61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
AVALIAÇÃO DOS CONSTITUINTES VOLÁTEIS DOS GALHOS DE Protium subserratum E P. nitidifolium (BURSERACEAE)
Loretta Ennes de Carvalho 1
Lyege Amazonas Maciel Magalhães 1
Maria da Paz Lima 1
Marcia Ortiz Mayo Marques 2
Roselaine Facanali 2
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (CPPN -INPA)
2. Instituto Agronôminco de Campinas - IAC
INTRODUÇÃO:
A família Burseraceae, entre outras famílias botânicas, apresenta um alto potencial de óleos essenciais e no Brasil é representada pelos gêneros Protium, Crepidospermum, Tetragastris, Trattinnicckia, pertencentes à tribo da Protieae; Bursera (tribo Boswellieae); Dacryodes (tribo Canarieae). Exceto Bursera, os demais gêneros ocorrem na Reserva Florestal Adolpho Ducke, no Amazonas, representados por 42 espécies, sendo Protium o mais abundante, incluindo Protium nitidifolium (Cuatrec.) D.C. Daly e P. subserratum (Engl.) Engl, encontradas nos diferentes tipos de habitats da Reserva e apresentam registros de ocorrência em outras regiões na América do Sul. Protium nitidifolium (sin. Paraprotium nitidifolium) ocorre na Amazônia brasileira (Acre, Rondônia e Roraima), na Colômbia, Peru e Suriname. Protium subserratum (Engl.) Engl (sin. Icicopsis subserrata) também pode ser encontrada no Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Considerando a disponibilidade de espécies de Protium na Reserva Ducke, selecionou-se para estudo do óleo essencial os galhos de P. subserratum e P. nitidifolium a fim de contribuir para o conhecimento químico da Flora Amazônica.
METODOLOGIA:
Os galhos foram coletados em indivíduos marcados e previamente identificados. Os materiais vegetais foram secos à temperatura ambiente, moídos e submetidos à extração por hidrodestilação em aparelho tipo Clevenger, por cerca de 4 horas. As análises dos óleos foram realizadas em Cromatógrafo a Gás acoplado a Espectrômetro de Massas (Shimadzu, QP-5000), equipado com coluna capilar DB-5 (30m x 0.25mm × 0.25μm); Gás de arraste: He (fluxo de 1,0 mL/min); Injetor: 240ºC; Detector: 230 ºC; Impacto de Elétrons: 70 eV; Split: 1/20; Programa de Temperatura: 60ºC-240ºC, 3ºC/minuto. Volume de Injeção: 1μL de solução (1μL óleo essencial/1mL acetato de etila). A identificação das substâncias foi efetuada através da comparação dos seus espectros de massas com o banco de dados do sistema CG-EM (Nist 62 lib.) e índice de retenção de kovats.
RESULTADOS:
Os rendimentos dos óleos foram em torno de 0,1%. O óleo essencial dos galhos de P. nitidifolium apresentou somente sesquiterpenos oxigenados, com predominância de espatulenol (22,35%), óxido de cariofileno (15,31%) e epi-α-cadinol (3,58%). No óleo de P. subserratum identificou-se sesquiterpenos oxigenados e não-oxigenados, cujos principais representantes foram espatulenol (10,89%), α-copaeno (4,12%), -muuroleno (2,51%) e α-eudesmol (2,37%). Estudos prévios com óleos essenciais obtidos dos galhos de espécies de Protium ocorrentes na Reserva Ducke mostram a predominância de sesquiterpenos, exceto em P. hebetatum. No presente estudo, a percentagem de espatulenol foi relativamente alta comparada ao reportados em galhos de Protium. Na maioria dos estudos com espécies de Protium da Reserva, a presença de óxido de cariofileno tem sido detectada entre 10-15% nos galhos.
CONCLUSÃO:
Estes são os primeiros relatos sobre a constituição química dos óleos essenciais destas espécies. Nenhum monoterpeno foi detectado nos óleos de P. nitidifolium e P. subserratum. Nota-se, ainda, que há predominância de sesquiterpenos oxigenados no óleo essencial dos galhos de P. nitidifolium.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Óleo essencial, Protium, Óxido de Cariofileno.