61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
CADERNOS ELETRÔNICOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O CURSO DE PEDAGOGIA
Aline Rodrigues 1
Ediana Strelow Soares 1
Luciana Machado Lopes 1
Luzia Camila Mota de Carvalho 1
Valéria Borges Pereira 1
Ilma Rodrigues de Souza Fausto 1
1. FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANA - UNIJIPA
INTRODUÇÃO:

Os Cadernos Eletrônicos são publicações do "Programa Acessa São Paulo de Inclusão Digital", do Governo do Estado de São Paulo, disponíveis nos formatos: PDF (leitura e cópia) e HTML. Os temas de informática disponíveis são: Caderno 1 – Como usar e gerenciar seus e-mails;  Caderno 2 – Editoração e Processamento de Texto; Caderno 3 – Planilha eletrônica e gráficos; Caderno 4 – Navegação e pesquisa na internet; Caderno 5 – Publicação de conteúdo na Internet; Caderno 6 – Uso de impressora e tratamento de imagem;  Caderno 7 – Comunidades virtuais - listas, chats e outros; Caderno 8 – Navegação segura; Caderno 9 – Multimídia – vídeo e áudio no computador;  Caderno 10 – Web 2.0. Aplicativos on-line. Os Cadernos Eletrônicos são direcionados aos monitores, usuários e o público em geral de laboratórios de informática ou infocentros, de fácil leitura e com várias dicas e sugestões sobre cada tema. Seu objetivo é desenvolver diferentes competências nas áreas de informática e Internet, e contribuir para a inclusão digital.

METODOLOGIA:

No curso de Pedagogia da UNIJIPA, na disciplina de Informática na Educação, os cadernos foram apresentados aos acadêmicos no formato de trabalho, no qual cada grupo deveria abordar um caderno. A escolha de cada tema ficou a cargo dos próprios alunos. Estes deveriam ministrar uma aula prática com o material, sem nenhum tipo de entrega impressa de trabalho. Contudo, ao final os acadêmicos deveriam preencher o formulário de análise dos cadernos eletrônicos, oportunizando ao professor o feedback da aprendizagem.

RESULTADOS:

Os resultados desta metodologia para a disciplina de Informática Educativa foi interessante, pois grande parte dos alunos já está aplicando o conteúdo aprendido no momento das “aulas dos cadernos”. É oportuno registrar que os acadêmicos buscaram dicas também em outros materiais, o que tornou o momento da aula prática muito mais proveitosa para os demais.

CONCLUSÃO:
Houve diversos questionamentos, muitas dúvidas foram sanadas e, além disso, o projeto constata que a grande maioria dos acadêmicos criou seus blogs, participam de alguma comunidade de aprendizagem, confeccionam trabalhos utilizando o Movie Maker, trabalham com o tratamento de imagens, utilizam no dia-a-dia a atualização do antivírus e conseguem gerenciar e compartilhar os arquivos de emails através da Web 2.0, que até então era algo distante da realidade da sala.
Palavras-chave: Cadernos Eletrônicos, Alunos, Metodologia.