61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
SUSTENTABILIDADE SOCIAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL: INDICADORES DAS UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR
Sandra do Nascimento Noda 1, 2
Hiroshi Noda 2, 3
Maria Silvesnízia Paiva Mendonça 2
Dirceu da Silva Dácio 2, 4
Ayrton Luiz Urizzi Martins 2
Manoel de Freitas Mendonça Neto 2
1. Universidade Federal do Amazonas
2. Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico
3. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia
4. Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia – UFAM
INTRODUÇÃO:
Nos sistemas de produção adotados pelos agricultores familiares da várzea da calha Solimões – Amazonas, a entrada de insumos externos, como fatores de produção, é extremamente limitada. Os produtos gerados, de maneira geral, são resultantes da somatória do trabalho, predominantemente familiar e uso e manejo dos recursos naturais disponíveis ao produtor. Os produtos gerados pela unidade de produção têm três destinos: auto-consumo, dentro da unidade de produção; o compartilhamento dentro do grupo social com qual se relaciona (comunidade); e, em terceiro, o mercado onde o valor de uso do produto adquire o respectivo valor de troca mercantil tornando possível, desta forma, sua transformação em moeda.
METODOLOGIA:
A estimativa da sustentabilidade social, econômica e ambiental do processo produtivo foi obtida por meio da avaliação de parâmetros relacionados aos níveis do atendimento estável às demandas da unidade de consumo, em termos de alimentos e demais produtos agropecuários destinados ao autoconsumo e geração de renda monetária. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionários específicos, entrevistas abertas e fechadas semi-estruturadas. A abordagem de verticalização temática levou em conta o intervalo entre as localidades para uma distribuição uniforme das amostras ao longo da calha Solimões - Amazonas, em pelo menos duas unidades de produção em cada uma das regiões e municípios.
RESULTADOS:
A análise conjunta para nove indicadores de sustentabilidade social, econômica e ambiental no âmbito de toda a calha Solimões – Amazonas é apresentado a seguir: Quantidade, diversidade e qualidade da produção agrícola e extrativista: níveis satisfatórios quanto à produção agrícola e extrativista. Fatores empregados no processo de produção: força de trabalho familiar; propágulos produzidos na própria unidade de produção. Sustentabilidade econômica, social e ambiental do processo produtivo: as unidades de produção, dedicação à pecuária ou que situam em locais muito baixos, utilizam a restinga alta para o cultivo de espécies frutíferas arbóreas. Evidências de desenvolvimento econômico e social das unidades de produção: parte da produção de alimentos é consumida e outra é vendida (renda monetária). Ocupação em atividades de trabalho fora das unidades de produção: com exceção das atividades de “ajuda mútua” comunitária, toda a força de trabalho é utilizada na unidade de produção familiar. Mobilidade de trabalho de membros das unidades de produção: não há evidências de venda de força de trabalho. Nível de satisfação de alimentos demandadas pelas unidades de consumo: Boa e diversificada. Geração de renda monetária pela venda da produção: pela venda da produção excedente e produção destinada à comercialização. Nível de sustentabilidade ambiental do processo produtivo: Boa em função de biodiversidade e pela existência de áreas com florestas naturais (extrativismo vegetal).
CONCLUSÃO:

A análise das técnicas de cultivo agrícola e o manejo dos recursos disponíveis permitem inferência que a agricultura praticada pelos produtores familiares de várzea é sustentável, na medida em que seja entendida como um processo contínuo e estável de produção, no qual a entrada de nutrientes no sistema, em grande parte, é promovida pela sua reciclagem. Os produtores de várzea produzem quantidade e qualidade de produtos agrícolas capazes de satisfazer suas necessidades em alimentos das unidades de consumo familiar. Por outro lado, o manejo dos ambientes naturais, responsáveis por parte do suprimento de alimentos fundamentais, permite aos produtores a prática do extrativismo animal e vegetal sustentáveis a partir de uma cronologia baseada nos ciclos biológicos naturais.

Instituição de Fomento: FAPEAM, FINEP
Palavras-chave: Agricultura familiar, Indicadores da produção familiar, Calha Solimões-Amazonas.