61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
NOVOS REGISTROS DE ESPÉCIES DE PEIXES CHARACIFORMES PARA O RIO JURUÁ
Maria da Conceição Pinheiro 1
Cristina Motta Bührnheim 1, 2
1. Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas - UEA
2. Depto. de Biologia, ICB, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
INTRODUÇÃO:

O rio Juruá banha os estados brasileiros do Acre e Amazonas. Nasce no Peru, onde chama-se Yuruá, e atravessa o estado do Acre até desaguar no rio Solimões. É de grande importância para a região, servindo como hidrovia para diversas comunidades. Extende-se por cerca de 3.200 km, similar ao rio Purus, porém dado o elevado número de meandros a extensão exata destes rios é dependente da medida dos canais, ainda que ambos sejam os afluentes mais longos do rio Amazonas depois do rio Madeira. Considerando o porte destes rios é esperada uma enorme diversidade de peixes, já que o rio Madeira, por exemplo, têm uma expectativa de abranger 800 espécies e o rio Negro 700 espécies. Entretanto, especialmente a ictiofauna do rio Juruá é muito pouco conhecida e há escasso material coletado neste rio encontrado em coleções principalmente pela eventual passagem de naturalistas e pesquisadores em sua extensa bacia hidrográfica. Os Characiformes englobam aproximadamente um total de 1.460 espécies reconhecidas no grupo, com a expectativa de muitas espécies novas a serem descritas. Até o presente foram registradas aproximadamente 113 espécies de Characiformes para a bacia do rio Juruá.

METODOLOGIA:

Identificações das espécies foram realizadas sob microscópio estereoscópico, com auxílio de chaves de identificação e descrições científicas na literatura pertinente. Quando necessário foi empregado um paquímetro digital para obter dados morfométricos. Exemplares foram diafanizados para checar caracteres osteológicos. Posteriormente, procedeu-se comparação com listas taxonômicas de espécies identificadas para o rio Juruá, e checagem da distribuição geográfica, ocorrências, das espécies em revisões taxonômicas. O material analisado está disponível na Coleção de Peixes parte integrante da Coleção Zoológica Prof. Paulo Bührnheim da Universidade Federal do Amazonas (CZPB-UFAM). Os espécimes em coleção estão acondicionados em álcool 70%, tendo sido fixados em formol 10%. O material triado, identificado e tombado na coleção, é procedente do rio Juruá e foi obtido em coletas empregando diversos aparelhos de pesca, realizadas no período de 12 a 16 de junho de 2008, no município de Carauari, Amazonas.

RESULTADOS:
Pertencentes a sete famílias de Characiformes, são registradas 23 novas ocorrências de espécies para o rio Juruá. Estas espécies não foram listadas formalmente em listas e revisões taxonômicas publicadas até o presente. Respectivamente, as espécies são, Curimatidae, Curimata knerii, Curimata vittata, Curimatella alburna, Curimatella dorsalis, Curimatopsis crypticus, Cyphocharax leucostictus, Potamorhina pristigaster e Steindachnerina quasimodoi, Characidae, Agoniates anchovia, Moenkhausia barbouri e Moenkhausia jamesi, Serrasalmidae, Mylossoma aureum, Myleus rubripinnis, Metynnis luna, Pristobrycon striolatus e Serrasalmus serrulatus, Anostomidae, Pseudanos gracilis, Pseudanos trimaculatus e Rhytiodus argenteofuscus, Gasteropelecidae, Carnegiella marthae, Acestrorhynchidae, Acestrorhynchus abreviatus e Acestrorhynchus microlepis, e Prochilodontidae Semaprochilodus insignis.
CONCLUSÃO:

Constata-se a importância do conhecimento da diversidade ictiológica do rio Juruá e da implantação de coleções científicas zoológicas como base para estudos de taxonomia e sistemática, fundamentais para a criação de políticas públicas e o uso sustentável dessa biodiversidade e de sua conservação. Embora espécies de importância comercial alimentícia sejam referidas em literatura, como o jaraqui S. insignis, há necessidade de acurada identificação taxonômica para a confirmação das espécies exploradas economicamente na região do rio Juruá, principalmente considerando a expectativa de espécies endêmicas e elevado número de espécies novas ainda por serem descritas da bacia do rio Juruá. Adicionando os 23 novos registros de espécies junto às 113 espécies anteriormente reconhecidas, chega-se a 136 espécies de Characiformes catalogadas para a bacia do rio Juruá.

Instituição de Fomento: FAPEAM e CNPq
Palavras-chave: caraciformes, ictiofauna, diversidade.