.
CONCLUSÃO:
A educação ambiental para crianças é, de fato, um processo essencial para a preservação do meio ambiente. O maior desafio é a sensibilização e mobilização do grupo em tornar prática habitual as medidas preservacionistas e, por conseguinte, reformular posturas a serem modelo na educação das gerações vindouras. Os resultados obtidos demonstram a efetividade de atividades deste âmbito, levando-se em consideração os conhecimentos prévios que, no entanto, ainda são inócuos devido à imobilidade de ações cotidianas individuais ou até mesmo grupais em se tratando da preservação do meio ambiente. Este trabalho consistiu no prosseguimento de um projeto maior, que já prestigiou outra escola do município, e ainda terá oportunidade de desenvolver suas atividades em outras escolas, sem, no entanto, deixar de esclarecer a necessidade de continuidade desta proposta de abordagem direcionada a um público potencialmente capaz de reconhecer-se como futuros responsáveis pela manutenção de uma relação de equilíbrio com a natureza.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amazonas - Pró-reitoria de Extensão e Interiorização - PROEXTI
Palavras-chave: Educação ambiental, Crianças, Meio ambiente.