61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
BIOMETRIA DE FRUTOS DE ALGUMAS PALMEIRAS DA AMAZÔNIA
Yuri de Souza Andrade Pastor Almeida 1
Ires Paula de Andrade Miranda 1, 2
Edelcílio Marques Barbosa 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
2. Professora Doutora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Orientadora
INTRODUÇÃO:
Dentre os vários recursos que a floresta pode fornecer, destacam-se as palmeiras, que podem oferecer uma gama de produtos não somente destinados à alimentação básica da população, como também seus subprodutos, os quais seguramente podem constituir a base de um modelo de desenvolvimento tecnológico e industrial auto-sustentado. Embora exista uma gama de produtos extrativos destinados à subsistência das famílias na Amazônia, não há geração de fração excedente para comercialização, refletindo o baixo aproveitamento desses recursos pelos moradores de diversas áreas. Dentre os vários parâmetros necessários para diferenciação de sementes e frutos, encontra-se a biometria que fornece subsídios importantes para o estudo da variabilidade morfológica, quantitativa e qualitativa de espécies vegetais. A caracterização biométrica de frutos e sementes é importante na diferenciação de espécies e populações (Cruz et al., 2001). O presente trabalho tem o objetivo de fornecer subsídios para a seleção e produtividade de frutos de palmeiras caso específico de Euterpe precatoria Mart., palmeira com excelente potencial industrial (Miranda & Rabelo, 2006; 2008), bem como na elaboração de futuro Plano de Manejo Florestal e de Uso Múltiplo de áreas antropizadas na Amazônia Central.
METODOLOGIA:
Foram amostrados aleatoriamente 25 frutos por cachos maduros sem qualquer anomalia retirados de 3 indivíduos em cada área estudada, perfazendo um total de 75 frutos. Parte dos frutos foram individualizados em sacos plásticos numerados de 1 a 25 para a realização de medidas morfológicas e peso total. As medidas foram realizadas com auxílio de paquímetro digital e as pesagens efetuadas em balança comercial com capacidade de 311 gramas. Após a medição e pesagem dos frutos, os mesmos foram despolpados manualmente e divididos em semente, endocarpo e fibras da camada mais interna do mesocarpo. Foram medidos os seguintes parâmetros do fruto e da amêndoa: maior comprimento; maior diâmetro; peso da matéria fresca; espessura do pericarpo; peso da matéria fresca do pericarpo. Para a avaliação das sementes, as mesmas foram abertas e divididas nos seguintes grupos: sementes com endosperma e embrião diferenciados; sementes com endosperma sem embrião; sementes com endosperma atrofiado e sem embrião; sementes ocas, sem predação; sementes ocas, com predação. Para as plantas que produziram mais de um cacho foi calculada a média entre os cachos formados. Após os cálculos estatísticos foram elaboradas tabelas em planilha no Excel e confeccionados gráficos para visualização dos resultados obtidos.
RESULTADOS:
Os resultados parciais revelaram que a maioria das sementes da amostra 1 possuíam endosperma e embrião, seguidas de sementes com endosperma sem embrião. Observa-se uma diferença bastante acentuada com relação as sementes com endosperma e embrião e as sem embrião, sugerindo um aumento da produtividade nos indivíduos da amostra 2. Com relação aos outros parâmetros a amostra analisada não apresentou predação, sendo compatível com a amostra 1. Observou-se na amostra 3 uma diminuição no parâmetro “sementes com endosperma e embrião” em relação a amostra 2 e um aumento comparando com a amostra 1, porém, no parâmetro “sementes com endosperma sem embrião” houve um aumento e uma diminuição respectivamente, permanecendo estável os outros parâmetros não sendo significativo estatisticamente. Quanto a produtividade das 75 amostras analisadas, verificou-se que 46 sementes apresentaram o parâmetro sementes com endosperma e embrião, contribuindo para uma maior produtividade da espécie em estudo. Em seguida, 29 amostras de sementes com endosperma mas sem embrião, aponta a necessidade de um melhoramento genético da espécie. Elevou-se o número de amostras de 75 para 525, a fim de verificar se a produtividade no campo foi compatível com os experimentos laboratoriais.
CONCLUSÃO:
As análises biométricas revelaram que a espécie Euterpe precatória Mart. Possui 90% de presença de embrião na semente demonstrando-se uma espécie promissora na produtividade, germinação e qualidade do fruto em 525 amostras analisadas no presente estudo. Os resultados apresentados são promissores para subsidiar a cadeia produtiva do açaí do Amazonas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Biometria, Euterpe precatoria, Frutos de palmeiras.