61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PROMOVENDO AGENTES SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA
José Edson de Lima Torres 1
Thiago Vinicius de Sousa Souto 2
Alexandro Cardoso Tenório 3
1. Graduando em Engenharia Florestal e Licenciatura em Ciências Agrícolas/UFRPE
2. Pós-graduando em Ensino das Ciências/UFRPE
3. Professor Orientador, Departamento de Educação/UFRPE
INTRODUÇÃO:

O Programa Escola Aberta criado pelo MEC com propósito de promover a inclusão social em comunidades populares realiza oficinas sócio-educativas em escolas da rede pública nos fins de semana. Em forma de extensão universitária na UFRPE, o Programa Conexões de Saberes em parceria com o Escola Aberta tem a perspectiva de levar universitários oriundos de espaços populares de volta as suas comunidades de modo a realizar atividades de cunho educacional, tendo as questões ambientais como eixo estruturador. Com enormes intervenções ambientais feitas pelo homem ao longo de sua existência, sem a devida consciência da degradação do seu meio, é evidente a necessidade da prática da educação ambiental, como forma de sensibilização do homem e para que este se torne agente atuante na transformação do seu habitat de forma sustentável. Diante dessa prerrogativa, o objetivo da presente comunicação é refletir sobre as atividades e objetivos de uma oficina para o Escola Aberta, sugerindo uma abordagem para a educação ambiental dentro da escola pública, promovendo novos agentes multiplicadores ambientalmente responsáveis. Ressaltamos a característica contextualizadora das intervenções dentro do projeto, como ferramenta para aproximar os indivíduos das questões ambientais evidentes na sua realidade.

METODOLOGIA:

As oficinas do projeto de educação ambiental foram realizadas durante os sábados no período de 13/09 a 06/12 de 2008, em uma escola municipal do Recife/PE, em parceria com o Escola Aberta. As atividades desenvolvidas no projeto foram: 1) Trilha Ecológica feita num resquício de Mata Atlântica que fica no entorno da comunidade, com o intuito de observar o equilíbrio do ecossistema local, contrapondo-se com o risco que a degradação pode causar a este e a manutenção da qualidade de vida; 2) Caminhada na Comunidade para identificar os problemas ambientais da mesma; 3) Aula Passeio do Projeto Barco Escola da Prefeitura do Recife, proporcionando uma visão ampla das questões ambientais e da interferência humana sobre a natureza em outras realidades, incluindo contexto histórico-cultural; e 4) Oficinas de Reciclagem e Artesanato mostrando alternativas de uso dos materiais recicláveis. Todas as nossas atividades foram registradas com máquina fotográfica. As questões relativas ao desenvolvimento humano, como cidadania e direitos humanos, foram trabalhadas de forma transversal. O público participante foram jovens entre 09 a 14 anos da escola e/ou comunidade, além da participação de algumas mães dos jovens envolvidos.

RESULTADOS:

As atividades desenvolvidas no projeto abordaram conteúdos conceituais e procedimentais de tópicos da educação ambiental, dando ênfase a contextualização da questão de problemas ambientais da localidade como forma de desenvolver conteúdos atitudinais. Observou-se durante e após a execução do projeto o envolvimento e a perspectiva de pertencimento dos jovens com relação a sua comunidade e seus valores sociais, na medida em que eles iam tendo conhecimento dos problemas locais, buscavam atuar para que outros percebessem sua ação, e de forma indireta, chamar novos componentes para o grupo. Durante a execução das atividades eles se mostravam mais empenhados e motivados a buscar novos saberes. Os resultados dessa ação foram expostos na feira de conhecimentos realizada pela direção da escola em dezembro de 2008, onde mostramos os diferentes tipos de lixo e a importância da coleta seletiva, e ainda foi exposta a produção do grupo com os materiais recicláveis em forma de artesanato. A culminância do projeto deu-se na montagem de um jornal informativo do Escola Aberta, com base nos relatos do grupo, destacando a interação da universidade/comunidade/escola uma ação extensionista de enriquecimento para os diferentes ambientes envolvidos.

CONCLUSÃO:

A implantação do projeto voltado à educação ambiental na escola pública em questão, viabilizou aos jovens a construção de idéias que os levam a refletir em que situação encontra-se seu meio e com que se pode contribuir para a transformação desses espaços sociais. A partir da experiência relatada aqui, pudemos observar o quanto foi satisfatório a realização do trabalho, gerando resultados que mostram a ação conjunta de organizações sociais e a interação da comunidade, que cria perspectivas de se tornarem protagonistas de trabalhos que busquem melhorar a manutenção da vida, seja ela humana ou não. Da experiência podemos destacar que os resultados positivos foram favoráveis quando partimos de um diagnóstico na comunidade levando em conta a necessidades locais e buscar manter um diálogo entre os agentes envolvidos no projeto.

Instituição de Fomento: SECAD/MEC
Palavras-chave: Educação Ambiental, Programa Conexões de Saberes, Programa Escola Aberta.