61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CENTRAL DO EXTRATO ETANÓLICO DA CASCA DA GEISSOSPERMUM URCEOLATUM, A.H. GENTRY.
Suzana Oliveira Martins 1, 2
Antonio José Lapa 1, 2, 3
Thereza Christina Monteiro de Lima 4
1. Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA
2. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
3. Universidade Federal de São Paulo - EPM/UNIFESP
4. Universidade Federal de Santa Catarina - CCB/USFC
INTRODUÇÃO:

A Geissospermum urceolatum (Apocynaceae), conhecida popularmente como acariquara- branca, pau-pereira, quinarana, acariubarana, acarirana, pereira, pau-pereira, pau forquilha, é amplamente distribuída na Amazônia Central, Oriental e Guiana. Além da qualidade de suas madeiras, as cascas da espécie do gênero são usadas comumente na forma de infusões pela medicina popular da Região Amazônica para tratamento de dores no estômago, tontura, febre e como antimalárico. Em virtude disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar a possível atividade farmacológica do extrato etanólico da casca de Geissospermum urceolatum no Sistema Nervoso Central.

METODOLOGIA:

As cascas foram secas à temperatura ambiente, trituradas e extraídas com C2H5-OH, sob agitação/24h. Em seguida, foram filtradas, concentradas a vácuo e liofilizadas (rendimento 12%). Camundongos machos e fêmeas albinos Swiss (30-40g) (n=8/grupo) foram tratados com extrato etanólico (EETOH) da casca da G. urceolatum v.o., o grupo controle recebeu veiculo (H2O, 10mL/kg v.o) e o diazepam foi usado como padrão positivo (1,5mg/kg via i.p.).Os animais foram avaliados nos seguintes testes: observação geral de Irwin, labirinto em cruz elevado, teste do arame, temperatura corporal, sono etéreo, suspensão pela cauda e convulsão induzida por pentilenotetrazol (80mg/kg i.p.).  

RESULTADOS:

A observação dos animais no teste de Irwin (1g/kg), 30, 60 e 120 min após o tratamento com o EETOH não mostrou qualquer alteração comportamental e fisiológica evidente. Nos vários testes comportamentais o EETOH não produziu quaisquer efeitos significantes nos animais, mas no labirinto em cruz elevado (EETOH=33,87±8,87; C=9,33±4,21) há uma tendência a uma ação do tipo ansiolítica, na dose usada (100mg/kg v.o.). A temperatura corporal foi significativamente reduzida (EETOH=35,93±0,99; C=37,00±0,93), assim como a latência para imobilidade na suspensão pela cauda (EETOH=38,87±3,52; C=73,80±11,77).

CONCLUSÃO:

Considerando os resultados preliminares da dose teste (100mg/kg) para a avaliação da atividade central, os dados do extrato etanólico da casca da Geissospermum urceolatum sugerem um efeito ansiolítico para este extrato, justificando em parte a utilização popular da planta. Com a purificação deste extrato buscaremos identificar os princípios ativos e elucidar os mecanismos de ação envolvidos.  

Instituição de Fomento: CBA/UFAM/FAPEAM/CNPq
Palavras-chave: Acariquara-branca, Farmacologia , Plantas Medicinais.