61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
IMPLEMENTAÇÃO DE METADADOS NO SISTEMA ON-LINE DA BASE DE PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA DO INPA.
Kelly Cristina Castro Leme 1, 2
Suely de Souza Costa 2
Ângela Nascimento dos Santos Panzu 2
1. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
INTRODUÇÃO:
A Biblioteca do INPA como intermediadora na disponibilização de trabalhos publicados por pesquisadores e o público leitor do Instituto, foi instalada em 1954, e possui um acervo composto por material informacional direcionado às Ciências Puras e às Ciências Aplicadas. Reúne uma das maiores coleções de bibliografias nacionais com temas amazônicos. O acervo é constituído de aproximadamente 200 mil exemplares em diferentes suportes como livros, dissertações, teses, periódicos, separatas, folhetos, mapas, microfilmes, e outros. O periódico que divulga a produçao científica do INPA é a Acta Amazonica,um meio de comunicação científica que durante 38 anos está sendo editado sem interrupção, com caráter multidisciplinar, e que publica artigos originais em português, inglês e espanhol, cuja revisão é realizada por seus pares antes de serem publicados. O presente trabalho pretende gerar uma ferramenta de busca na base de dados on-line de periódicos da Biblioteca do INPA, para facilitar a recuperação e o acesso às informações da produção científica realizada no INPA publicadas no periódico Acta Amazonica nos anos de 1971 a 1978, que apenas estão disponíveis em material impresso e avaliar a produção voltada a região do Alto Rio Negro, AM, assim como disponibilizar os números da Acta Amazonica publicados nesse período as instituições de ensino e pesquisa ligadas ao Projeto Fronteira em curso no Município de São Gabriel da Cachoeira, AM. Os artigos publicados a partir de 1979 até o presente momento já se encontram disponíveis na Internet, assim, selecionou-se o período ainda inacessível em formato eletrônico para o início da análise.
METODOLOGIA:
Iniciou-se as atividades com a revisão bibliográfica do estado da arte no campo da ciência da informação para melhor compreensão e aprendizado de técnicas a serem utilizadas na classificação dos metadados. Foram selecionados todos os fascículos da Acta Amazonica publicados de 1971 a 1978, em um total de 27, os quais foram listados quanto ao volume, número, mês e ano. Com um total de 321artigos. Elaborou-se outra listagem classificando-os partir do sumário quanto ao nome do autor, das linhas de pesquisa apresentadas nas seções da revista. A análise dos resumos foi realizada para classificação dos artigos quanto as palavras-chave (assunto específico) e o local (área geográfica) para apontar o local onde houve maior interesse para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Os artigos encontrados estão sendo classificados, indexados e inseridos na base de periódicos da Biblioteca do INPA. Para verificar as demandas atendidas e reprimidas de acesso a Acta Amazonica elaborou-se um instrumento de avaliação da pesquisa (questionário), que será enviado através de formulário eletrônico para os e-mails dos alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores do INPA. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa–CEP, do Instituto, e aguardamos a sua aprovação para ser aplicado. A pesquisa será quanti-qualitativa, pois além da quantidade de acesso aos periódicos também será avaliado o grau de satisfação dos usuários em diferentes aspectos.
RESULTADOS:
Registrou-se até o presente momento 138 artigos de 1971 a 1975, na base de periódicos os metadados de artigos classificados nas 9 linhas de pesquisas publicadas neste período com 52 de Botânica, 22 de Zoologia, 21 de Fitoquímica, 16 de Ciências do Ambiente, 11 de Patologia Tropical, 9 de Tecnologia, 5 de Pesquisas Florestais, 1 de Ecologia e 1 de Dinâmica Populacional. E foram identificados 2 artigos em Zoologia, sendo que um foi publicado em 1971 e outro em 1972 e ambos utilizaram material coletado e examinado em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro e também um artigo em Botânica cuja publicação ocorreu 1974. Constata-se a necessidade de serem realizadas pesquisas nessa região nas diferentes linhas de pesquisas que o INPA desenvolve.
CONCLUSÃO:
A maior parte das pequisas realizadas nos primeiros anos de trabalhos realizados no INPA ocorreram em Manaus e em áreas próximas a esta cidade. Verificou-se que a Botânica no periodo de 1971 a 1975 foi a linha de pesquisa que produziu e divulgou mais trabalhos na Acta Amazonica e mesmo com a maior quantidade de artigos publicados, apenas um trabalho foi realizado com material coletadado na região do Alto Rio Negro. Verificou-se as dificuldades de serem realizadas pesquisas em lugares mais distantes do Instituto. Entretanto, vale ressaltar a importância de serem feitas pesquisas nessa região nas diferentes linhas de pesquisas desenvolvidas no Instituto para proporcionar a geração e a disseminação de novos conhecimentos e tecnologias que contribuem para o bem estar do povo amazônida.
Instituição de Fomento: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Palavras-chave: Metadados, Periódico, Acta Amazonica.