61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 1. Anatomia Animal
MORFOLOGIA COMPARADA DA CINTURA PÉLVICA DE REPRESENTANTES DA SUPERFAMÍLIA LORICARIOIDEA (OSTARIOPHYSI; SILURIFORMES)
Wellington Silva Pedroza 1
Lúcia Rapp Py-Daniel 2
Alberto Akama 3
1. Mestre, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia - INPA
2. Doutora, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia - INPA
3. Doutor, Universidade Federal do Tocantins
INTRODUÇÃO:

A superfamília Loricarioidea é formada pelas famílias Trichomycteridae, Nematogenyidae, Callichthyidae, Scoloplacidae, Astroblepidae e Loricariidae. Está amplamente distribuída nas Américas do Sul e Central formando o maior grupo monofilético da região neotropical. Apesar de serem trabalhados há bastante tempo, trabalhos acerca da morfologia interna de Siluriformes, assim como suas interrelações filogenéticas são, ainda, iniciais. Por ser uma estrutura muito variável, a cintura pélvica é muito informativa para a filogenia. Uma das sinapomorfias para Loricarioidea é encontrada na cintura pélvica, que é a perda das cartilagens dos ramos anteriores do basipterígio. Por ser tão informativa, conhecer essa estrutura em mais detalhes visa contribuir para futuras hipóteses filogenéticas mais robustas entre os representantes da superfamília e desta com os demais Siluriformes.

 

METODOLOGIA:

Este trabalho foi realizado buscando, sempre que possível, a utilização de táxons basais das famílias do grupo segundo hipóteses morfológicas. Para fins de comparação foram utilizados representantes de Diplomystidae, Cetopsidae e Aspredinidae. Os espécimes foram diafanizados, sendo os ossos corados de vermelho, as cartilagens de azul e a musculatura clareada para a observação da estrutura. Foram feitos desenhos em câmara clara da estrutura e uma matriz com os caracteres observados, o que permitiu descrevê-la. Foram usados representantes de Nematogenyidae (1 espécie), Trichomycteridae (7 espécies), Callichthyidae (6 espécies), Scoloplacidae (2 espécies), Astroblepidae (1 espécie) e Loricariidae (8 espécies).

RESULTADOS:

Nematogenyidae apresenta uma expansão laminar no basipterígio e cartilagens nos 1º e 2º raios pélvicos; Trichomycteridae, apresentaram características como presença de cartilagem fusionada, processos anteriores internos extremamente longos e presença de cartilagem posterior; Callichthyidae apresentaram uma cintura pélvica diferenciada mas conservada dentro da família, e como características únicas a conexão da pélvica com o esqueleto axial em alguns representantes, tridimensionalidade acentuada do basipterígio e modificações nos processos anteriores externos; Scoloplacidae apresentaram a pélvica muito modificada e conservada na família, sem processos anteriores e posteriores e com um ponto de sutura entre os basipterígios muito reduzido e posterior; Astroblepidae apresenta uma pélvica muito diferenciada, com longos processos posteriores, um longo processo anterior externo e lateropterígio em forma de raquete; Loricariidae apresentaram lateropterígio em forma de bastão, articulação sincondral entre os basipterígios seguida por suturas ou não e côndilos bem desenvolvidos para articulação dos raios. Nematogenyidae e Trichomycteridae compartilham estados possivelmente plesiomórficos. Os demais Loricarioidea, apresentam p.ex. uma articulação com suturas entre os basipterígios.

CONCLUSÃO:

A descrição e a comparação da cintura pélvica das famílias de Loricarioidea entre si e com famílias não-Loricarioidea, demonstra que esta estrutura é bastante variável na superfamília. Portanto, a investigação da cintura pélvica em representantes da superfamília Loricarioidea parece ter contribuído satisfatoriamente para o conhecimento osteológico do grupo, dando suporte adicional a atual hipótese de relacionamento entre as famílias de Loricarioidea.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Palavras-chave: Siluriformes, morfologia, osteologia.