61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
O campo da saúde coletiva  na UFRGS – Um estudo exploratório
Roger dos Santos Rosa 1
Jacqueline Oliveira Silva 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
INTRODUÇÃO:

 Esta pesquisa originou-se como tarefa no Grupo de Trabalho  criado na Faculdade de Medicina(FAMED), para estudo do campo da saúde coletiva na  Universidade Federal do Rio Grande do Sul( UFRGS).Neste   grupo,foram  identificadasa palavras-chave, além de “saúde coletiva”,  visando um  mapeamento de instituições, grupos de pesquisa e projetos desenvolvidos na área. Foram listadas palavras-chave como solidariedade, desenvolvimento regional, justiça social e ecologia. Posteriormente, foram acrescidas  desigualdade, vulnerabilidade, democracia, território, população ,de gênero e etnia.

Estas delimitações, de caráter amplo, foram tomadas a partir do entendimento de que o campo da Saúde  Coletiva encontra-se historicamente demarcado pelo compromisso ético com a solidariedade, a justiça, a equidade e a democracia, vinculando-se prioritariamente a grupos sob  diferentes processos de exclusão  e às políticas a estes direcionados. O objetivo da tarefa  consistia na identificação de núcleos de categoriais que potencializassem a discussão de possíveis linhas de pesquisa
METODOLOGIA:

 

As palavras chaves definidas como filtro foram aplicadas ao  site da universidade Federal do Rio Grande do Sul,no item destinada a pesquisa. Ali ,encontra-se o conjunto das informações fornecidas diretamente pelos pesquisadores. O levantamento das palavras chave foi realizado  nas opções “ Linha de Pesquisa” e “ Projetos de Pesquisa”.

 

Os Departamentos e coordenadores desses projetos foram identificados e organizados por Unidade. Observou-se o predomínio da Faculdade de Medicina, através do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e do Departamento de Medicina Social, e da Escola de Enfermagem, por intermédio do Departamento de Assistência e Orientação Profissional.  O Uni termos “ Saúde Coletiva “ teve 22  ocorrências no campo “área de conhecimento”.

RESULTADOS:

 

Foram 4 linhas  com  a palavra-chave saúde coletiva no campo “nome da linha de pesquisa e  94 projetos de pesquisa.As  palavras solidariedade, justiça social,desigualdade e democracia,não foram localizadas.Para ecologia, 35; território, 4;desenvolvimento regional,2; população,2 e vulnerabilidade, 1. Nas 35 linhas  relacionadas à ecologia , predominaram enfoques exclusivamente biológicos. Três das quatro linhas sobre território mostraram relação com a saúde ,duas na Faculdade de Arquitetura, e uma no Instituto de Artes.Em desenvolvimento regional, há uma linha , no Instituto de Geociências, e uma na Pós-Graduação em Economia. Para população, uma  das 2 linhas, , vinculada-se a Faculdade de Odontologia.  A linha vulnerabilidade, localiza-se na Faculdade de Medicina.

Em relação a projetos ,não foram localizados títulos com a palavra-chave justiça social. Os seguintes resultados foram obtidos para os outros termos:  população, 35; ecologia, 27; vulnerabilidade, 10; democracia, 6; território, 5; solidariedade, 3; desigualdades, 3;  e desenvolvimento regional, 1.

Nos 35 projetos relacionados à população verificou-se desde abordagens epidemiológicas e genéticas, até veterinárias e astronômicas. Para ecologia, predominaram temáticas biológicas . Em vulnerabilidade,  além de projetos vinculados à linha do  Pós-Graduação em Ciências Médicas: Pediatria, as investigações não utilizavam a mediação da saúde coletiva. Para democracia, território e desenvolvimento regional,ocorreu o   mesmo .

CONCLUSÃO:

 

Da análise do levantamento realizado, destacam-se as diferenças entre as competências conceitual/teórica  e sistêmica dos diferentes grupos de pesquisa.O levantamento evidenciou dispersão e a pequena de articulação da produção  de pesquisa no campo da saúde coletiva para além dos termos conceituais presentes na tradição da área saúde coletiva como campo de conhecimento.Os uni termos escolhidos,dadas as suas  dimensões macro sociológicas e amplitude conceitual podem ter excluído da busca,pesquisas que não compartilhem deste tipo de abordagem. Recomenda-se revisão dos uni termos em estudos posteriores.

 

Palavras-chave: Saude Coletiva, Pesquisa em saude coletiva, saúde.