61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
COCHONILHAS (HEMIPTERA, STERNORRHYNCHA) DE PLANTAS NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, MANAUS, AMAZONAS
Rebeca Patrícia Omena Garcia 1, 2
José Albertino Rafael 2
Fabio Siqueira Pitaluga de Godoi 2
1. UFAM
2. INPA
INTRODUÇÃO:
As cochonilhas são insetos que vivem sobre as plantas ancoradas por suas peças bucais capazes de penetrar nos tecidos vegetais para se alimentar diretamente da seiva. Culturas de grande interesse econômico têm nas cochonilhas uma de suas principais pragas de forma que diversos estudos, principalmente relacionados a métodos de controle são realizados com esses organismos devido ao seu grande potencial como pragas. Em face ao acelerado desaparecimento dos ambientes florestais em conseqüência da crescente expansão das fronteiras agrícolas, as espécies silvestres podem perder rapidamente seus ambientes naturais e como conseqüência direta podem simplesmente desaparecer ou se adaptar as novas condições. As espécies silvestres de cochonilhas podem ser encontradas em plantas cultivadas recém introduzidas e desta forma tornando-se novas pragas dessas culturas. O presente trabalho tem por objetivo realizar o levantamento das espécies que ocorrem na área florestada da Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
METODOLOGIA:
Semanalmente foram realizadas coletas por meio de procura ativa em espécies vegetais na área de floresta primária do Campus da UFAM. Em cada espécie vegetal foram examinados as folhas (superfície adaxial e abaxial), os ramos, hastes e brotos. O material coletado foi transferido para laboratório onde as cochonilhas foram fixadas em álcool 80% e as plantas hospedeiras herborizadas para posterior identificação. Para identificação das cochonilhas os espécimes foram macerados em ácido láctico (85%) a quente e montados em lâminas para serem visualizados em microscópico óptico e estereoscópico. As espécies vegetais foram identificadas pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Webber (UFAM).
RESULTADOS:
Foram identificadas seis famílias de cochonilhas: Coccidae, Coelostomidiidae, Conchaspididae, Eriococcidae, Kerridae e Pseudococcidae, encontradas em sete espécies de plantas hospedeiras: Croton lanjowensis, Miconia sp., Pourouma sp., Vismia guianensis, espécie não identificada 1, espécie não identificada 2 e espécie não identificada 3. A família Coccidae foi a mais generalista de todas, estando presente em seis das sete plantas hospedeiras.Todas as cochonilhas foram encontradas na superfície abaxial das folhas, exceto Coccidae e Conchaspididae também encontradas nos ramos. O número de indivíduos encontrados variou de indivíduos solitários até colônias de mais de 100 indivíduos. As cochonilhas foram predominantemente encontradas em áreas abertas e apenas a família Coccidae foi coletada tanto em área aberta quanto fechada. Vismia guianensis (Hypericaceae) foi a espécie vegetal com maior riqueza de cochonilhas, com exceção de Kerridae, todas outras famílias foram encontradas nessa espécie.
CONCLUSÃO:
O conhecimento das cochonilhas na Amazônia é praticamente nulo e em face a importância econômica desses organismos como eventuais pragas de culturas cultivadas o levantamento realizado mostra que é um grupo relativamente comum nas plantas do Campus Universitário da UFAM e com uma diversidade que pode ser considerada alta quando contrastada com o baixo esforço amostral.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: Cochonilhas, Hemiptera, Insetos fitófagos.