61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
PARASITOSES INTESTINAIS NO MUNICÍPIO DE COARI, ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL: DIAGNÓSTICO PARASITOLÓGICO E EDUCAÇÃO SANITÁRIA
Marilaine Martins 1, 2
Alice Brito Brandão 1
Jancimara Banes Trindade 1
José Akikó Sakamoto Neto 1
Luciana Alves Rodrigues 1
Luene da Silva Costa 1
1. Escola Superior de Ciências da Saúde, Universidade do Estado do Amazonas / UEA
2. Gerência de Parasitologia, Fundação de Medicina Tropical do Amazonas / FMTAM
INTRODUÇÃO:
As infecções parasitárias estão entre as mais disseminadas entre as crianças em idade escolar que vivem em áreas pobres dos centros urbanos e zona rural dos municípios. Embora apresentem baixas taxas de mortalidade, as parasitoses intestinais ainda continuam representando um significativo problema de saúde pública, haja vista o grande número de indivíduos afetados e as várias alterações orgânicas que podem provocar, inclusive sobre o estado nutricional (Stephenson, 1987). Além dos efeitos patológicos diretos destes parasitas, as infecções helmínticas exercem importante influência sobre o estado nutricional, crescimento e função cognitiva de escolares de países subdesenvolvidos (WHO, 2000). O presente estudo objetivou conhecer a prevalência e a intensidade da infecção por parasitas intestinais de uma amostra de crianças residentes em no Município de Coari, Estado do Amazonas.
METODOLOGIA:

Foi realizado um estudo seccional descritivo, tomando-se uma amostra sistemática de crianças, da Escola Municipal de Ensino Infantil “Dirce Pinheiro” e da Escola Estadual “Francisco Lopes Braga”, localizadas na sede do Município de Coari – AM. Foram excluídos os alunos cujos responsáveis se recusaram a participar do trabalho. Inicialmente foram realizadas palestras educativas e profiláticas sobre as parasitoses com o corpo docente das escolas e os responsáveis dos alunos, nas quais foram distribuídos recipientes plásticos a frasco devidamente identificados para coleta de fezes para exame parasitológico, os quais foram recolhidos no dia seguinte para análise pelo método de sedimentação espontânea em água pela equipe. Realizou-se paralelo e simultaneamente exames clínicos sumários, verificando-se peso, altura, espessura da prega cutânea, situação das mucosas visíveis, pele, adenopatia cervical, esplenomegalia, hepatomegalia, ausculta cardíaca e pulmonar dos escolares. Além do recebimento do resultado laboratorial, entrega de medicamento e orientação terapêutica.

RESULTADOS:
Foram avaliadas 153 amostras fecais sendo 29 (19%) da Escola Estadual Francisco Lopes Braga e 124 (81%) da Escola Municipal de Educação Infantil Dirce Pinheiro, localizadas na sede do município de Coari – AM. Dessa amostragem 75 (49%) alunos eram do gênero masculino e 78 (51%) do gênero feminino. 150 (98%) das amostras foram positivas e 3 (2%) foram negativas.  Desses 64 (42,7%) crianças estavam infectadas somente por um parasito, enquanto 86 (57%) estavam infectadas por mais de dois parasitos. Entre os helmintos a maior prevalência foi de Ascaris lumbricoides com 105 (70%) de parasitados, seguido por Trichuris trichiura com 34 (22,7%), Ancylostoma spp com 16 (10,7%), Enterobius vermicularis com 5 (3,3%), Strongyloides stercoralis com 3 (2%) e Hymenolepis nana com 2 (1,3%). Entre os protozoários a maior prevalência foi para Giardia lamblia com 45 (30%) de parasitados, seguido por Entamoeba histolytica com 35 (23,3%), Entamoeba coli com 14 (9,3%) e Endolimax nana com 5 (3,3%). Foram avaliadas clinicamente 83 (66,9%) crianças e os principais sinais e sintomas clínicos observados foram manchas hipocrômicas difusas 41 (49,4%), Mucosas Hipocoradas 38 (45,8%), febre 18 (21,7%), diarréia 18 (21,7%), náusea 8 (9,6 %), vômito 8 (9,6 %), Cefaléia 24 (28,9%), dor abdominal 37 ( 44,6%), prurido 10 (12%), tosse 15 (18%). A terapêutica adotada foi realizado por Albendazol, Ivermectina, Praziquantel para helmintíase e Metronidazol para protozoários.
CONCLUSÃO:
Os índices parasitários obtidos indicam que apesar das parasitoses intestinais serem facilmente tratadas e prevenidas, a população estudada continua sendo alvo do descaso político das medidas de prevenção. A implantação e sucesso de políticas públicas que promovem o crescimento econômico, a melhor distribuição da renda e a universalização do acesso à educação e aos serviços de saneamento resultarão em completo controle das parasitoses intestinais no município de Coari-AM.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas / FAPEAM
Palavras-chave: Parasitoses, Crianças, Coari-AM.