61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
QUÍMICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Trichilia pallida E T. micrantha (MELIACEAE)
Lyege Amazonas Maciel Magalhães 1
Maria da Paz Lima 1
Marcia Ortiz M. Marques 2
Roselaine Facanali 2
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
2. Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
INTRODUÇÃO:
O gênero Trichilia (Meliaceae) é representado por aproximadamente 300 espécies distribuídas na América tropical, África e região Indo-Malaio. Uma das espécies mais conhecidas neste gênero é T. catigua, popularmente conhecida como catuaba ou catiguá, devido ao uso intenso como purgativo, anti-reumático, tônico para tratamento de estresse e impotência sexual além do uso como inseticida. As atividades antidepressiva, antiinflamatória e de relaxamento muscular foram comprovadas farmacologicamente. O potencial inseticida tem sido encontrado em extratos brutos de várias espécies contra Peridroma saucia, Spodoptera litura, S. frugiperda e Acalymma vittalum. Outros exemplos de atividade biológica em extratos de Trichilia foram verificados em T. glabra com atividade antiviral e T. rubra como antiplaquetária. Nos estudos fitoquímicos com espécies deste gênero foram identificados limonóides, cumarinas, terpenos, esteróides, lignanas e aminoácidos, no entanto poucos estudos foram relatados quanto aos componentes voláteis. Neste contexto, este trabalho apresenta os estudos com voláteis das espécies T. pallida e T. micrantha.
METODOLOGIA:
As folhas e galhos de Trichilia pallida e galhos de T. micrantha foram coletados na Reserva Florestal Ducke (AM-010, Km 26), secos, moídos e submetidos a hidrodestilação em sistema do tipo Clevenger por um período de 4 horas. Os óleos obtidos foram acondicionados em ampolas apropriadas as quais foram guardadas em ambiente refrigerado. A identificação das substâncias foi conduzida em cromatógrafo gasoso acoplado a espectrômetro de massas (CG-EM, Shimadzu, QP-5000), dotado de coluna capilar de sílica fundida OV-5 (30m x 0,25mm x 0,25μm), operando por impacto de elétrons (70eV.). Para identificação dos componentes voláteis, comparou-se os espectros de massas com o banco de dados do sistema CG-EM (Nist. 62 lib.) e literatura e índice de retenção de Kovats.
RESULTADOS:
As folhas e galhos de T. pallida fornececeram os rendimento de óleos essenciais 0,33 e 0,13% e nos galhos de T. micrantha o rendimento foi de 0,17%. No óleo das folhas de T. pallida foram identificados 97,12 % dos seus constituintes, sendo 12 sesquiterpenos (3 oxigenados) e 1 diterpeno (kaureno com 2,15%). Os componentes majoritários foram o trans-cariofileno (52,08%), α-copaeno (19,44%) e óxido de cariofileno (12,87%). Nos galhos, 89,57% dos constituintes do óleo foram identificados, sendo o óxido de cariofileno o componente predominante com 87,86% seguido apenas pelo α-copaeno com 1,71%. A composição do óleo das folhas de T. pallida de ocorrência no Amazonas difere da relatada em um indivíduo coletado no estado do Paraná, cujos componentes majoritários identificados foram o α-selineno (29,65%), viridifloreno (14,29%), α-copaeno (13,17%), δ-cadineno (8,56%) e trans-cariofileno (6,96%). No óleo dos galhos de T. micrantha foi possível identificar 71,06% dos seus constituintes: 15 sesquiterpenos (5 oxigenados). O constituinte com maior teor nesse óleo foi o α-santaleno (24,66%), seguido pelo espatulenol (10,12%), óxido de cariofileno (9,43%) e drima-7,9(11)-dieno (7,98%).
CONCLUSÃO:
Este trabalho mostra diferença significativa da composição química das folhas de T. pallida coletada no estado do Paraná e coletadas no Amazonas. A composição dos óleos dos galhos de T. pallida e T. micrantha está sendo apresentado pela primeira vez neste trabalho, contribuindo assim, para o conhecimento químico do gênero Trichilia no Amazonas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Sesquiterpenos, trans-cariofileno, α-copaeno .