61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
O PAPEL DAS FACULDADES NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS VERSUS O PERFIL DEMANDADO PELO MERCADO DE TRABALHO EM MANAUS.
Jean Serrão de Oliveira 1
Malinália Inês Rocha Marcião 1
Leila Fernandes de Abreu 1
1. FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO/FSDB
INTRODUÇÃO:

O tema que motivou a presente pesquisa teve como origem inicialmente a reforma curricular dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social da Faculdade Salesiana Dom Bosco- FSDB e o mercado de trabalho na cidade de Manaus. Após a pesquisa os resultados ampliaram e mostraram-se o perfil de todo o Ensino Superior. A maioria dos profissionais formado pelas faculdades é absorvida pelo  Pólo Industrial de Manaus – PIM, o comércio local e empresas de serviços. No entanto, o grande questionamento é se as Faculdades de Manaus estão formando profissionais que possam atuar com eficácia e eficiência neste mercado?  Assim, através de pesquisa, de autores e estudiosos do assunto traçou-se um perfil para que esses profissionais continuem competindo no mercado de trabalho de Manaus.

METODOLOGIA:

A Pesquisa teve a natureza qualitativa porque foram analisadas as dimensões Empresa e Perfil do aluno formado. Assim, como teve a natureza quantitativa pela comparação entre as variáveis, através de gráficos e tabelas, a partir dos dados do questionário elaborado pelos pesquisadores. A população foi composta de empresas inscritas na Câmara de Comercio de Manaus e Indústria de Manaus. A seleção da amostra foi feita através de sorteio, pelo processo aleatório. Para obtenção das informações foi utilizado um questionário composto de perguntas fechadas. Os dados relativos ao perfil dos Alunos são apresentados em tabelas e gráficos que demonstram a distribuição, em termos absolutos e relativos das dimensões estudadas. Os dados foram avaliados com a nomenclatura: especializado, avançado, médio, razoável e suficiente.

RESULTADOS:

O número de empresas pesquisadas foram 69% de Industrias, 24% do comércio e 7% de serviços, em Manaus. De acordo com a pesquisa 53% em média dos alunos tem dificuldades desde a entrevista pessoal, apresentação pessoal, fluência verbal, autoconfiança, conhecimento acerca da empresa, Conhecimento a respeito dos produtos/serviços que a empresa comercializa ou presta e conhecimento a respeito da política organizacional da empresa. Os dados sobre a prova situação do aluno, tais como: conhecimentos, normas de segurança, processos internos, informática, inglês, leitura e interpretação, que  mostraram que em média 41% possuem razoável conhecimento ao assunto . Quanto as habilidades de comunicação, organização, planejamento, capacidade e rapidez de assimilação, dinamismo, coordenação de tarefas, Identificação e solução de problemas, trabalho em equipe, os dados mostraram em média que 45% tem razoável habilidade para exercer o trabalho. 

CONCLUSÃO:

Os resultados apresentados e analisados apontam em média que 53% dos discentes não têm perfil profissional para o mercado de trabalho. Sendo necessário trabalhar o comprometimento quanto à afiliação dos alunos/acadêmicos em relação a organização, em especial aos clientes e  segredos em relação a divulgação a concorrência dentre outros.  O profissional almejado pelas empresas está longe da realidade das Faculdades. As soluções dessas dificuldades não são fáceis do ponto de vista dos estudiosos do assunto. As Faculdades teriam que se adequar à uma formação extensa e coordenar esforços no sentido de se adeguar a grade curricular o mercado de trabalho em cujos muitos aspectos tem como caracteristica a estabilidade. Os caminhos nos mostram que as Faculdades necessitam discutir uma forma de consicentização entre elas e o mercado de trabalho de Manaus.

Instituição de Fomento: FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO/FSDB
Palavras-chave: Faculdade, Mercado de Trabalho, Manaus.