61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
DESENVOLVIMENTO DE SIG A NÍVEL DE MUNICÍPIO, PRIORIZANDO AS INFORMAÇÕES SOBRE PFNM NO MUNICÍPIO DE ITAMARATI (AM).
Sandro Rodrigues Moraes 1
Sylvain JM Desmoulière 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INTRODUÇÃO:
A informação geográfica, no mundo atual do SIGs vem sendo utilizada de diversas maneiras e dentre as principais cita-se a gestão de municípios e os recursos relacionados ao mesmo. Na Amazônia, devido a sua extensão, o uso do geoprocessamento é importante para que haja interação entre planejamento e execução de qualquer que seja a atividade relacionada a um município presente na região. Historicamente observa-se que em relação ao mapeamento no Brasil, é muito comum as prefeituras não possuírem mapas de seus municípios e quando os possuem são cópias de cartas topográficas que abrangem o território municipal ou, de um mosaico de cartas, quando este encontra-se em mais de uma folha (Fuckner et al. 2007). A partir desta premissa teve-se a iniciativa de montar uma base de dados que possibilitasse a utilização em softwares de geoprocessamento - neste caso softwares livres - dessas informações para o melhor gerenciamento do território municipal, possibilitando ainda o uso dos mesmos de forma portátil em pendrive ou CD/DVD ROM.
METODOLOGIA:
Os dados iniciais sobre o município foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, ida a campo (três vezes durante os anos de 2006 e 2007) e consulta a bases de dados especializadas – (algumas encontradas no laboratório temático de Sistema de Informações Geográficas – SIGLAB/INPA, e outras em seus respectivos endereços na internet) e as informações sobre os softwares livres de geoprocessamento e a sua disponibilização na forma portátil, foram obtidas através de consultas com especialistas da área de geoprocessamento, através de consultas na internet e a referências bibliográficas. Para a interpretação das informações contidas nas camadas de informação geográfica, houve o lançamento das mesmas em uma tabela (OpenOffice.org Writer) contendo a sua descrição em uma coluna de informação e o seu grau de importância. Os arquivos dos shapefiles que compõem o banco de dados foram armazenados em uma pasta, os quais podem ser vistos com o uso dos programas de SIG (Sistema de Informação Geográfica) QGIS e gvSIG.
RESULTADOS:
De um total de 315 camadas de informação geográficas sobre o município de Itamarati (AM), foram catalogados 90 camadas de informação, dentre as quais, 82 foram shapefile, uma imagem de satélite e sete mapas digitalizados. Dentre os softwares pesquisados para o uso das camadas, o que apresentou melhor resultado em nível de visualização e análise dos dados foi GVSIG 1.1 – USB DRIVE devido à facilidade de sua manipulação. O USB GIS 1.2 se comportou da mesma forma, mas apresentou problemas com o JAVA necessário à abertura de alguns softwares, como o próprio GVSIG, presente no mesmo. O POSEIDON LINUX 3.1 mostra-se como um bom Sistema Operacional para SIG, mas necessita de conhecimento avançado de geoprocessamento para a manipulação dos programas como o GRASS e o SPRING presente no mesmo.
CONCLUSÃO:
O geoprocessamento portátil mostra-se relevante no uso da informação geográfica em nível de gestão onde não há possibilidade da compra de programas proprietários e por ter uma base de dados móvel, não necessita de rede ou outro sistema online para acessar as informações geográficas. No entanto, serve como uma ferramenta de atualização das bases de dados de laboratórios de geoprocessamento na captação de informações de campo.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Itamarati - AM, software livre, SIG portátil.