61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
DIVERSIDADE E ABUNDÂNCIA DE CULICOIDES (DIPTERA: CERATOPOGONIDAE) NO ALTO RIO NEGRO
Luciene Gimaque da Silva 1
Eloy Guillermo Castellón Bermúdez 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INTRODUÇÃO:
Os insetos do gênero Culicoides Latreille, 1809 são pequenos dípteros da família Ceratopogonidae. São conhecidos por várias designações em diferentes países; no Brasil recebem os nomes de “maruins”, “mosquitos pólvora” e “mosquitos do mangue” (Forattini et al., 1958). No Brasil os estudos sobre essa família iniciaram-se com Goeldi (1905) e Lutz (1912, 1910, 1914); Costa Lima (1937); Barbosa (1943, 1947, 1952); Barreto (1944); Lane (1947a, 1947b) que descreveram espécies de Culicoides, revisados por Forattini (1957).  Tavares & Pereira (1978) e Tavares & Souza (1979) realizaram levantamento e estudaram Culicoides no estado Rio de Janeiro. Wirth & Blanton (1973) fizeram uma revisão dos Culicoides da Bacia Amazônica, com a descrição de novas espécies, distribuição geográfica, nomes válidos, sinonímias e elaboraram uma chave para as espécies da região. Spinelli & Wirth (1984, 1986) descreveram e registraram espécies novas de Culicoides, dando sua distribuição geográfica, ao sul da Bacia Amazônica. Mas recentemente, Castellón (1990); Castellón & Ferreira (1991); Castellón et al. (1990) e Verás & Castellón (1998a, 1998b) estudaram aspectos ecológicos dos Culicoides na Amazônia brasileira e Trinidade e Gorayes (2005) realizaram levantamento de espécies de Culicoides em áreas costeiras do Estado do Pará.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado na bacia hidrográfica do Rio Negro, local denominado “Cabeça do Cachorro”; Em terras indígenas do alto e médio Rio Negro, Rio Içana e Rio Xiê, São Gabriel da Cachoeira, Camanaus, Perimetral Norte Br-307, Santa Isabel do Rio Negro, Toototobi, Estado do Amazonas. As coletas foram realizadas com armadilhas luminosas tipo CDC colocadas em áreas peridomiciliares e na floresta, a diferentes alturas, e no horário das 17h00min ás 06h00min. O material entomológico coletado foi transportado em vidros com álcool a 70%, para o Laboratório de Insetos Sinantrópicos do INPA, onde, foram triados preparados e dissecados os Culicoides capturados e identificados em nível de espécie.
RESULTADOS:
Foram identificados 674 espécimes de 15 espécies nas diferentes localidades, além do gênero Leptoconops spp.. Do total de espécies de Culicoides, C. hylas foi o mais coletado, em seguida de C. paraensis, C. propriipennis e C. lahillei. As espécies menos coletadas foram C. acotylus,C. todatangae com um espécime e C. caprilesi, C. foxi com dois espécimes. C. acotylus, C. glabrior, C. hylas,C. insignis,C. lahillei, C. limai, C. propriipennis, C. spurius, C. wallacei foram registrados pela primeira vez no Estado do Amazonas. C. caprilesi foi coletada no Vaulpes na Colômbia, infectado com Mansonella ozzardi (Wirth & Blanton, 1973) e C. paraensis foi coletado infectado com M. perstans (Py-Daniel, com. Pess.) no alto Rio Negro e Içana.
CONCLUSÃO:
Pela primeira vez foi realizado um levantamento de espécies de culicóides da bacia do Rio Negro. Duas espécies de alta importância médica, foram encontradas: Culicoide caprilesi e Culicoide paraensis, além disso, foram registrados pela primeira vez nove espécies para o Estado do Amazonas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Culicoides, Levantamento, Alto Rio Negro.