61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM PROJETO DE SUSTENTABILIDADE EM UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA.
Helton Kerlan Colares Vieira 1
Juliana Lima Albuquerque 1
Andréa Teixeira Pontes 1
Liduína Helena Cavalcante Lundgreen 2
Walter Frederico Cavalcanti Lundgreen 2
Sandro Thomaz Gouveia 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
2. ASSOCIAÇÃO QUINTAS DO LAGO RESIDENCIAL
INTRODUÇÃO:
Sustentabilidade é a capacidade de criar processos, produtos, serviços, cultura, enfim, tudo que possa ser construído ou re-construído de forma a não causar impacto negativo ao planeta. O desenvolvimento de ações sustentáveis vem sendo cada vez mais frequente, com a elaboração de conjuntos de propostas a serem realizadas. Entretanto, a sustentabilidade tem sido muito empregada sob os aspectos de meio ambiente e economia, estando a maior quantidade de ações, nesse tema, nas áreas agro-florestais e industriais. Contudo na questão urbana, sobretudo, na questão domiciliar, ainda necessita de novas experiências, pois as existentes são ações esporádicas envolvendo temas específicos como coleta seletiva de lixo, reuso de água e readequação elétrica. Em geral experiência uniu domiciliar, havendo, portanto a necessidade de estudos envolvendo uma abrangência maior como uma comunidade ou um bairro. Desta forma, foi elaborado um estudo visando à elaboração e implantação de um projeto de sustentabilidade em um conjunto de residências. Neste caso, utilizou-se um condomínio residencial da Região Metropolitana de Fortaleza, onde se procurou trabalhar os aspectos sociais, econômicos e ambientais.
METODOLOGIA:
O trabalho desenvolvido pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Química da Universidade Federal do Ceará, juntamente com moradores foi realizado em um condomínio constituído por 288 lotes, sendo 93 moradias instaladas, com uma área verde de aproxim. 50.000m2, contendo vegetação nativa e um lago. Os estudos preliminares contaram com visitas técnicas e reuniões com a direção do condomínio, para estabelecer metodologias de trabalhos e detectar os problemas e as fontes impactantes. Posteriormente, foi elaborado um plano de ação a serem realizado. Optou-se pela realização de algumas ações no condomínio enquanto o projeto era elaborado, facilitando assim a adequação das idéias elaboradas com a condição real de execução. O projeto proposto conta com cinco vertentes: Lixo e Rejeitos, Ambientação, Gerenciamento, Energia e Educação. Algumas ações foram realizadas como: mudança na logística de recolhimento e destino do lixo, implantação da coleta seletiva, criação de uma estação de tratamento de resíduo (ETR), ações educativas com funcionários do condomínio e das residências, estudo de compostagem e reuso do lixo verde, elaboração de planilhas de acompanhamento, aquisição de materiais e equipamentos e estudos da flora e fauna.
RESULTADOS:
A pesquisa de viabilidade possibilitou a elaboração de um documento de 70 páginas, no qual estão contidas fundamentações a respeito do conceito de sustentabilidade, diagnóstico do ambiente do condomínio e propostas de ações nas cinco vertentes, sendo considerando as condições ambientais, sócio-econômicas, culturais e recursos financeiros. Com caráter pioneiro, o projeto foi iniciado em 2007, apresentou resultados em diferentes ações implementadas. Mudanças significativas foram realizadas na questão do Lixo e Rejeitos, prioridade inicial do projeto, tais como: redução da frequência de coleta diária nas residências de três para uma, comercialização de 12 toneladas de lixo, estudos de compostagem para o resíduo orgânico, melhoria nas condições de trabalho dos funcionários, criação e construção de uma ETR. Os recursos envolvidos como recita para o associação foi da ordem de R$10.000,00 entre diminuição de despesas e geração de receitas. Na educação ambiental foram realizadas entrevistas, elaboração de folhetos, mini curso e palestras técnicas. Quanto à Ambientação, a horta se mostrou como uma ótima forma de inclusão de moradores no projeto, já que muitos a consideram como área de maior interesse. A fauna e a flora do local está em fase de estudo por uma equipe de biólogos.
CONCLUSÃO:
O projeto de sustentabilidade elaborado pode ser classificado como um desafio, já que atua em diferentes áreas do conhecimento e busca se inserir de forma contundente em uma comunidade existente. A ausência de modelo descrito na literatura, fez com que um novo modelo de sustentabilidade fosse desenvolvido, possibilitando uma interação entre a Universidade e a comunidade, podendo inserir o conceito de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que cada uma destas vertentes pôde ser explorada na sua execução. Lembrando que ainda, que o projeto está em andamento e que estão previstas a atuação de estudantes de agronomia, engenharia civil, engenharia elétrica, entre outros. Vale salientar, que todo o recurso obtido na venda dos recicláveis foi revertido para a manutenção do próprio projeto, tornado sustentável economicamente. Para àqueles que participaram de sua elaboração e execução, o projeto se mostrou como uma ótima fonte de pesquisa tendo em vista, a permissibilidade em aplicar diferentes conceitos acadêmicos em uma unidade urbana existente.
Instituição de Fomento: SESu/MEC
Palavras-chave: projeto sustentável, sustentabilidade, coleta seletiva.