61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
ADVÉRBIOS MODALIZADORES: UM ESTUDO FUNCIONALISTA  
Marcela de Lima Gomes 1
Ediene Pena Ferreira 1
1. Universidade Federal do Pará-UFPA/Campus de Santarém
INTRODUÇÃO:

Este trabalho analisa os advérbios modalizadores, ancorado no enfoque do paradigma funcionalista que concebe a linguagem como instrumento de comunicação e de interação social. Para Neves (2000), os advérbios a as locuções adverbiais modalizadoras correspondem a uma das muitas estratégias linguísticas que o falante usa, com o objetivo de marcar, imprimir sua atitude ao que ele próprio diz. Com base nessa concepção, propomos um estudo dos advérbios modalizadores em gêneros reportagem. O objetivo deste trabalho é mostrar a relevância dos advérbios modalizadores na linguagem, sobretudo no que se refere à atitude subjetiva do falante frente ao anunciado.

METODOLOGIA:
Para a análise dos advérbios modalizadores, constituímos um corpus de vinte textos do gênero reportagem extraídos de revistas de circulação nacional
RESULTADOS:
Os resultados preliminares apontam que os advérbios modalizadores mais utilizados nesse gênero são os do tipo asseverativo, como evidentemente, provavelmente, realmente e naturalmente.
CONCLUSÃO:

Desse modo, podemos concluir, dizendo que a categoria modalidade e, principalmente, os advérbios modalizadores são apenas um dos muitos meios, que nos validamos para imprimir marcas no enunciado.

Instituição de Fomento: CNPQ e FAPESPA
Palavras-chave: Funcionalismo;, advérbios modalizadores;, modalidade epistêmica e deôntica..