61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
OCORRÊNCIA DO GÊNERO MANSONIA  BLANCHARD, 1901 EM COMUNIDADES DO RIO SOLIMÕES, TRECHO MANAUS – COARI, E DO LAGO DE COARI, AMAZONAS/AM
Waléria Dasso Pinheiro 1
Rodrigo Fonseca Fogaça 2
Gervilane Ribeiro de Lima 3
Rosely da Silva Cordeiro 4
Carlos Alberto Praia Lima 5
Wanderli Pedro Tadei 6
1. Bolsistas CNPq - Laboratório de Malária e Dengue – INPA
2. Bolsistas CNPq - Laboratório de Malária e Dengue – INPA
3. Bolsistas PIATAM - Laboratório de Malária e Dengue – INPA
4. Bolsistas PIATAM - Laboratório de Malária e Dengue – INPA
5. Laboratório de Malária e Dengue - INPA
6. Laboratório de Malária e Dengue – INPA - Orientador
INTRODUÇÃO:

As espécies do gênero Mansonia são mosquitos robustos, de porte médio a grande, de larga ocorrência na Amazônia brasileira, especialmente em localidades situadas em áreas de águas brancas. Estas águas são ricas em nutrientes e apresentam uma vasta diversidade de plantas flutuantes, abrangendo grandes áreas na região. Em comunidades da região são registradas localidades  com alta densidade de espécimes.No entanto, em decorrência do hematofagismo agressivo das espécies, algumas localidades tornam-se impróprias para habitação humana. No Brasil, exemplos de  proliferação explosiva de macrófitas, em lagos artificiais na Amazônia, foram registrados nas Hidrelétricas de Curuá-Uma e de Tucuruí. Nesta última, houve o monitoramento das populações de Culicídeos e verificou-se que, após o enchimento, as macrófitas se desenvolveram em larga escala, afetando a densidade de Culicídeos, havendo explosão das populações de anofelinos inicialmente e, posteriormente, a população de Mansonia.                          Neste trabalho estudou-se a população de Mansonia, presente no trecho entre Manaus e Coari e uma comunidade no Lago de Coari, analisando–se a densidade vetorial, nos diferentes períodos de realização das excursões padrão do Projeto Piatam. 

METODOLOGIA:
Os dados de densidade de mosquitos foram obtidos por meio de coletas nas oito comunidades do Projeto Piatam, situadas no trecho entre Manaus e Coari e no de Coari. Na realização das coletas, os mosquitos foram localizados com auxílio de uma lanterna e capturados com um aspirador elétrico, no período das 18 às 22 horas. Todos os mosquitos foram armazenados de hora em hora, obtendo-se dados da atividade de picar, em diferentes horários. A identificação das espécies foi realizada utilizando-se as chaves dicotômicas de Lane (1953); Consoli & Lourenço - de – Oliveira (1994) e Forattini (2002).
RESULTADOS:

O período de coletas considerado foram os anos de 2004 e 2008. Nestes anos observa-se que do total de 43292 exemplares de Mansonia, 45% foram exemplares de Mansonia titillans , 35% de Mansonia humeralis e 20% de Mansonia amazonensis. Os valores registrados em 2008 foram muito maiores que os observados em 2004, sendo registrado para Mansonia titillans, no período da seca, 6.183 exemplares contra 2.759 em 2004.                                 A incidência do gênero Mansonia não sofre variações no período da grande seca em 2005 e no ano subseqüente - 2006. Porém, quando estes resultados são comparados com os obtidos em 2007, observa-se que houve um grande aumento da densidade da Mansonia. Com 7.684 exemplares colecionados de Mansonia humerallis, no período da seca, quando houve alteração do ciclo hidrológico.

CONCLUSÃO:
Os resultados indicaram que o padrão de densidade das espécies de Mansonia,  na área do Projeto Piatam,  apresenta sazonalidade, porém as espécies estão presentes o ano todo. Estes dados são indicativos de que a transmissão de arboviroses, pelas  espécies de Mansonia, se modifica conforme o período do ano. O período da  seca é o momento em que há uma maior densidade de espécies e, devido ao comportamento hematofágico agressivo deste gênero, são necessárias medidas de controle para reduzir o contato homem/vetor, melhorando a qualidade de vida nessas comunidades.
Instituição de Fomento: CNPq/PETROBRAS/FINEP/CTPETRO/PIATAM/FAPEAM
Palavras-chave: Mansonia, mosquitos, controle.