61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
FLORESTAS NACIONAIS E SERVIÇOS AMBIENTAIS: UMA VALORAÇÃO ECONÔMICA.
Ana Claudia Sant Anna 1
Jorge Madeira Nogueira 2
1. Graduada em Economia, Departamento de Economia, Universidade de Brasília / UnB
2. Professor Titular, (Orientador) Departamento de Economia, Universidade de Brasília / UnB
INTRODUÇÃO:

Os usos de uma floresta podem ser diversos: recreação, pesquisa e aprendizado, além de preservar as bacias hídricas e lençóis freáticos; fornecer madeira, carvão, papel e insumos para a produção de medicamentos e cosméticos; regular o clima global mediante o sequestro de carbono; conservar a biodiversidade; e proteger o solo contra erosões. A valoração econômica desses usos é essencial para a eficácia de uma política florestal brasileira. Por meio dessa valoração é possível evidenciar os custos e benefícios de se manter um processo de desenvolvimento sustentável da floresta, assim como avaliar a necessidade de eventuais pagamentos pelos serviços ambientais fornecidos. Nesse âmbito o estudo visa a analisar os diversos métodos e procedimentos para a valoração econômica a fim de discorrer sobre seus aspectos robustos e sobre suas críticas e limitações. Desta maneira, a contribuição do estudo é alertar para importância do uso correto da valoração.

METODOLOGIA:

Inicialmente foi realizada uma análise crítica da literatura científica sobre a valoração econômica do meio ambiente, listando-se uma síntese dos métodos de valoração comumente aplicados em estudos relacionados com florestas. Após essa etapa, foram avaliados os exercícios de valoração de Florestas Nacionais (Flonas) efetivamente realizados no Brasil para em seguida apresentar-se uma simulação da valoração de uma Flona localizada na Região Amazônica brasileira. A simulação feita por meio do Método de Avaliação pelo Valor Presente Líquido estima o valor de uso direto da Flona de Saracá-Taqüera, localizada no estado do Pará.

RESULTADOS:
Os resultados do estudo revelam a inadequação de alguns procedimentos de valoração florestal usados no Brasil atualmente. Um exemplo é o Método Avaliação por Componente (MAC), muito utilizado por engenheiros florestais. O MAC subestima o valor monetário dos produtos madeireiros e não madeireiros de uma Flona. Como alternativa, a pesquisa sugere o Método de Avaliação pelo Fluxo de Caixa Descontado, ou avaliação pelo valor presente líquido (VPL) que, apesar de apresentar limitações, é muito mais eficaz na captura do valor monetário daqueles produtos florestais. Isso se deve ao fato de ele considerar vários cortes e simular uma operação de um Plano de Manejo em Rendimento Sustentado, fazendo com que a Flona gere rendas maiores. Acredita-se que os resultados obtidos neste trabalho permitam uma melhor definição de instrumentos de política de conservação da floresta tropical. Desta maneira, a contribuição do estudo será, também, no sentido de mostrar que a Flona gera rendas maiores quando usada de modo sustentável em vez de modo extrativista.
CONCLUSÃO:
Os métodos de valoração possuem várias vantagens e desvantagens, podendo ser facilmente adaptados a qualquer projeto. Mesmo assim, há necessidade de métodos de valoração que possam ser aplicados de maneira mais expedita e com menor custo. No caso da gestão sustentável da floresta o cálculo do valor econômico pode ser bastante útil. Não obstante, mesmo contemplando todos os aspectos considerados na estimativa do valor da floresta, existem, todavia, certos itens de difícil ou até impossível mensuração. Difícil também é a ponderação do valor das funções da floresta já que, normalmente, o uso de um serviço florestal impacta no uso de outro serviço. Mas uma combinação das múltiplas funções de uma floresta não é justamente o que está por traz da sua gestão sustentável? Em suma, ao se valorar uma floresta devem-se usar os métodos de valoração com cautela. Como visto nos resultados, o valor da FLONA varia conforme o método usado, dependendo deste, o uso sustentável da FLONA pode ser ou não justificado. De onde se conclui que a valoração econômica não deve ser abandonada mas sim aperfeiçoada.
Instituição de Fomento: CNPq apoio financeiro por meio de bolsa de Iniciação Científica e FINATEC apoio na compra de livros e materiais utilizados ao longo da pesquisa.
Palavras-chave: Métodos de Valoração, Serviços Florestais, Método de Avaliação pelo Valor Presente Líquido.