61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES DEGRADADAS PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO MUNICIPIO DE CAMPO VERDE – MT
Minéia Vedovatto 1
Eliana Alves Santos Bastos 1
Carla Aparecida de Mattos Lima 1
Maria Corette Pasa 1
1. Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: A mata ciliar é uma formação florestal ocorrente na margem de cursos d'água, que possui composição florísticas e estrutura própria. Estes cursos d ‘água criam condições ambientais muito diversas, proporcionando a estas florestas uma grande heterogeneidade florística, assim possibilitando o abrigo de diversas espécies animais. A ausência da cobertura vegetal nas matas ciliares está associada à geração de vários problemas ambientais que ocasiona os desequilíbrios ecológicos, problemas de erosão, perda da fertilidade do solo, escoamento superficial de resíduos para o leito dos rios e o desaparecimento da fauna. Assim, considerando o papel relevante das áreas que margeiam os corpos d’água, o presente trabalho apresenta uma proposta ecológica para recuperação vegetal de matas ciliares degradadas no município de Campo Verde – MT, com introdução de espécies florestais nativas, tendo como referência levantamento florístico em remanescente florestal próximo da área. Além disso, fornece subsídios voltados a recomposição dessas formações, de forma a manter uma alta diversidade de espécies vegetais, minimizando os efeitos adversos que a exploração humana desordenada gerou sobre os recursos naturais.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: Localizada na região sudeste do estado de Mato Grosso, o município de Campo Verde, possui um clima tropical quente e sub-úmido, com temperatura média variando entre 18º a 26º C. O levantamento florístico em três fragmentos de mata ciliar no município de Campo Verde, MT, localizados nos seguintes pontos: Rio São Lourenço, definido como Ponto 1, Córrego Recanto, definido como Ponto 2, e Córrego Flores, definido como Ponto 3.Os fragmentos estudados apresentam uma área total de aproximadamente 111 ha., apresentando em alguns pontos solos desprotegidos e sinais crescentes de degradação. . O levantamento florísticos realizou-se extencionalmente nas áreas de estudos com transectos paralelos de 10x10 dispostos em intervalos aleatórios, com disposição de amostragem vegetal - excicatas -para identificação no herbário da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), transectos visual e registro fotográfico.
RESULTADOS:
RESULTADOS: A determinação florística foi a partir das espécies amostradas em três pontos do remanescente de mata ciliar, representada por 53 espécies, distribuídas em 25 famílias e 49 identificadas no nível de espécie e 04 apenas em nível genérico. As famílias com maior número de espécies foram: Leguminosae com 10 espécies (18,87%); Myrtaceae com 05 espécies (9,43%); Rubiaceae com 04 espécies (7,55%); Melastomataceae e Clusiaceae com 03 espécies (5,66%), e Malpphigaceae, Bignoniaceae, Burseraceae, Combretaceae, Euphorbiaceae, Hypericaceae, Rutaceae e Sapindaceae ambas com 02 espécies (3,77%). As demais famílias apresentaram apenas uma espécie, somando em conjunto 22,64 % das espécies amostradas. O levantamento foi realizado de modo a amostrar a vegetação em todas as condições ambientais existentes na área em estudo, onde a área menos antropizada (Ponto 1), apresentou maior diversidade, tanto em número de famílias, quanto em número de espécies identificadas (41,25%), vindo decrescendo para o Ponto 2 (31,25%) e Ponto 3 (27,50%), respectivamente. Assim, considera-se que a quantidade de espécies encontrada em cada ponto, deve ser resposta a um conjunto de fatores explicados botânica e ecologicamente pelas peculiaridades das áreas ciliares e pelo estágio sucessional de cada ponto.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO: Apesar da reconhecida importância ecológica das florestas ciliares, os impactos antrópicos sobre a vegetação vêm se intensificando nos últimos anos, resultando em uma série de problemas ambientais, como a erosão dos solos, assoreamento dos cursos d'água e perda de biodiversidade.Os ambientes estudados (preservado e antropizado), apresentam distintos padrões de riqueza de espécies, estando às áreas antropizada em processo de degradação acentuada, tornando-se prioritária a conservação dos poucos remanescentes de mata ciliar existentes e a restauração de áreas degradadas. Assim, o conhecimento da flora, associado às informações sobre a dinâmica sucessional das espécies, constitui fatores importantes para a recomposição de matas ciliares, pois permite que se possa estabelecer um modelo de manejo e conservação adequado, importantes para a manutenção da diversidade biológica.
Palavras-chave: Mata Ciliar; , Conservação;, Biodiversidade..