61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
A IMPORTANCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA JUNIOR DENTRO DE UMA IES: ESTUDO DE CASO FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANA - UNIJIPA
Hélen Cristina Alves Da Silva 1
Andréia Nemesio 1
Franciele Fausto 1
Lindamir Maria Dos Reis Vaz 1
Sandra Maria Vezetiv 1
Ilma Rodrigues de Souza Fausto 1
1. FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANA
INTRODUÇÃO:

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos formada e gerida por acadêmicos. O problema encontrado é saber se implantando uma Empresa Júnior dentro da UNIJIPA trará benefícios para a instituição, para os acadêmicos e para a sociedade. Com a implantação de uma Empresa Júnior os acadêmicos poderão contextualizar a teoria com a prática trazendo desenvolvimento para a instituição, e esta poderá beneficiar a sociedade que utilizará de serviços de qualidade por baixo custo. Os métodos utilizados serão: pesquisas exploratória, bibliográfica e descritiva, sendo visto no decorrer do trabalho entrevistas e questionário junto ao corpo discente e docente da UNIJIPA.

METODOLOGIA:

O trabalho aborda a pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva. Foram realizadas visitas ao SEBRAE para maiores informações sobre Empresas Júniores. O Trabalho foi realizado na cidade de Ji-Paraná - Rondônia, onde visou-se: a sociedade, por tratar-se um trabalho social com fins educacionais; as micros e pequenas empresas, por oferecer serviços de consultorias a custos reduzidos; e os acadêmicos da UNIJIPA, por agregar conhecimento sobre o mercado de trabalho. Foram realizadas entrevistas com: o diretor e com os coordenadores da instituição UNIJIPA e um ex-presidente de uma Empresa Júnior. Utilizou-se também pesquisa de opinião com questionário fechado, entre os acadêmicos da UNIJIPA, e pesquisa de campo em Empresa Júnior de outras Instituições.

RESULTADOS:

Com as entrevistas, buscou-se a viabilidade de se ter uma Empresa Júnior dentro da IES. Foram entrevistadas pessoas de influência e que tinham participação dentro da Empresa Júnior. Analisando a entrevista pode se observar que o projeto possui também o apoio do coordenador de Pedagogia, que acrescentou sobre a importância do pedagogo nas empresas. A Pedagogia Empresarial também traz seus conhecimentos para agregar valores, ao projeto e aos acadêmicos envolvidos, dando este intercâmbio de informações adquiridas em cada curso. Na sequencia o Diretor Executivo da UNIJIPA e coordenador de Administração afirmaram apoio para implantação da EJ, colaborando com as instalações, recursos, equipamentos, e demais itens necessários. Também ficou evidente a viabilidade da mesma, pois existem salas disponíveis. Quanto ao curso de Ciências Contábeis, apresentou um projeto sobre o Agente de Integração, pois essa atividade poderá ser desenvolvida pela EJ, visando intermediar processo de contratação entre Empresas e UNIJIPA.

CONCLUSÃO:

Visando a importância de uma Empresa Júnior dentro de uma IES, foi analisado a viabilidade da implantação de uma Empresa Júnior dentro da UNIJIPA. Através de entrevistas realizadas com a direção acadêmica da UNIJIPA e questionários fechados com os acadêmicos concluiu-se que é viável a implantação da EJ, e que esta trará benefícios para a instituição, acadêmicos e para a sociedade. A proposta deste projeto é a instalação da EJ dentro da UNIJIPA. Foi visto que o projeto de agente de integração é importante, pois apresenta o acadêmico para o mercado, sendo uma oportunidade de crescimento para empresa e instituição. Investir no estágio não obrigatório é fundamental para que instituição ganhe espaço nas empresas para indicar seus alunos, onde ao final quem ganha é o acadêmico pela oportunidade, a Instituição por ter espaço no mercado para inserir seu aluno. O acadêmico beneficiado ganha vivência prática e tem auxilio bolsa que poderá variar de R$ 350,00 até R$ 800,00 ou outros benefícios negociados com acadêmico, através do agente.

Palavras-chave: EMPRESA JUNIOR, IMPLANTAÇÃO, ACADÊMICOS.