61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
O CONHECIMENTO LOCAL DOS PESCADORES SOBRE O MOVIMENTO MIGRATÓRIO DO JARAQUI (Semaprochilodus spp.) NO COMPLEXO LAGO GRANDE DE MANACAPURU, AM.
Fabiana Calacina da Cunha 1
Maria Gercilia Mota Soares 1
Sérgio Roberto Moraes Rebelo 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INTRODUÇÃO:

Na Amazônia muitos peixes realizam movimentos migratórios de alimentação, reprodução e dispersão e esses movimentos são relevantes para a pesca na região. Mas, ainda são escassas as informações que levem a elucidação dos deslocamentos dos peixes em lago de várzea. A maioria das informações está concentrada nos Siluriformes, bagres migradores (piramutada, dourada) e alguns Characiformes (curimatã, tambaqui e jaraqui). Estudos levando em consideração o conhecimento local de pescadores sobre os peixes têm demonstrado uma riqueza de informações sobre os mais variados aspectos, inclusive sobre a sua migração. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo investigar o conhecimento local dos pescadores acerca do movimento migratório do jaraqui no complexo lago Grande de Manacapuru, AM, BR.

METODOLOGIA:

 O estudo foi realizado nos lagos São Lourenço e Jaitêua que integram o complexo lago Grande de Manacapuru, Manacapuru, AM, cerca de 84 km da cidade de Manaus. Ambos são lagos de várzea, sujeitos a grande variação do nível das águas com períodos definidos de enchente, cheia, vazante e seca. A coleta das informações foi realizada nas Comunidades: Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Assembléia de Deus, Tradicional, Santo Antonio, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Aparecida no período de outubro de 2006 a março de 2008. Durante esse período foram realizadas as entrevistas, mapas cognitivos e a aplicação de formulários (N= 25). O georeferenciamento da rota migratória mais citada foi realizado através do GPS (Global Positioning  System) junto com os pescadores que indicaram os ambientes onde os peixes ficam, por onde passam, de onde que eles vem, qual o destino. Posteriormente esses dados foram transferidos para o programa GPS TrackMaker e para assim identificá-los e gerar o mapa da localidade com a rota migratória do jaraqui.

 

RESULTADOS:

A rota migratória para os jaraquis (Semaprochilodus spp) no complexo lago Grande de Manacapuru ocorre entre abril e maio. No lago Grande os peixes entram no complexo via lago de São Lourenço que é conectado ao rio Manacapuru e se dispersam na floresta alagada, nos furos e igarapés conectados com os lagos de São Lourenço e Jaitêua. Depois de cerca de 3 meses nas florestas alagadas, se alimentaram intensamente, os jaraquis se deslocam para fora dessas áreas em direção ao rio Solimões. De acordo com os pescadores é fácil perceber o movimento dos jaraquis que vem das florestas alagadas passando por 3 principais furos e 1 igarapé: Furo do tigre, Furo do Cumaru, Furo do Bode e o Igarapé do Acarí que dão acesso a localidade de Jaiteua de Baixo. Depois continuam pelos furo do Acarí, Igarapé da Canarana, Igarapé da Terra Preta, seguindo pela Boca do Furo do Tigre. Os jaraquis passam pela ilha do Val, Igarapé do Siglóia, pela Ponta do Seu Toti para chegar ao Paranã do Jaitêua e passar pela parte mais funda do sistema, Mãe do Rio. Finalmente, seguem pela Boca do Jaiteua até chegarem na Boca do rio Manacapuru (encontro dos rios Manacapuru e Solimões). Esse local é identificado como um dos principais locais de entrada e saída de peixes e assim chegar ao rio Solimões.

CONCLUSÃO:

Os pescadores do complexo lago Grande de Manacapuru detalharam o movimento migratório do jaraqui denominado localmente de baixada do peixe gordo que ocorre entre os meses de abril e maio. Nesses meses os jaraquis se deslocam na área alagada passando por furos e igarapés que integram o complexo lago Grande de Manacapuru em direção ao rio Solimões. Esses movimentos são importantes para a pesca local. Nesse contexto gerar informações sobre movimentos migratórios com os pescadores é fundamental, pois estes possuem o conhecimento particular sobre o ambiente bem como da fauna íctica do complexo lago Grande Manacapuru. E este conhecimento pode contribuir para ações de manejo que levem em consideração a relação entre o homem e ambiente e o uso dos recursos de forma sustentável.

Instituição de Fomento: MCT/ CNPq/ PPG7 /PIATAM
Palavras-chave: lago de várzea, conhecimento tradicional, migração de peixes.