61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
UESB - VESTIBULAR 2009
Reginaldo Pereira Costa 1
1. Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia - UESB
INTRODUÇÃO:

O Vestibular-UESB 2009 é o primeiro da instituição em que os candidatos puderam optar por cotas sociais e étnicas, e foi este o motivo que me incentivou na pesquisa deste trabalho. E é esta a única forma de se ter acesso ao curso de graduação, fator de análise deste trabalho, mais específico as licenciaturas. Para analisar a prova de Matemática do vestibular citado, levo em consideração os candidatos convocados para os cursos de Biologia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia, que são as licenciaturas do campus de Vitória da Conquista. A análise leva em consideração o grau de dificuldade das questões, sua relação com o curso do optante e os erros cometidos pelos candidatos que de certa forma, na maioria das vezes não afetará o bom desempenho dos alunos no decorrer do curso.

METODOLOGIA:

Inicialmente todas as questões foram respondidas, analisadas as possíveis formas de resolução e verificado os pré-requisitos necessários para obtenção da resposta correta. Assim foi encaminhado aos alunos regularmente matriculados no 1° semestre dos sete cursos de licenciatura para que os mesmos tentassem resolver e relatar suas dificuldades na resolução apontando o motivo. Optei por estes cursos por ser educador e me preocupar com os problemas que todos os alunos enfrentam no decorrer de sua vida estudantil quando não tem as habilidades que a Matemática exige.

RESULTADOS:
Os dados revelam inicialmente que o processo de acesso a uma IES não é o mais adequado para se obter os alunos com o perfil que cada curso deseja. As questões de Matemática exigem dos candidatos aos cursos de Biologia, Geografia, História, Letras e Pedagogia, muito tempo para resolução, tempo este que poderia ser utilizado para ser aplicado na resolução de questões direcionadas ás suas áreas, perguntas específicas. As dúvidas, as dificuldades na resolução não se diferem entre os cursos acima citados e tão pouco dentro de cada curso.
CONCLUSÃO:

Sabe-se da expressão: “a Matemática é um bicho de cabeças”. Mas qual o motivo que leva a se ter esta idéia? Ficou verificado que como temos nossas limitações e habilidades que diferem uns dos outros, e que são fatores relevantes na escolha da profissão, é, portanto aconselhável que se utilize das afinidades dos candidatos aos cursos e se elabore provas diversas para cursos de áreas diferentes. O vestibular da forma que é aplicado demonstra que nada prova, ou prova o mínimo possível necessário para se obter o objetivo desejado.

Palavras-chave: Vestibular, Matemática, Licenciaturas.