61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
MONITORAMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE NITRATO E FERRO NA ÁGUA PROVENIENTE DE POÇOS E DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO UTILIZADA PARA CONSUMO NO BAIRRO DE SANTA RITA, MACAPÁ, AMAPÁ, BRASIL
Arialdo Martins da Silveira Júnior 1
Anamaria de Sousa Duarte 2
Jéssica Caroline Evangelista Vilhena 1
1. Universidade Federal do Amapá - Unifap/Alunos de Iniciação Cientifica IEPA/CNPq
2. Pesquisadora do IEPA/CNPq
INTRODUÇÃO:

As águas naturais contêm grande parte das substâncias e elementos facilmente absorvidos pelo organismo, tornando-se fonte essencial ao desenvolvimento do ser humano. Porém, o uso da água advinda de fontes cuja qualidade é duvidosa pode trazer riscos à saúde (Di Bernardo, 1993). As principais doenças relacionadas com a contaminação da água são: febre tifóide, cólera, salmonelose, verminoses, amebíase, giardíase (Freitas, et al. 1985). Entre os constituintes inorgânicos nocivos a saúde que podem ser encontrados na água, o nitrato é aquele que apresenta ocorrência mais generalizada e problemática, pois altas concentrações na água estão relacionadas com a incidência de doenças. O nitrato em concentração superior a 10mg (N03-- N) L-1 causa a metemoglobinemia e ocasiona graves conseqüências para a saúde, inclusive a morte, principalmente, de lactentes (Silva & Araújo, 2003). Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo monitorar a concentração de nitrato e ferro da água proveniente de poços e do sistema de abastecimento público utilizada para consumo humano no bairro Santa Rita, Macapá-AP, Brasil.

METODOLOGIA:

A pesquisa desenvolveu-se no bairro Santa Rita, localizado na região noroeste da cidade de Macapá, Amapá, Brasil. Realizou-se um estudo seccional descritivo, em 258 casas do bairro, escolhidas, aleatoriamente, e que representam aproximadamente 10% do total de residências existentes no bairro. Como instrumento inicial da pesquisa, aplicou–se um questionário domiciliar com o intuito de avaliar suas condições físicas e sanitárias. Tomou-se uma amostra de água por domicilio familiar, em um conjunto de 25 casas, totalizando aproximadamente 10% do número de domicílios onde se realizou o estudo seccional descritivo. As amostras foram coletadas, mensalmente, preservadas e determinadas de acordo com APHA (2003). Para as determinações físico-químicas, o líquido foi acondicionado em garrafas plásticas, lavadas em solução de ácido clorídrico 1:9. Ao longo do experimento, avaliaram-se os seguintes parâmetros: pH pelo método eletrométrico; fração de N(NO3-) e o elemento químico Fe pelo método espectrofotométrico.

RESULTADOS:

A partir do estudo descritivo, observou-se que 71,3% de domicílios utilizam água proveniente da concessionária local para uso diverso e destes, 54,3% a utilizam para ingestão, enquanto 28,7% dos entrevistados utilizam água de poço. Dos entrevistados, 33% relataram incidência de doenças ocasionadas pela ingestão de água contaminada, tais como: diarréia, verminose e viroses. Para o descarte de seus efluentes, 93% dos questionados utilizam fossas sépticas ou rudimentares. O uso do sistema poço/fossa não é eficiente e tem ocasionado a contaminação das águas subterrâneas. Durante a etapa experimental, constatou-se, com relação à água distribuída pela concessionária, que apenas o pH (100% das amostras) infringiu os padrões estabelecidos pela Portaria nº 518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde. Com respeito à água de poço, verificou-se que o nitrato, em 50% das amostras analisadas, ficou acima de 10mg (N03--N) L-1, valor estabelecido pela Portaria nº 518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde. Além do nitrato, observou-se que em todas as amostras analisadas, o valor do pH foi menor do que o estabelecido pela referida portaria. Independente do tipo da água, a concentração de ferro foi considerada adequada para a água utilizada para o consumo humano.

CONCLUSÃO:

De acordo com os resultados obtidos pela pesquisa, concluiu-se que a maioria dos domicílios do bairro utiliza água fornecida pela concessionária local, porém existe uma parcela de residentes que escavaram poços para suprir suas necessidades para consumo de água, devido à falta de abastecimento público ou por não confiarem na qualidade da água distribuída. A maioria dos residentes utiliza como sistema para coleta de seus efluentes as fossas sépticas e rudimentares. Concluiu-se, ainda, que os valores do pH, independente do tipo de água, ficaram acima do limite estabelecido pela Portaria nº 518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde. Com exceção do pH, a água distribuída pela concessionária local mostrou qualidade adequada para o consumo humano. Em contrapartida, as águas provenientes de poços mostraram concentração elevada de nitrato, podendo provocar problemas de saúde pública. Com relação ao ferro, para ambas as águas, a concentração ficou abaixo do valor máximo permitido preconizado pela portaria que estabelece os padrões de potabilidade para água utilizada para consumo humano.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ / Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia- SETEC
Palavras-chave: Saneamento, qualidade da água, saúde pública.