61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
LEVANTAMENTO DO POTENCIAL ECOTURÍSTICO DA COMUNIDADE DE ARAMANAÍ NO MUNICÍPIO DE BELTERRA – PA- AMAZÔNIA/BRASIL
Maria Lucilene da Silva Palhano 1
Ynglea Goch 1
Alexsandra Anna Kássia Torres Gomes 1
Cássia Jane Rodrigues Monteiro 1
1. INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR – IESPES
INTRODUÇÃO:

O turismo nos últimos tempos vem sofrendo uma modificação significativa no mercado. E mediante essas modificações aparece o ecoturismo, um segmento do turismo que está revolucionando pensamentos, proporcionado às pessoas um contato maior com a natureza, com culturas diferentes, experiências nunca vividas antes da forma como é hoje. Nessa perspectiva o ecoturismo se constitui como uma das principais fontes geradoras de emprego e renda, sendo extremamente importante para o desenvolvimento sustentável de um lugar. No entanto, em se tratando de atividade turística, esses atrativos precisam estar disponíveis, de maneira a atender aos visitantes e à população local, o que nem sempre ocorre. Assim, visando conhecer o potencial ecoturístico da comunidade de Aramanaí no município de Belterra – PA, este estudo foi realizado com o objetivo de investigar se a  referida comunidade localizada na Amazônia, dispõe de recursos consideráveis para desenvolver o ecoturismo.

METODOLOGIA:

O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa do tipo descritiva na Comunidade de Aramanaí a 13 Km do Município de Belterra, Pará, Amazônia, Brasil. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foi a observação assistemática e  60 questionários com perguntas abertas e fechadas, sendo que 30, foram aplicados junto aos moradores da comunidade e 30, junto aos  visitantes selecionados através de amostragem aleatória . Os resultados foram analisados estatisticamente  e apresentados através de  tabelas.

RESULTADOS:

Foi constatado através do estudo realizado que a comunidade possui uma diversidade de belezas naturais com imensas áreas de florestas e uma fauna e flora exuberantes, além dos seus atrativos culturais. Na visão dos visitantes 66,6%,  relatou que o  principal atrativo é a praia, pois afirmaram que ela é  uma praia muito bela e que encanta aqueles que por ali passam, com sua água limpa, transparente  e de areia branca. O lago encantado foi o segundo atrativo enfatizado. No que concerne aos atrativos culturais, foram destacados a Festiara e a Festa Religiosa de Nossa Sra. da Dores. Apesar dos atrativos naturais e culturais de Aramanaí, percebeu-se que  comunidade ainda não possui uma infra-estrutura turística suficiente para o ecoturismo como redes de esgoto, farmácias, serviços bancários, antenas para telefones móveis e para internet, Agência dos Correios, etc. Esta infra-estrutura deficitária impede um melhor desenvolvimento do ecoturismo em Aramanaí, limitando  assim também um retorno econômico para os moradores.

CONCLUSÃO:

Assim, considera-se que, para que todo o potencial observado no presente trabalho seja aproveitado de forma sustentável e agregue emprego e renda para a população é necessário transformá-lo em um produto turístico. É preciso capacitar a própria comunidade para que a mesma tome conhecimento de todo esse potencial e que benefícios ele pode trazer para melhorar a qualidade de vida da população. Neste sentido, é importante  a implantação de cursos de capacitação profissional, seja na conscientização de preservar esses atrativos, através de programas sobre o que é a educação ambiental entre outros, com base na sustentabilidade. Outro fator é o envolvimento da comunidade, no sentido de receber seus visitantes. Como sugestão para melhoria e acréscimo de outros produtos a serem comercializados, os moradores poderiam confeccionar peças artesanais, aproveitar seus recursos naturais para a venda de doces, licores, entre outros pois, é importante estarem preparados para atender toda e qualquer demanda.  Apesar dessas fragilidades que podem ser corrigidas, o presente estudo constatou que a comunidade de Aramanaí é propícia para as atividades ligadas ao ecoturismo.

Palavras-chave: Ecoturismo, Potencial, Atrativos naturais e culturais.