61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
GÊNEROS JORNALÍSTICOS NO ENSINO MÉDIO: O JORNAL COMO FOMENTADOR DA LEITURA, DA ORALIDADE E DA ESCRITA EM SALA DE AULA.
Suelen Regina Aguiar Rocha 1
Ana Maria Vieira Silva 2, 3
1. Universidade Federal do Pará – Campus de Santarém – UFPA/Graduanda em Letras.
2. Universidade Federal do Pará – Campus de Santarém – UFPA/Professora Mestre.
3. Orientadora
INTRODUÇÃO:

O papel da escola está na formação crítica e intelectual do aluno, sendo mediadora desse aluno com a sociedade. Para tanto, é necessária a busca de novas alternativas de ensino, as quais podem ser aplicadas através do uso de gêneros textuais em sala de aula, especificamente, dos Gêneros Jornalísticos. Os PCN’s de Ensino de Língua Portuguesa investem em novas metodologias de ensino pautadas no uso do texto e de variedades de Gêneros discursivos em sala de aula. Tendo em vista essa perspectiva, o presente trabalho visa discutir questões teóricas sobre Gêneros do Discurso, Gêneros textuais e tipos de texto, e promover a partir dessas teorias a prática da leitura, da oralidade e da produção textual para o aluno das séries finais do ensino médio através dos Gêneros Jornalísticos que compõem o jornal impresso. Por fim, discutirá a necessidade de se criar um jornal impresso nas escolas beneficiadas para divulgar a produção textual dos alunos. Este trabalho servirá, portanto, para apresentar os resultados obtidos no ano de 2008 com alunos do 2° e 3° ano de escolas estaduais da rede pública de Santarém, vinculadas ao projeto “Os Gêneros Jornalísticos como suporte para a produção textual no Ensino Médio” coordenado pela Profª. MSc. Ana Maria Vieira Silva.

METODOLOGIA:

Para que pudéssemos reconhecer as dificuldades em relação à escrita e trabalhar a competência comunicativa e linguística dos alunos do Ensino Médio, foi feita a seleção dos Gêneros Jornalísticos que se aproximavam dos tipos de textos presentes nas provas de vestibular das Universidades públicas realizadas no município de Santarém; posterior à discussão teórica e metodológica proposta pela professora, foram realizadas oficinas em cada uma das escolas escolhidas para a aplicação do projeto. Em 2008, as oficinas foram executadas em duas fases: aos sábados, na Universidade Federal do Pará – Campus de Santarém, com quatro escolas beneficiadas, num total de 87 alunos da rede pública de ensino. Para o reconhecimento do suporte jornal e de seus gêneros, os alunos tiveram o contato com jornais variados. Trabalhamos com os gêneros notícia, reportagem, classificados, artigo de opinião e crônica, os quais serviram de suporte para a produção de textos. Foram utilizadas dinâmicas teatrais; discussões; correções, reescrituras e leitura de textos. O gênero foi apresentado nos jornais, através de slides, textos-apostilas e pela explicação das ministrantes. Em cada oficina foi produzido um texto a partir do gênero proposto para que aluno percebesse que estes são produtos discursivos da sociedade.

RESULTADOS:

Os estudantes beneficiados pelo projeto desenvolveram várias produções textuais, conheceram a estrutura do suporte jornal e alguns gêneros jornalísticos que o compõem e, a partir destes, puderam desenvolver a reescrita de gêneros e a transformação para tipos textuais (dissertação, descrição e narração). Entre teoria e prática, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os gêneros: notícia, reportagem, classificados, artigo de opinião e crônica, com os quais puderam desenvolver algumas atividades, como as de leitura e de produção textual. Participaram com opiniões e questionamentos, além das dinâmicas e perguntas feitas, o que proporcionou aos participantes um melhor aproveitamento quanto à gramaticidade de textos e de elementos discursivos presentes nos textos de jornais. Foi possível ainda perceber ao longo do trabalho as dificuldades dos alunos quanto à gramática, à oralidade, à escrita e à estruturação de textos. A partir das oficinas, os alunos puderam desenvolver as competências comunicativa e linguística, sendo possível a produção de textos cada vez mais complexos e a aquisição de mecanismos estruturais para a produção de um jornal impresso na escola. As metodologias aplicadas serviram como base para oficinas oferecidas aos alunos de Letras em eventos na UFPA/Santarém.

CONCLUSÃO:

Percebemos que o trabalho em ambiente escolar com os Gêneros discursivos/textuais presentes nos Gêneros Jornalísticos possibilita aos alunos de 2° e 3° ano o maior contato com textos sociais e puros, num intercâmbio escola e sociedade. Além de promover a prática da leitura e da escrita, auxilia na oralidade do aluno temeroso em articular-se e discutir. Esse trabalho é de grande importância para que o aluno domine os mecanismos textuais e possa diferenciar texto de gênero textual, encorajá-lo à leitura de textos jornalísticos e transformá-lo num cidadão consciente e crítico.

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – CAMPUS DE SANTARÉM/ FACULDADE DE LETRAS, PIBEXT/UFPA.
Palavras-chave: Gêneros Jornalísticos, Tipos de textos, Produção de textos.