61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
O AUTO DO POVO NORDESTINO: A LITERATURA DE CORDEL NA OBRA DE ARIANO SUASSUNA
ANA CLÁUDIA DIAS BATISTA 1
KARLA DANIELLE FERNANDES DA SILVA 1
1. PREFEITURA DO RECIFE
INTRODUÇÃO:
Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, romancista e poeta, é autor dos célebres Auto da compadecida e A Pedra do Reino. Defensor militante da cultura nordestina. Suas obras são bastante influenciadas pelos versos contidos na literatura de cordel, que é uma expressão antiga e muito forte da cultura popular de pernambuco e do nordeste. Ressaltanto a tradição oral da contação de histórias, a literatura de cordel registra o que ficou gravado na memória do povo, fala de personalidades e fatos que marcaram a história nordestina e de coisas importantes na vida das pessoas, como o apego à terra, as devoções religiosas, a valentia, a pobreza... As capas dos folhetos de cordel são ilustradas por xilogravuras – gravura talhada em madeira- que contribuem com a identidade deste gênero textual. Esses elementos estão presentes de forma intrínseca nos livros de Ariano Suassuna, que através de seus personagens, narra a riqueza da cultura popular nordestina. É importante incentivar a leitura e a escrita a partir de diverosos gêneros textuais. Fazendo com que os alunos tenham contato com a literatura de cordel observando sua estrutura e organização textual, bem como as informações que o texto contém. Com as obras de Ariano Suassuna, é possível desenvolver práticas de produção textual, incentivo a pesquisa e confecção de artes visuais como a xilogravura por exemplo. Proporcionar o contato com a cultura popular através da literatura é fundamental para a construção de valores que edifiquem a identidade sócio-cultural dos alunos, contribuindo para sua historicidade.
METODOLOGIA:
Para fazer uma introdução sobre o autor principal que seria trabalhado foi solicitado aos alunos do 1º ano do 2º ciclo turmas A e D da Escola Municipal Antonio Farias Filho, uma pesquisa biográfica e bibliográfica sobre Ariano Suassuna, na ocasião foi pedido que fizessem também uma pesquisa sobre o surgimento da literatura de cordel. Partindo disto os alunos começaram a ter contato com alguns fragmentos e obras do autor, foram organizadas rodas de leitura tanto com o gênero cordel quanto com alguns textos de Ariano Suassuna para que os alunos percebessem a influência do gênero nas obras do autor. Em um outro momento foi passado o Filme O Alto da Compadecida para que os alunos pudessem ter mais contato com elementos e personagens característicos do cordel e de Ariano Suassuna. Num quarto momento os alunos participaram de oficina de Cordel com cordelistas da região, o que lhes possibilitou ainda mais aprenderem acerca da estrutura do gênero e a produzirem seus próprios textos aos quais serviram para construção de um livro coletivo e de oficina de xilogravura com material reciclado. Como culminância foi organizada uma exposição com os materiais produzidos ao longo do projeto, os alunos também explicaram um pouco sobre o que era a literatura de cordel e seu surgimento e falaram também sobre Ariano Suassuna, os cordelistas que organizaram a oficina foram convidados para encerrar as apresentações expondo algumas de suas obras, isto fez com que os alunos das outras turmas tomassem conhecimento sobre o projeto que foi desenvolvido.
RESULTADOS:
A partir do contato com a literatura de cordel, com obras de Ariano Suassuna, bem como as atividades que foram desenvolvidas ao longo do projeto, foi possível aos alunos destacarem e observarem traços da cultura popular pernambucana presentes no gênero textual trabalhado. Com o desenvolvimento do projeto aprenderam também sobre rimas e como utilizar elementos do próprio cotidiano para construir um texto em cordel, ao passo que se identificaram com as obras trabalhadas em classe, despertou-se o desejo pela leitura e produção textual. Foi importante perceber o entusiasmo das crianças ao se identificarem com alguns elementos característicos da literatura de cordel e com algumas personagens de obras de Ariano Suassuna e que os fizeram até refletir em sua importancia enquanto cidadãos.
CONCLUSÃO:
O projeto O Auto do Povo Nordestino: A literatura de Cordel na obra de Ariano Suassuna, possibilitou aos alunos do 1º ano do 2ºciclo da Escola Municipal Antonio Farias Filho, explorar um gênero não muito trabalhado, utilizando-se dos componentes desse gênero para desenvolver a oralidade, a leitura e a escrita. Vale resssaltar que o trabalho com cordel dinamizou e tornou as aulas mais atrativas, fazendo com que os alunos se identificasssem com o que estavam estudando. Do contato com o gênero, com os autores e as oficinas, construi-se trabalhos artísticos que expressaram a leitura dessas crianças ao longo do projeto. Dessa leitura pudemos observar a relevância do gênero escolhido, pois este contribuiu significativamente no processo de ensino-aprendizagem a medida que durante o projeto os alunos envolveram-se de forma participativa, expandindo seus conhecimentos acerca da cultura popular local através de procedimentos relacionados a língua portuguesa, história e artes.
Instituição de Fomento: PREFEITURA DO RECIFE
Palavras-chave: CORDEL, ARIANO SUASSUNA, XILOGRAVURA.