61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
AVALIAÇÃO E EXTENSÃO: UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DA EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE ATIVIDADES MOTORAS PARA DEFICIENTES (PROAMDE)
Karina Freire Barboza Barros 1, 2
Deritelma Noronha Damasceno Oliveira 1, 2
Glaycekelle Gomes da Hora Silva 1, 2
Mara Talita Pereira de Sousa 1, 2
Suellem Ferreira de Oliveira 1, 2
Márcia Perales Mendes Silva 3
1. 1. Assistente Social Pesquisadora do GETRA/UFAM
2. 2. Pós-Graduanda Instituto Aleixo/ UVA
3. 3. Professora Dra. Departamento de Serviço Social UFAM- Orientadora
INTRODUÇÃO:

A inclusão social das pessoas com deficiência é um mecanismo legítimo de cidadania. Sob tal ótica é que foi implementado o Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE), ação de extensão desenvolvida pela Faculdade de Educação Física (FEF), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), contando com a participação de discentes bolsistas e voluntários, profissionais multidisciplinares e o apoio de recursos públicos. Assim, esta pesquisa pautou-se em avaliar os impactos sociais do PROAMDE, verificando se o programa entre os dois pólos de atuação (FEF, Hospital Universitário Getúlio Vargas) proporcionou, às pessoas com deficiência, o desenvolvimento das suas potencialidades motoras através da prática de atividades físicas e esportes adaptados; bem como capacitou acadêmicos de Educação Física e áreas afins para atuarem com este segmento populacional, e estimulou a produção de conhecimento científico através de pesquisas desenvolvidas no programa. O tema em tela é de suma relevância, pois, no Brasil, com especificidade no Estado do Amazonas, ainda não temos uma cultura avaliativa de programas sociais e políticas públicas solidificada, bem como uma frágil publicação na área de deficiência.

METODOLOGIA:
O presente estudo realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental relacionada à temática, discussão e fichamentos do material selecionado. Utilizou-se abordagem quanti-qualitativa, por meio de instrumentos constituídos por questões abertas e fechadas, como: formulário padrão-aplicado junto à coordenadora do programa; formulário semi-estruturado - aplicado junto à equipe técnica do programa, a saber: coordenadora, docentes e discentes (bolsistas e voluntários). Tomamos por base, um universo de 35 (trinta e cinco) profissionais existentes no programa, destes, foram selecionados 13 (treze) entrevistados das diversas áreas de atuação. Referindo-se aos usuários do programa foram aplicados questionários semi-estruturados - nos dois pólos de atuação: FEF e HUGV. No primeiro pólo o universo correspondia a 310 (trezentos e dez) usuários; destes foram entrevistados 11(onze), cuja categoria de deficiência abarcou, principalmente: Acidente Vascular Cerebral (AVC), paralisia infantil, paraplégicos, trauma raque medular etc. No segundo pólo, HUGV, havia, no momento da coleta, uma turma de 6 (seis) usuários que sofreram Lesão Medular. Desse total, foram entrevistados 3 (três) beneficiários, no período de abril a junho de 2008.
RESULTADOS:

Os resultados da pesquisa indicam que as atividades do programa apresentam algumas fragilidades, como: falta de profissionais fixos, transporte insuficiente para atender a demanda, espaço inadequado, inexistência de ginásio adaptado para pessoas com deficiência, carga horária reduzida para as atividades etc. Por outro lado, as ações do programa fomentaram mudanças significativas na vida dos usuários, a saber: desenvolvimento das potencialidades motoras, autonomia, independência e melhoria da auto-estima dessas pessoas, como também capacita acadêmicos das diversas áreas afins da UFAM, especialmente na área da deficiência, e estimula a produção e publicação  de vários trabalho científicos.

CONCLUSÃO:
Por meio desta pesquisa foi possível concluir que o PROAMDE, como uma importante ação consolidada de extensão, atinge sua efetividade de forma satisfatória. Entretanto, para potencializar seus impactos faz-se mister:  infra-estrutura mais adequada, profissionais fixos, materiais específicos de trabalho, articulação com secretarias municipais e avaliações periódicas etc. Por fim, acrescenta-se que os desafios elencados são relevantes para que o programa repense novas estratégias de ação e de ampliação, reformulando algumas de suas ações, as quais deveriam ser divididas de forma mais eqüitativa entre os profissionais do programa, para dar respostas ainda mais satisfatórias ao público alvo atendido, pois tais mudanças possibilitariam um novo olhar e caminhar para o programa.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Avaliação, Extensão Universitária, Pessoas com deficiência.