61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
DESENVOLVIMENTO DE COLETORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS A PARTIR DE EMBALAGENS DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA.
Rafael Morais do Nascimento 1
Juliana Lima Albuquerque 1
Vanessa Nascimento dos Santos 1
Sandro Thomaz Gouveia 1
1. Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:
A preocupação com o meio ambiente vem se intensificando cada vez mais. As ações de coleta seletiva e reciclagem de lixo são ações corriqueiras para algumas cidades, contudo para cidades menores e até mesmo grandes cidades como Fortaleza, esta realidade ainda não chegou. Uma das estratégias empregadas pelas prefeituras é a separação do lixo no ambiente domiciliar, o que facilita a separação final nas Estações de Tratamento de Resíduo (ETR), sendo os coletores residências existentes, divididos em 4 cores: azul-papel e papelão, amarelo-metal, vermelho-plástico, verde-vidro e marrom-orgânico. Geralmente os elevados custos para aquisição destes coletores tornam sua aquisição inviável para a população de baixa renda ou ainda para aquisição em elevada escala, como para as escolas da Prefeitura. O grupo PET Química vem estudando a questão do lixo em diversas áreas, com esta experiência, o grupo desenvolveu dois tipos de coletores de lixo, de baixo custo procurando utilizar materiais que seja resíduos da industria e de difícil processo de reciclagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados deste estudo, que contou com a colaboração do grupo PET Mecânica para seu desenvolvimento.
METODOLOGIA:
A elaboração destes coletores surgiu pela necessidade de desenvolvermos produtos de baixo custo e alternativos aos existentes no mercado. Considerando a experiência do grupo em desenvolver estudos com esta temática e a realização de ações neste sentido, foi proposto inicialmente um coletor produzido de tonéis de solvente, que em geral segue para a incineração ou reutilização. Esse coletor foi dividido em três partes, e pintado com as corres correspondentes para coleta de papel, plástico e metal. A eficácia destes coletores foi testada nos blocos de Química da Universidade Federal do Ceará. Entretanto, percebeu-se durante um ano de teste, algumas modificações a serem realizadas, portanto foi feito um novo projeto de coletor. Então surgiu a idéia de reutilizar latas de cola, tintas ou solventes, com capacidade de 20 litros que são descartadas de qualquer modo por micro-empresa de calçados ou semelhantes. O protótipo desenvolvido consistiu em três recipientes para coleta de três materiais distintos e também já foi testado na UFC, durante um evento na própria UFC.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos podem ser discutidos sob diferentes aspectos. O primeiro relacionado à educação ambiental, o fato de ter sido colocado apenas o recipiente possibilitou observarmos uma mudança no comportamento dos estudantes que freqüentam o conjunto dos prédios da química, antes mesmo de ter sido desenvolvida uma campanha educativa, a seleção do material já ocorria naturalmente, o que denota a importância de disposição deste tipo de recipiente. O segundo está relacionado com a eficiência dos coletores desenvolvidos, o primeiro embora seja eficiente e realmente necessita de uma melhor adequação tendo em vista as reclamações dos servidores que fazem a coleta do lixo, segundo eles o acesso ao lixo é difícil, o que dificulta o trabalho deles. O segundo tipo de coletor foi planejado de forma a suprir essa deficiência e o acesso a cada um dos tipos de liso é feito de forma independente sendo o cesto contando a lata com um eixo pivotante, favorecendo a coleta de material. A avaliação de custos, considerando que os tambores e os galões podem ser acessados gratuitamente, fica apenas o custo de ferragem (estrutura), usinagem e pintura, a rigor o custo estimado fica entre R$ 100,00 a R$ 150,00 dependendo do modelo e da configuração a ser adquirida.
CONCLUSÃO:
O desenvolvimento deste projeto revelou aspectos que precisam ser melhorados a âmbito social, em especial na educação ambiental. A simples colocação recipiente coletores possibilita a mudança de postura da população, pois está percebe uma forma diferenciada de tratar essa questão. O desenvolvimento de produtos de baixo custo e que reutilize materiais que seriam descartados é uma alternativa viável que os dirigentes poderiam utilizar. Os resultados deste trabalho podem ser sentidos em um dos campi da UFC, no caso Campi do OPICI, pois já foram adquiridos 10 coletores e estes foram implantados nos locais de maior acesso de pessoas. Além disso, o desenvolvimento deste trabalho permitiu uma interação entre áreas, aparentemente distintas, mas que podem atuar conjuntamente como a Química e a Engenharia Mecânica. O próximo passo deste projeto é obter uma patente dos produtos produzidos, tendo em vista que esta é apenas um dentre outros na vertente na questão Del ixo, reciclagem e sustentabilidade.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Sustentabilidade, Coleta seletiva.