61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
A INDUMENTÁRIA DE LINA BO BARDI COMO CONTINUIDADE DO ESPAÇO CÊNICO
Danielly Ramos de Lima 1
Evelyn Furquim Werneck Lima 1, 2
1. Centro de Letras e Artes/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO
2. Prof.ª Dr.ª/ Orientarora
INTRODUÇÃO:
Este estudo, tem a pretensão de discutir e selecionar três trabalhos para figurino realizados pela cenógrafa-arquiteta Lina Bo Bardi, com o intuito de analisar sua importância estético-artística, sua capacidade criativa e sua relação com a corpalidade do ator e com o espaço teatral, a partir de uma identidade nacional de ver e de fazer teatro. Sua atuação na área da indumentária deve ser interpretada de forma crítica e analítica, e nesse aspecto, essa pesquisa vem preencher um grande vazio no que é a história bibliográfica teatral brasileira, especialmente sobre a indumentária, analisada aqui, enquanto elemento cênico particular e contribuinte ao desejo de materialização de um real imaginário. A partir disso, esse estudo pretende resgatar parcela de suas obras para figurino abrangendo sua influência em nosso quadro histórico-cultural e sua contribuição para o teatro brasileiro, ao lançar seu olhar estrangeiro às artes e à cultura popular, criando uma forma brasileira de sensibilidade acerca da vivência humana, rompendo com critérios que regiam até então o mercado, cujo resultado imediato seria o florescimento de um novo paradigma cultural, temporal, espacial e artístico.
METODOLOGIA:
A primeira etapa dessa pesquisa, foi desenvolvida a partir de leituras bibliográficas durante o percurso acadêmico e através do estudo documental em microfilme e periódicos dos principais jornais e revistas, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e através de outros órgãos com acervo referente à crítica teatral, censura, recepção e descrição dos espetáculos referidos. Na Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil pode-se ter acesso a um vasto material documental iconográfico, além fontes secundárias, referentes à Cenografia e à História do Vestuário. Fontes teóricas de arquitetura e indumentária, foram adquiridas através de ensaios, artigos e livros de Giulio Carlo Argan, Tadao Ando, Peter Brook, Anna Montovani, Giani Ratto, J. C. Serroni, Zalinda Cartaxo e Rosane Muniz, que se mostraram de fundamental importância à compreensão do tema, assim como, todas as evidências visuais existentes. O fundamento teórico, baseou-se no livro “A Análise dos Espetáculos”, de Patrice Pavis, que se tornou a principal base científica de estudo, aliado às teorias de Jean-Jacques Roubine, quanto à explosão do espaço teatral e à artigos e livros de Roger Chartier, Susan Sontag, Peter Burke e Henri-Pierre Jeudy, abordando cultura popular, surrealismo e corpo como objeto de arte.
RESULTADOS:
As peças teatrais selecionadas revelam como Lina Bo Bardi traduz sua obra em arte transnacional, proporcionando uma forte ruptura histórica, na qual as noções de tempo e espaço são substancialmente abaladas, graças à sua visão simbolista, o que faz de sua Indumentária uma estrutura polivalente, possibilitando ações simultâneas e justapostas, com pontos de vista diversos, através de simplicidade e clareza. Seu figurino assim, abre mão do plano único, que era o corpo do ator, em prol da interação com o espaço real/ cênico circundante, tornando-se consciente de si e se autoquestionando, sendo manipulado não mais como um princípio de unificação, mas de oposição, de tensão, emitindo signos e despertando a sensibilidade do espectador, num jogo de atração e repulsão como princípio artístico estimulante, cuidando para que o figurino, num espírito de síntese, seja ao mesmo tempo matéria sensual para o ator e signo sensível para o espectador, adquirindo função dramática e de ligação cênica, extravasando os limites tradicionais, num movimento de expansão do suporte e de prolongamento do corpo do ator, da superfície, da materialidade dos tecidos, das tintas, dos objetos e assumindo-os simultaneamente, permitindo que sua linguagem se deixe ver ao exibir a instabilidade cênica.
CONCLUSÃO:
Com base nas idéias que motivaram a defesa do tema, essa pesquisa, nos permitiu examinar criticamente a história do teatro, focando na relação figurino/ ator/ espaço e seu conteúdo poético, que implica assim, em documentar seus métodos de criação e pesquisar a totalidade da obra de Lina Bo Bardi enfatizando a indumentária, enquanto continuidade do espaço, e a revolução cênica que esta artista promoveu, que conseqüentemente, mudou a perspectiva do olhar, do corpo e do pensamento do espectador-receptor. Sua indumentária, cria uma representação visual geradora de imagens, onde se desdobravam inúmeras possibilidades de ação e perspectivas, tanto para os atores quanto para espectadores, utilizando a indumentária e sua concepção de espaço, ao mesmo tempo, de forma deslocada e interligada ao seu suporte, numa idéia de “extensus”, utilizando tudo que venha a ser estrutura integrante da cena, para transitar entre espaços, como o próprio corpo do ator, formando um aglomerado de conceitos interconectados, de fragmentos justapostos e atemporais, na busca da “outricidade” e da “distensão” como tradução do seu tempo e de sua poética, lidando com o que é sensorial e essencial, onde o sujeito, seja ele espectador ou personagem, é extensão contínua, ação na ação.
Palavras-chave: Teatro, Cenografia, Indumentária.