61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
IMATUROS de Chironomidae em carcaça de suíno Sus scrofa Linn. parcialmente submerso em um igarapé no município de Manaus, Amazonas, Brasil
Aldenira Oliveira da Silva 1
Arlindo Serpa-Filho 2
Ruth L. Ferreira-Keppler 1
Neusa Hamada 1
Claudimir de Menezes Campos 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
2. Fundação Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:

A Classe Insecta constitui a maior porção da fauna decompositora de cadáveres, e o conhecimento destas espécies é muito importante para a medicina-legal, pois podem ser utilizados com ferramenta, visando a estimativa do intervalo pós-morte (IPM). No Brasil não existe pesquisas na área de entomologia forense envolvendo ambientes aquáticos. Os Chironomidae nesses sistemas, são abundantes e muitas vezes os primeiros colonizadores de novos habitats, sendo que o arranjo da sua composição muda em dependência das condições do habitat e ao longo do tempo. Os imaturos de Chironomidae podem ocupar posição importante na dinâmica trófica de ecossistemas aquáticos de água doce, devido a sua abundância e o papel na reciclagem de nutrientes nos sedimentos. Além disso, como eles têm um ciclo de vida suficientemente longo e movem-se pouco, integram-se bem nos vários processos biológicos aquáticos e podem servir como indicadores de condições ambientais.

METODOLOGIA:

Com o objetivo de estudar a fauna de Chironomidae foi utilizado um cadáver de suíno Sus scrofa e observado seus diferentes estágios de decomposição: (1) fresco submerso, (2) flutuação inicial, (3) deterioração de flutuação e (4) deterioração inchada, (5) restos flutuantes e (6) restos submersos. Para isso, o mesmo foi sacrificado e colocado em uma gaiola de ferro, parcialmente submersa em um igarapé de água corrente da Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus/AM. As coletas foram realizadas em julho e agosto/2008 (período seco). As larvas de Chironomidae foram coletadas manualmente, com auxilio de pinças entomológicas e posteriormente individualizados ainda vivos em copos plásticos e alimentados com partes do suíno, até a emergência do adulto. Todo o material coletado foi identificado até o nível genérico e posteriormente será identificado até espécie, descrito e depositado na Coleção de Invertebrados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.

 

RESULTADOS:

Das larvas individualizadas, foram identificados 199 exemplares de Chironomidae, sendo 98 Chironomus sp., 63  Phaenopsectra sp., 21 Tribelos sp., 9 Polypedillum sp., 3 Polypedillum gr fallax, 1 Chironomus gr. longipes, 1 Beardius, 1 Parachironomus sp. e 1 Aeshum sp. Enquanto a carcaça esteve fresca até a fase de inchamento, não houve larvas, de Chironomidae; apenas nas fases de restos flutuantes e restos submersos. Os espécimes coletados estão em fase de determinação específica.

CONCLUSÃO:

Há espécies de Chironomidae se alimentando de cadáver de suíno em decomposição, em ambiente lótico em um igarapé de floresta. Esses indivíduos podem ser considerados potenciais ferramentas como indicadores forenses, sendo necessário mais estudos visando o conhecimento das espécies comuns a estes tipos de substratos, da estrutura da comunidade neste tipo de substrato e de aspectos biológicos e ecológicos nos diferentes períodos sazonais e ambientais.

Instituição de Fomento: INPA, FAPEAM, CNPq
Palavras-chave: carcaça de suíno, Chironomidae, entomologia forense.