61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
VARIAÇÕES DAS REGIÕES ORGANIZADORAS DE NUCLÉOLOS (RONS), DE Colossoma Macropomum (CHARACIDAE, SERRASALMINAE) DE PISCICULTURA DE PARINTINS-AM
Luiz Paulo Batista de Souza 1
Adailton Moreira da Silva 1
Celeste Mutuko Nakayama 2
1. Universidade do Estado do Amazonas
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INTRODUÇÃO:
A subfamília Serrasalminae compreende os pacus, piranhas, tambaqui e pirapitinga. Esses animais apresentam grande importância econômica e ecológica. Na esfera econômica destaca-se o Tambaqui (Colossoma macropomum), como o principal cultivar na piscicultura da região. O Tambaqui é o segundo maior peixe de escamas da América do Sul. Este é o único peixe de grande porte da região amazônica, que apresenta rastros branquiais longos e dentes molariformes, esta característica morfológica singular lhe permite alimentar tanto de zooplâncton, quanto de sementes e frutos das regiões de várzea da bacia amazônica. Atualmente o consumo desse animal está baseado na piscicultura, que é desenvolvida principalmente em Manaus e em outras regiões do país. Muitos centros de pesquisas trabalham no desenvolvimento de híbridos entre o Tambaqui e outras espécies de peixes, para uma melhor eficiência. Foram coletados 12 animais de tanque de piscicultura da área suburbana da cidade de Parintins. Este trabalho tem por objetivo verificar as variações das regiões organizadoras de nucléolos (RONs) de Colossoma macropomum.
METODOLOGIA:
Os cromossomos metafásicos foram obtidos a partir de células renais segundo a técnica de “air drying”, que consiste em injetar intraperitonialmente, uma solução aquosa na proporção de 1 mL para cada 100g do peso do animal. Após 45 minutos, o animal foi sacrificado e retirado o rim posterior e anterior, sendo bem divulcionado numa solução de cloreto de potássio (KCl), em seguida levamos para a estufa a 37ºC por 25 minutos, para a hipotonização. Após esse tempo, descartamos o sobrenadante, acrescentamos 12 gotas de fixador na proporção de 3:1 (metanol+ácido acético), o material foi centrifugado por 10 minutos a 900rpm, após esse tempo descartamos o sobrenadante e acrescentamos 10 mL de fixador e foi centrifugado por 10 minutos a 900 rpm, este processo é repetido por três vezes. Para visualização das regiões organizadoras de nucléolos (RONs), as preparações cromossômicas foram coradas com Nitrato de Prata (AgNO3).
RESULTADOS:
Colossoma macropomum apresentou o número diplóide 2n=54 cromossomos, com 321 metáfases analisadas. Não foram detectadas diferenças cromossômicas entre os indivíduos, nem heteromorfismo cromossômico sexual. A fórmula cariotípica apresentou 15 pares de cromossomos metacêntricos e 12 pares de cromossomos submetacêntricos, perfazendo um número fundamental NF=108. O padrão das regiões organizadoras de nucléolos (RONS), a espécie mostra um padrão de RONs múltiplas localizadas nas porções terminais dos braços longos dos cromossomos metacêntricos, variando de 2-4 marcações.
CONCLUSÃO:
A espécie apresenta o número diplóide 2n=54 cromossomos, com o número fundamental NF=108 e a fórmula cariotípica com 15 pares de cromossomos metacêntricos e 12 pares de cromossomos submetacêntricos. O padrão das regiões organizadoras de nucléolos (RONs) são múltiplas, variando de 2 a 4 marcações.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Tambaqui, Cromossomos, Parintins.