61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 1. Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
  A IMAGEM DE BELÉM E DO LAZER SOB O OLHAR DA POPULAÇÃO.
Dalva de Cássia Sampaio dos Santos 1
Voyner Cañete Ravena 1
1. Universidade da Amazônia/UNAMA
INTRODUÇÃO:
O lazer como fenômeno tipicamente moderno teve um crescimento acelerado juntamente com o processo de industrialização e urbanização das cidades. As políticas públicas no Brasil reconhecem-no enquanto direito social, mas ainda é um desafio a sua efetivação nas cidades de forma que atenda aos interesses dos cidadãos. Esses, nem sempre são consultados, suas opiniões não são consideradas em processos decisórios sobre o planejamento da cidade, para se erguer ou demolir um equipamento e/ou espaço de lazer na cidade. Neste sentido este estudo pretendeu identificar a visão da população sobre o Lazer em Belém do Pará, de que forma visualizam espaços, se identificam e que significados o lazer tem para a população.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, sobre os procedimentos de campo na pesquisa antropológica com populações urbanas. A coleta de dados se deu de duas formas: a) entrevista escrita do tipo semi-estruturada, onde 20 pessoas responderam; b) mensagens via internet, postadas nos fóruns de debate das comunidades “Belém” e “Belém do Pará”, pertencentes ao site de relacionamento Orkut essas comunidades apresentavam até a época da coleta de dados mais de 74 mil membros, onde a maioria de seus participantes são jovens e adultos. Na coleta foram consideradas as mensagens postadas até 05 de setembro de 2008, nos fóruns que provocaram a opinião pública sobre o amor à cidade de Belém, reconhecimento de lugares e formas de uso de seus lugares para o lazer, e as avaliações sobre o viver na cidade: potencialidades e problemas urbanos. As questões que permearam a coleta foram permeadas pelas questões: Que imagem, a população de Belém nutre sobre ela, principalmente em relação à possibilidade ou não da cidade lhe proporcionar o direito ao lazer? Que lugares públicos na cidade são identificados para se praticar algumas formas de lazer? Quais são as possibilidades e os limites de vivência do lazer que os moradores e/ou conhecedores da cidade identificam?
RESULTADOS:
O olhar a ser capturado será sempre um olhar fragmentado de realidade, pois como bem nos fala Kevin Lynch (s.d) em seu estudo sobre a imagem da cidade[1], a cidade é resultado da produção de milhares de indivíduos com realidades econômicas, políticas e sociais diferenciadas, e, a partir de cada história de vida, a cidade é apropriada por cada um de seus habitantes.  Revelou-se uma paixão incondicional à cidade de Belém, principalmente às tradições culturais, lugares históricos e sua diversificada população. Destacam características únicas de Belém: a gastronomia e a forma de tratamento ao outro pelo belenense, na segunda pessoa do singular, a hospitalidade agradável, identificação com os rituais ambientais, que vão do calor vibrante às chuvas das tardes que caem na maior parte dos dias do ano. A opinião pública destaca também que é ineficiente a preservação do patrimônio e manutenção dos serviços públicos de higienização da cidade, principalmente os pontos turísticos, serviços de segurança pública para combater possíveis violências contra os usuários e contra o próprio patrimônio público, são impedimentos para se ter lazer e melhor qualidade de vida para a população na cidade, demonstram uma preocupação com as condições ambientais e estéticas dos lugares destinados ao lazer.


[1] Ver em Lynch, Kevin. A imagem da cidade. Lisboa: Edições 70.  sd.

CONCLUSÃO:

A imagem do lazer na cidade de Belém pelos usuários vai ao encontro do que dizem as pesquisas na cidade. Os dados do IMAZON (2007) revelaram as potencialidades da cidade ancoradas à sua história, sua localização no Globo e o seu patrimônio histórico arquitetônico e cultural da cidade. Contudo, também demonstram o descontentamento com o nível de degradação dos lugares, apontando uma série de problemas, principalmente os ligados a limpeza urbana, a má distribuição de espaços de lazer na cidade sendo constatada a ausência de áreas de lazer em muitos bairros de Belém. Essas questões foram reconhecidas pela população.

A imagem da cidade começa a ser associada ao fenômeno da violência urbana. Apesar de não se ter dedicado a essa questão neste artigo chamou a atenção a influência da sensação de insegurança pela população para vivenciar o direito ao lazer. Busca-se com essa temática iniciar o traçado de uma antropologia urbana em que atores sociais possam ser percebidos

Palavras-chave: lazer, , imagem da cidade, população .